Linha Renault Duster 2017 está mais econômica; Oroch ganha câmbio automático



A linha 2017 dos Renault Duster e Oroch mudou além do que os olhos podem vislumbrar ao primeiro olhar. Agora, os dois modelos chegam à linha 2017 com melhoria em eficiência energética de até 11,5% nos motores 2.0, em relação ao modelo anterior. Todas as versões 2.0 passam a ser equipadas com direção eletro-hidráulica, mais suave e que colabora com a redução do consumo; o propulsor está mais eficiente, houve mudanças na ergonomia interna e a Duster Oroch recebe a opção do câmbio automático.



O ESM (Energy Smart System), sistema de regeneração de energia, atua quando o motorista retira o pé do acelerador: o motor funciona sem consumir combustível e o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga. Durante a aceleração, o alternador não precisa retirar energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração.


Com a adoção da direção eletro-hidráulica de assistência progressiva, que visa menor esforço na hora de realizar manobras, a bomba da direção passa a ser acionada por um motor elétrico, e não pelo propulsor do carro, evitando-se a perda de potência e se reduzindo em até 2% o consumo de combustível.


A partir de uma mudança da força tangencial no anel do cilindro, houve uma redução de atrito interno do motor 2.0 16 válvulas, que manteve os números de potência (143 cv com gasolina e 148 cv com etanol) e torque (20,2/20,9 kgfm a 4000 rpm). Desta forma, todas as versões da Oroch e do Duster manual receberam nota “A” em consumo de combustível no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.


A adoção de pneus "verdes" para o Duster 2.0 (item já presente na Oroch), com menor resistência ao rolamento, também ajuda na melhoria da eficiência. Estes pneus são mais leves e aquecem menos, graças à adição de compostos sintéticos à mistura original de borracha e sílica. O desenvolvimento da linha 2017 da Oroch e do Duster envolveu 74 engenheiros da Renault Tecnologia Américas - em um período de dois anos, foram testadas 121 unidades em países como Brasil, Argentina e França.


Ambos trazem a função Eco-Mode, acionada por botão localizado no console central. Este modo limita a potência e o torque do motor, além de reduzir a potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de combustível. Outro recurso é o indicador luminoso de trocas de marchas Gear Shift Indicator, que sugere quando reduzir ou subir marcha.


Este detalhe, só quem é bem familiarizado com o Duster (como nós) perceberia: o comando de controle dos retrovisores elétricos agora está na porta do motorista. Já o botão de travamento dos vidros traseiros foi para junto do comando do Eco-Mode. Outra mudança foi na adoção do vidro com acionamento por um toque. Há ainda o fechamento dos vidros pela chave na versão Dynamique, bastando dar dois cliques para que os vidros subam ao travar as portas.


A Duster Oroch passa a contar com o câmbio automático em reação ao Fiat Toro, que em sua versão 1.8 Flex, somente é oferecido com esta transmissão. Ainda que a manopla seja nova, trata-se da transmissão de 4 marchas similar à do Mégane, com trocas de marcha sequenciais na alavanca. Hoje cerca de 48% dos consumidores dos grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, optam por carros automáticos.


Veja a tabela de preços da linha 2017 dos modelos:

Duster
Expression Manual 1.6 16V Hi-Flex.............................R$ 66.490
Dynamique Manual 1.6 16V Hi-Flex.............................R$ 72.580
Dynamique Automático 2.0 16V Hi-Flex……................R$ 83.540
Dynamique 4x4 Plus 2.0 16V Hi-Flex……....…….……..R$ 84.690

Oroch
Expression 1.6 16V Hi- Flex…………...………………..R$ 66.080
Dynamique 1.6 16V Hi- Flex…………....……………….R$ 70.580
Dynamique 2.0 16V Hi- Flex…………....……………….R$ 74.580
Dynamique Automática 2.0 16V Hi- Flex….................R$ 76.580


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