Em detalhes: Kia Soul 1.6 Flex 2016


Quando chegou ao Brasil em 2009 - um ano após ser sensação no Salão de Paris - o Kia Soul ficou conhecido como o "carro-design", com suas formas retas em contraste com volumes robustos, levando a assinatura do designer Peter Schreyer, responsável pelo estilo das primeiras gerações dos Audi A3, A6 e TT, e também por modelos da Volkswagen (Golf IV, Eos e New Beetle), antes de renovar a filosofia visual da montadora sul-coreana.

O trabalho deu tão certo que, atualmente, Schreyer também comanda o design da linha Hyundai, sendo responsável pelo estilo do mais recente Tucson. O Soul, com o passar dos anos, ganhou face-lift e câmbio automático de 6 marchas. Nos idos de 2014, chegou ao Brasil sua segunda geração, posicionada em um segmento mais elevado, pondo-se de forma parelha aos modelos de acesso do MINI Cooper.


O atual Soul tem estilo inspirado no carro-conceito Track'ster revelado em 2012, trazendo detalhes como faróis e lanternas com feixes de LED, rodas de 18 polegadas com pneus 235/45, rack de teto e retrovisores eletricamente rebatíveis, com luzes de seta em LED e aquecimento.



Por dentro, o Soul é lúdico e se esforça para parecer diferente. As saídas de ar laterais incorporam os tweeters, enquanto as maçanetas quadradas e o volante com botões arredondados são mais ousados em relação ao resto da linha Kia. O ambiente predominantemente preto contrasta com as costuras em amarelo. Diferentemente de outros modelos da marca, os vidros dianteiros são do tipo um-toque (em outros modelos asiáticos, a função geralmente é restrita à janela do motorista).



São itens de série: ar-condicionado digital com ionizador, banco do motorista com ajuste de altura, chave presencial com partida por botão, direção elétrica com opção de modos conforto, normal e sport; sensor de ré, computador de bordo, banco traseiro rebatível com encosto bipartido, apoio de braço dianteiro com porta-objetos, porta-óculos no teto, regulagem de altura e profundidade do volante, para-sóis com extensores, espelhos, iluminação e porta-tíquete; banco do passageiro dianteiro com porta-revistas e porta-objeto lateral e indicador de condução econômica.



O genérico sistema multimídia Kenwood conta com câmera de ré, GPS, Bluetooth para chamadas telefônicas, controle remoto, DVD Player, tela sensível ao toque e comandos no volante. São 4 alto-falantes e 2 tweeters; há também entradas USB e auxiliar.



Em termos de segurança, o Soul traz 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), cintos de 3 pontos e apoios de cabeça para os cinco ocupantes, freios a disco (ventilados na frente) com ABS e EBD, ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, cintos dianteiros com pré-tensionadores, limitadores de carga e ajuste de altura, limpadores intermitentes e proteção contra descarregamento da bateria.



Sob o capô com amortecedores, o motor 1.6 16 válvulas Flex possui a mesma calibração da linha HB20 e do falecido Veloster, rendendo 122 cavalos com gasolina e 128 cv com etanol a 6000 rpm. O câmbio é automático de 6 marchas, com opção de trocas sequenciais na alavanca. Já o torque é de 16,0/16,5 kgfm, a 4500 rpm com gasolina e 5000 rpm com etanol.



Seu porta-malas leva 686 litros até o teto e pode ser ampliado com o rebatimento do encosto bipartido do banco traseiro, enquanto o tanque de combustível tem capacidade de 54 litros. A suspensão é do tipo McPherson na dianteira e de eixo de torção atrás.



O Soul possui 5 anos/100 mil km de garantia e está disponível nas cores branco, azul com teto/retrovisores brancos, branco com detalhes vermelhos, preto; preto com detalhes vermelho e vermelho com detalhes pretos. São oferecidas duas versões: a U.259, 2016/2016, custa R$ 89 990, enquanto o modelo U.260, 2015/2016, é comercializado por R$ 93 900 e traz iluminação interna em LED, além de teto solar panorâmico (que remove a opção de pintura em dois tons).


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