Audi lança A3 Sedan nacional, partindo de R$ 99.990


Pouco mais de um ano e meio após o início de suas importações para o Brasil, o Audi A3 Sedan passa a ser produzido nacionalmente, em São José dos Pinhais (Paraná), contando com algumas novidades em suas versões com motorização 1.4. Entre 1999 e 2006, a primeira geração do A3 Hatch chegou a ser fabricada no mesmo local; a escolha agora recaiu pelo sedan por se tratar do Audi mais comercializado no Brasil, acumulando em 2015 a marca de 7877 unidades (5089 da versão 1.4 e 2788 da 1.8).


As versões Attraction e Ambiente passam a contar com o motor 1.4 Turbo FSI Flex, com injeção direta de combustível, 150 cavalos (28 cv a mais que o modelo importado da Hungria) e 25,5 kgfm de torque entre 1500 e 5500 rpm, seja com gasolina ou etanol. Todos os componentes que têm contato com combustível tiveram que ser retrabalhados para queimar etanol, com a vantagem de dispensar reservatório de gasolina para partida a frio. Posteriormente, será apresentado o A3 Ambition, que terá motor 2.0 TFSI no lugar do atual 1.8. 


No lugar do câmbio DSG, automatizado de dupla embreagem, o A3 brasileiro conta com o automático Tiptronic de 6 marchas e trocas através da alavanca de câmbio (ou, na versão Ambiente, também nas aletas atrás do volante). No conjunto da obra, o desempenho melhorou: o A3 acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos (0,5 s mais ágil) e atinge a velocidade de 215 km/h.


O modelo também recebeu índice de eficiência A no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro: com gasolina, chega a 11,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Abastecido com etanol, faz 7,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.


Desde a versão Attraction, há de série 7 airbags – frontais, laterais dianteiros, de cortina e para a proteção dos joelhos do motorista – controle eletrônico de estabilidade, ar-condicionado, direção eletromecânica progressiva, faróis de bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas com iluminação em LEDs, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante e alavanca de câmbio revestidos em couro, Start-Stop para desligamento do motor em paradas, religando-o automaticamente ao pisar no acelerador (o que favorece a economia de combustível em até 10%), sistema de som MMI com Bluetooth, computador de bordo, freio de estacionamento eletromecânico, rodas de alumínio aro 16'' com pneus 205/55, além de vidros laterais e traseiro com isolamento térmico e opção entre as cores cinza e preto para o acabamento interno.


O A3 Sedan Ambiente conta também com acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, volante com shift paddles, para-brisa com faixa superior cinza para reduzir a incidência dos raios solares e rodas aro 17'' de cinco raios. Esta versão conta com maior diversidade de opcionais, agrupados em 4 pacotes. O rádio MMI plus incorpora o GPS, enquanto o Pacote Design inclui bancos de material sintético, porta-objetos pela cabine e teto solar panorâmico "Open Sky" de acionamento elétrico.


O pacote Assistance traz controlador de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento dianteiro em complemento ao traseiro e câmera de ré. Já o Pacote Assistance Plus agrega o Active Lane Assist (auxiliar para mudanças de faixa), assistente para luz alta, sistema "Auto Park" de estacionamento automático com câmera de ré, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, computador de bordo com tela colorida e Keyless Go, que permite abrir o carro e ligar o motor sem necessidade da inserção da chave.


A carroceria do A3 Sedan emprega 26% de peças de aço de alta resistência, aquecidas até cerca de 1000 ºC e, em seguida, resfriadas a aproximadamente 200 ºC, em uma prensa de estampagem refrigerada a água, resultando em uma estrutura de ferro e carbono com maior rigidez torcional e menor peso. O capô, a subestrutura do eixo dianteiro e a seção que absorve impactos atrás do para-choque dianteiro e da plataforma traseira são feitos de alumínio. 


Para tornar o interior mais silencioso, o para-brisa traz isolamento acústico e as portas trazem dupla vedação. Materiais isolantes acústicos foram empregados no interior, e até os retrovisores têm desenho que visa minimizar o ruído do vento. 


Para o A3 nacional, a suspensão dianteira é do tipo McPherson, com braços inferiores em V, enquanto a suspensão traseira utiliza barra de torção, visando maior robustez no terreno brasileiro. Isso fez com que sua altura em relação ao solo ficasse maior. Este é um dos elementos que permite distinguir o modelo nacional do importado, assim como o logotipo "TFSI Flex" na tampa traseira.


De resto, o A3 Sedan permanece com as mesmas proporções e dimensões. O modelo possui 4,46 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,42 m de altura e distância entre-eixos de 2,64 metros. Seu porta-malas comporta 425 litros, e o tanque de combustível, 50 litros. O peso se manteve em 1240 quilos.


O A3 Sedan será comercializado a partir de R$ 99.990 em sua versão Attractive 1.4 TFSI Flex, enquanto a Ambiente terá preço de R$ 109.990. O pacote MMI Plus será disponibilizado por R$ 13.000, enquanto o Pacote Assistance somará R$ 10.000, o Assistance Plus estará disponível por R$ 18.000 e o Pacote Design, por R$ 13.000.


A primeira unidade produzida nacionalmente do A3 Sedan foi customizada pelo muralista Eduardo Kobra, que prestou homenagem ao piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, utilizando as mesmas cores usadas no capacete do tricampeão mundial, e que fazem alusão à bandeira do Brasil. Este modelo poderá ser visto pelo público no Audi Lounge, localizado na Rua Oscar Freire, até o final deste ano. Em 2016, o carro estará em diversas localidades do Brasil para ações de marketing e eventos da marca e, posteriormente, será leiloado. A renda será revertida para o Instituto Ayrton Senna.


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