Latin NCAP avalia segurança de Nissan Frontier, Chevrolet Cruze e Toyota Hilux



A quinta rodada de resultados divulgada em 2019 pelo Latin NCAP foi composta por três modelos comercializados no Brasil: Toyota Hilux/SW4, Nissan Frontier e Chevrolet Cruze. Nunca é demais lembrar a metodologia dos testes: colisão frontal com 40% da área dianteira do veículo a 64 km/h; colisão lateral a 50 km/h; colisão contra poste a 29 km/h e teste do controle de estabilidade a 80 km/h, com um giro brusco do volante de 270 graus. Para 2020, o Latin NCAP informou que irá começar a fazer também o "teste do alce", onde se muda de faixa para se esquivar de um obstáculo (como um animal na pista) e rapidamente se retorna à faixa anterior.


A Toyota Hilux cabine dupla e o utilitário SW4, fabricados na Argentina e na Tailândia, "renovaram" as cinco estrelas para proteção de adultos (31,63 de 34 pontos possíveis) e crianças (44,25 de 49 pontos possíveis). A partir de 1º de julho de 2019, e do chassi 8AJKX3CD9L2012000, todas as versões de Hilux e SW4 trazem controle de estabilidade e sete airbags de série: três frontais (um deles para os joelhos do motorista), dois laterais e dois de cortina. Os testes de impacto frontal e lateral da Hilux foram realizados no final de 2015, sob o protocolo anterior (que não incluía a colisão contra poste para carros aprovados no crash-test lateral), atingindo 5 estrelas para proteção de adultos e crianças.





Agora, foram realizados os testes de colisão lateral na SW4, contra poste na Hilux e do controle de estabilidade. A Toyota recomenda a instalação das duas cadeirinhas infantis no banco traseiro viradas para trás, que o Latin NCAP considera como melhor forma para o transporte dos pequenos.


A Nissan Frontier (que recebe o nome NP300 Navara no Chile), produzida na Argentina e no México, alcançou quatro estrelas para proteção dos adultos (28,47 de 34 pontos possíveis) e crianças (36,42 de 49 pontos possíveis). A Frontier tem airbags frontais, alertas de cintos de segurança dianteiros desafivelados e controle de estabilidade de série, mas no Brasil só a versão LE vem com os airbags laterais e de cortina. A estrutura da picape foi classificada como instável, com proteção apenas marginal para o tórax e as coxas do motorista; no entanto, notou-se que ela tem potencial para ser melhorada. Como a Frontier não possui de série airbags que protejam a cabeça em caso de colisão lateral, o Latin NCAP não realizou o impacto lateral de poste. O resultado constatado nos dummies que simulam crianças de três anos, bem como a impossibilidade de desconectar o airbag do passageiro, limitaram a Frontier a obter uma pontuação mais alta de proteção infantil.




O Chevrolet Cruze, produzido na Argentina, alcançou cinco estrelas para proteção de adultos (30,23 de 34 pontos possíveis) e quatro estrelas para proteção de crianças (39,83 de 49 pontos possíveis). O Cruze já tinha sido avaliado pelo Latin NCAP em 2018, alcançando naquela época 4 estrelas para proteção de adultos e crianças. O impacto lateral de poste não foi realizado naquela época, porque o modelo não tinha airbags que protegessem a cabeça como equipamento padrão (trazia 4 airbags, frontais e laterais para o tórax). Agora, o teste de colisão contra poste é necessário para alcançar as cinco estrelas de proteção dos adultos.



A partir de 21 de maio (desde o chassi 8AGBB69S0LR100117), todas as unidades do Cruze são produzidas com seis airbags e controle de estabilidade de série. Depois de avaliar o sedã da Chevrolet no impacto lateral de poste e ser aprovado, o Latin NCAP concedeu as cinco estrelas para proteção dos adultos. A proteção das crianças foi considerada boa, atingindo as quatro estrelas, mas a sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP, que informou ainda que deve ser melhorada a proteção oferecida a crianças de três anos no impacto frontal.


Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

“Esses resultados são surpreendentes e mostram grande progresso. O resultado atualizado da Hilux cabine dupla e da SW4 demonstra o compromisso da Toyota em obter cinco estrelas. O restante dos fabricantes de veículos para venda na região deve seguir este exemplo. O primeiro resultado de cinco estrelas no Latin NCAP da General Motors é um grande passo à frente, considerando que o modelo introduziu airbags padrões para proteção lateral de cabeça, demonstrando claramente a meta de atingir os mais altos níveis de segurança. Encorajamos a General Motors a oferecer esses níveis de segurança em modelos com preços mais baixos. Embora a classificação de quatro estrelas da Nissan mostre boa proteção, perto do seu concorrente, a Hilux, a Frontier pode melhorar. A Nissan poderia seguir o caminho da Toyota e adicionar airbags laterais de corpo e cabeça, apontando para as cinco estrelas.


O mercado ajuda a orientar as decisões sobre políticas de segurança de frota e agora mostra que os resultados de cinco estrelas são possíveis. Está sendo percebido que a demanda do consumidor pode ajudar a direcionar o mercado mais rapidamente para veículos mais seguros. Todos esses modelos, que vemos melhorar de forma voluntária, oferecem níveis mais altos de segurança e antes de isso ser exigido pelo governo”.

Ricardo Morales Rubio, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:

“Estamos muito satisfeitos com os últimos resultados obtidos pelas picapes. Este segmento é muito importante, especialmente para os gestores de frotas que exigem veículos mais seguros para seus funcionários todos os dias. Com esses resultados, eles agora têm mais informações disponíveis sobre as opções no mercado, mas isso não é suficiente. Encorajamos todos os outros fabricantes com grandes frotas na região a oferecer os melhores níveis de segurança em seus produtos. Damos as boas-vindas, também, as cinco primeiras estrelas da General Motors no Latin NCAP. Depois de muitos anos trabalhando na região, é bom ver um fabricante global reagir voluntariamente aos programas e se preocupar com seus consumidores."


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