Contato inicial: o Honda Civic 2017, novo de novo


A décima geração do Honda Civic causou uma corrida de consumidores às concessionárias para conferir de perto os detalhes das novas versões, o que fez o modelo se firmar, já no mês de setembro, como o segundo colocado em emplacamentos no segmento de sedans médios. De fato, as mudanças em relação à relação passada são muito evidentes, a começar pelo perfil da carroceria, com uma curvatura de teto e porta-malas ao estilo fastback, no lugar dos volumes tradicionais em seu perfil.


De frente, um dos elementos marcantes é o friso que une a parte superior dos faróis com a grade - preto no modelo Sport, cromado nas outras versões. Os retrovisores e as maçanetas, maiores, causam a impressão de que a carroceria cresceu bastante. As rodas são as mesmas para todas as versões, porém com três acabamentos diferenciados. Na traseira, as lanternas que se prolongam pela tampa do porta-malas na parte superior são uma espécie de marca registrada do novo modelo. Diferentemente do Corolla, o Civic é praticamente o mesmo modelo vendido nos Estados Unidos - apenas os piscas são incolores aqui e alaranjados nos States.


O interior também teve aprimoramentos importantes e rompeu com tradições passadas como o velocímetro separado do conta-giros em 2 níveis. O painel conta com partes superiores emborrachadas e detalhes prateados circundando volante, saídas de ar e console central - que, aliás, agora segue o estilo "ponte" (Floating Deck, como prefere a Honda) do HR-V, com a alavanca e o apoio de braço móvel com porta-copos na parte de cima, e o porta-objetos emborrachado com as entradas de som na parte de baixo.
 

Nossa (curta) volta no modelo 1.5 Turbo Touring deixou claro duas coisas: o abundante torque do motor em baixas rotações - favorecendo boas esticadas nas estradas - e a estabilidade em curvas ágeis, resultado do bom conjunto de suspensão (MacPherson na dianteira e Multi-link atrás, com buchas hidráulicas e barras estabilizadoras), pneus e atuação do controle eletrônico de estabilidade. O espaço - para passageiros e bagagem, agora com 519 litros no porta-malas - também é um destaque da nova geração.


Com injeção direta de combustível e turbocompressor, o 1.5 16v é movido unicamente a gasolina e rende 173 cavalos e torque de 22,4 kgfm já a 1700 rpm, aliado ao câmbio automático continuamente variável CVT, com sete marchas virtuais e trocas nos paddle-shifts no volante. Já o 2.0 Flex (acima) segue com 150/155 cavalos e torque de 19,3/19,5 kgfm a 4800 rpm, contando também com o câmbio CVT.


A versão topo-de-linha conta com chave presencial com partida remota e travamento/destravamento por sensor de aproximação, botão de ignição, teto solar elétrico com função anti-esmagamento, revestimentos em couro, quadro de instrumentos digital, câmera lateral direita acionada com a seta para o lado correspondente (reduzindo pontos cegos), banco do motorista com ajustes elétricos em 8 posições, sistema multimídia com tela de 7 polegadas multi-toque com Bluetooth, GPS com informações de trânsito via RDS, entrada HDMI, duas entradas USB, Wi-Fi e espelhamento da tela de celulares compatíveis.


Também são itens de série: faróis, lanternas, luzes diurnas, setas e faróis de neblina em LED, ar-condicionado digital automático de duas zonas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno antiofuscamento, saída dupla de escapamento, sensores de estacionamento à frente e atrás com alertas visuais e sonoro, direção elétrica progressiva, rebatimento elétrico dos retrovisores, volante revestido em couro com sensor capacitivo no botão de volume, câmera de ré com três tipos de visão e guias dinâmicas de direção, para-brisa com tratamento acústico e som com 180 Watts de potência, trazendo 4 alto-falantes e 4 tweeters.


As cores disponíveis para o Civic 10 são: Branco Estelar Perolizado, Prata Platinum Metálico, Cinza Barium Metálico, Preto Cristal Perolizado e Branco Tafetá Sólido. Para conferir preços e a lista de itens de cada versão, clique aqui.



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