Audi Q8, SUV mais ousado da marca, chega ao Brasil por R$ 471.990


A Audi lança no Brasil o Q8, seu quarto utilitário esportivo, que mescla características de coupé - como as janelas das portas sem molduras e a angulação da traseira mais acentuada - com aspectos de SUV, como a tração integral permanente quattro e a altura livre do solo de até 22 centímetros. Fabricado em Bratislava (Eslováquia), o Q8 chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 471.990 e está chegando a todas as concessionárias da marca no País.


O SUV traz o motor 3.0 TFSI a gasolina com 340 cavalos e torque de 50,9 kgfm. O câmbio é o automático tiptronic de oito marchas e um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações, mesmo em rotações muito baixas. O Q8 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.


Este conjunto mecânico conta com assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts. O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o alternador reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, podem ser recuperados até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.


O Q8 se destaca frontalmente pelo estilo octogonal da grade, com contornos grossos que se infiltram na região dos faróis. A coluna traseira larga faz alusão ao cupê Audi quattro da década de 1980 e o estilo das laterais também é marcado pelas musculosas caixas de roda.


Na traseira, um friso preto com uma faixa de luz faz a união entre as lanternas, acentuando a largura do Q8 e simulando profundidade. Os faróis são do tipo Full LED e as luzes de condução diurna trazem design tridimensional.


O Q8 se rende à maior praticidade dos displays sensíveis ao toque, no lugar da operação do sistema multimídia por botões físicos e touchpad ao centro do console central. Há duas telas ao centro do painel: a superior de 10,1 polegadas controla GPS e sistema de som, enquanto a inferior possui 8,6 polegadas e gerencia o ar-condicionado e outras funções de conforto. Um “click” de confirmação pode ser sentido e ouvido quando alguma função é selecionada pelo toque. E os comandos de voz compreendem uma linguagem mais coloquial.


Há ainda o Audi Virtual Cockpit, quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas que pode ter as informações alternadas entre duas visualizações – clássica (modo acima) e de navegação. O novo Q8 ainda oferece o som Bang & Olufsen – o item está disponível na versão Perfomance Black.


Os elementos do interior harmonizam entre si: o grande arco que nasce nas portas dianteiras percorre horizontalmente o painel. O largo console central destaca o caráter robusto do modelo. No escuro, as luzes de ambiente dão um ar mais futurista para o interior e fornecem luz de fundo para o emblema tridimensional a laser quattro acima do porta-luvas.


O Q8 conta com o Traffic Jam Assist, combinação do controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo com o Audi Lane Assist, que impede o carro de sair da faixa de rodagem e dá auxílio ao motorista, fazendo automaticamente a aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e distância do veículo à frente e detecção de marcações de faixas e veículos em faixas adjacentes e em frente. 


O diferencial central mecânico transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor tração. Com cinco braços, as suspensões na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte. A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Nas versões disponíveis no Brasil, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. No eixo dianteiro, há freios a disco com pinças de alumínio fixas.


O Audi Drive Select permite a seleção de sete perfis de condução, incluindo o off-road – a altura em relação ao solo pode chegar a até 25,4 centímetros com a suspensão pneumática adaptativa e 22 cm com a suspensão padrão. No modo off-road, é detectado o ângulo de inclinação do carro e fornecidas as informações para o sistema multimídia MMI. Em terrenos com mais de 6% de inclinação, o controle de descida em declive mantém a velocidade contante (definida pelo motorista, até 30 km/h) e faz frenagem automática caso necessário.


Com 4,99 metros de comprimento (e distância entre-eixos de 2,995 m), 2,19 m de largura e 1,705 m de altura, o Q8 possui porta-malas de 605 litros, que pode ter sua capacidade aumentada para até 1755 litros com os assentos traseiros rebatidos. A tampa traseira é operada eletricamente e também conta com abertura e fechamento por um gesto com o pé sob o para-choque traseiro.


A gama de cores do Q8 conta com as opções Azul Galáxia, Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Samurai, Cinza Daytona, Laranja Dragão, Marrom Argus, Prata Florete, Preto Orca, Branco Carrara e Preto Noite. Para o interior, são 4 opções: preto, cinza, bege e marrom.

O Q8 é oferecido em duas versões. A Performance é oferecida a partir de R$ 494.990 e a versão Performance Black a partir de R$ 531.990. Este modelo vem, adicionalmente, com som Bang & Olufsen 3D, forro de teto na cor preta, soleiras das portas em alumínio, capas dos retrovisores externos em preto, pacote externo High Gloss Black, kit S line e pinças de freio em vermelho. Por tempo limitado, o Q8 está disponível a partir de R$ 471.990 na versão Performance e R$ 503.990 na versão Performance Black.

A lista de opcionais para ambas as versões é mais longa do que se esperaria para um modelo dessa categoria e preço. O primeiro opcional é a pintura metálica. Outro é o Pacote Tecnológico, que contempla head-up display (que projeta informações relevantes no para-brisa, incluindo orientação detalhada das direções do GPS), eixo traseiro dinâmico (as rodas traseiras esterçam em até cinco graus; em baixa velocidade, giram em direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro do SUV em um metro; em alta velocidade, viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade nas mudanças de faixa) e o Night Vision Assist, que destaca pessoas e animais maiores na cor amarela na tela do quadro de instrumentos.

O pacote Audi Side Assist inclui o Pre Sense traseiro (em caso de iminência de uma colisão, aumenta o tensionamento dos cintos dianteiros, muda o posicionamento do banco e fecha teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (alerta, quando o carro está parado, sobre a presença de ciclistas ou outros veículos que possam atingir, por exemplo, uma porta aberta do Q8), o Side Assist (aviso de risco de colisão com outro veículo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (detecta se há risco de colisão durante manobra em marcha-a-ré, com uma breve aplicação dos freios se necessário).

A suspensão a ar adaptativa com amortecimento controlado é outro opcional, com modos conforto ou esportivo. Ela pode ser ajustada em quatro modos pelo Audi Drive Select, variando a altura da carroceria em até 9 centímetros. Outros opcionais são as rodas de alumínio de 22 polegadas e os faróis "Matrix HD".

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