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domingo, 29 de novembro de 2015

Volkswagen apresenta nova geração do Passat no Brasil



Chega em janeiro de 2016 ao mercado brasileiro a oitava geração do Volkswagen Passat, em carroceria sedan e com duas versões: Comfortline e Highline. Totalmente renovado em relação à geração anterior, construído sobre a plataforma modular MQB (Modular Transverse Matrix), com 220 cv de potência, o novo Passat conta com o motor 2.0 TSI BlueMotion Technology movido a gasolina, de 220 cavalos e 35,7 kgfm de torque a 4400 rotações por minuto, força que o leva de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, com velocidade máxima de 246 km/h.



Desde a versão Comfortline (R$ 144.500), o Passat traz bancos dianteiros com aquecimento e regulagem elétrica do encosto do motorista, seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), ar-condicionado com três zonas de resfriamento (motorista, passageiro dianteiro e ocupantes traseiros), iluminação em LED na região dos pés, relógio analógico no painel, destravamento das portas sem inserção de chave e partida por botão no console, sistema multídia Discover Media com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas que se conecta e espelha a tela de smartphones por meio do App-Connect, CD Player, Bluetooth e entradas USB, auxiliar e para cartão SD; Start-Stop (desliga o motor quando o carro fica parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o freio é aliviado, reduzindo o consumo de combustível), porta-luvas refrigerado, apoio de braços central dianteiro com porta-objetos, abertura do porta-malas com um gesto do pé, por meio de sensor posicionado sob o para-choque traseiro, luzes diurnas de LED, volante com revestimento de couro e comandos do rádio, computador de bordo, controlador automático de velocidade, além de rodas de liga leve de 18 polegadas "Dartford" com pneus autosselantes 235/45, que impedem  o esvaziamento do pneu em caso de intrusão de objetos perfurantes de até 5 milímetros. Como opcional, o Passat Comfortline oferece teto solar elétrico panorâmico.



Além dos itens oferecidos na versão Comfortline, o Passat Highline (R$ 151.300) traz bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecedor e apoio lombar com massageador para o motorista, memória para o banco do motorista e recuo automático do banco para facilitar a entrada ao interior e em seguida retorna à posição original; câmera traseira, retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista, faróis Full LEDs com assistente de luz dinâmica para o facho alto, volante com shift paddles para troca sequenciais de marchas e bancos revestidos em couro Nappa.


Como opcionais, o Passat Highline pode ser equipado com o pacote Premium, que integra o sistema multimídia Discover Pro com tela sensível ao toque de 8 polegadas, DVD Player, HD interno de 60 GigaBytes e som Dynaudio Confidence de 700 watts (com 11 alto-falantes); sistema Pro-Active (caso seja detectada iminência de acidente, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados, as janelas laterais e o teto solar fecham), Park Assist 3.0 (detecta automaticamente o cenário de estacionamento e assume a direção durante as manobras de esterçamento em vagas perpendiculares, longitudinais ou de 90 graus, freando automaticamente quando há risco de colisão), Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC, que mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito), Active Info Display (similar ao Virtual Cockpit da Audi, com tela digital de 12.3 polegadas personalizável que exibe gráficos em 2D ou 3D com resolução de 1440 x 540 pixels) e Assistente de Mudança de Faixa (Side Assist) e teto solar elétrico panorâmico.


Há 10 opções de cores para a carroceria (Azul Harvard, Azul Night, Bege Sund, Branco Puro, Cinza Indium, Marrom Oak, Prata Sargas, Prata Tungstênio, Preto Mystic e Vermelho Crimson), e três para o revestimento de couro dos bancos (bege, marrom e preta). O sedã tem três anos de garantia total.


O motor 2.0 TSI BlueMotion Technology ganha nove cavalos em relação ao modelo anterior (resultando em 220 cv, entre 4500 rpm e 6200 rpm) e torque 7,1 kgfm maior (chegando a 35,7 kgfm). O câmbio é automático de 6 marchas nas duas versões. Em termos de dimensões, o novo Passat possui 4,767 metros de comprimento, diminuindo dois milímetros em relação a geração anterior; em contrapartida, a distância entre-eixos foi alongada em 79 mm, passando a 2,79 metros.



A altura foi reduzida em 1,4 centímetro (1,456 metro) e a largura cresceu em 12 milímetros (1,832 m). Os ocupantes do banco traseiro têm 116 mm de espaço para os joelhos e o porta-malas ganhou 21 litros de capacidade, totalizando 586 litros. Na carroceria, aços de alta resistência representam 27% de sua estrutura, sendo também empregado alumínio, ajudando a reduzir o peso em 24 quilos, inclusive com o emprego de materiais mais leves em seu motor.


Entre os recursos do Passat, destaques para: assistente de mudança de faixa (Side Assist) com alerta traseiro de tráfego (Rear Traffic Alert), onde os sensores identificam veículos se aproximando da lateral e da traseira, com alertas visual e sonoro e intervir automaticamente nos freios caso haja risco de colisão; Front Assist (monitoramento frontal) com City Emergency Braking, com sensor por radar frontal que monitora constantemente a distância dos veículos e prepara os freios e alerta o condutor de forma visual ou sonora - ou através de um breve solavanco - em iminência de colisão. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão. Em velocidades a até 30 km/h, é possível frear totalmente.



Há ainda o Automatic Post-Collision Braking System, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual, até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h, limitada pelo controle eletrônico de estabilidade a uma desaceleração máxima de 0,6 m/s, o bloqueio eletrônico do diferencial, que aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante, e o DCC (Controle Dinâmico do Chassi), com cinco modos de condução: ‘Comfort’, ‘Normal’, ‘Eco’, ‘Individual’ e ‘Sport’, selecionados por meio de um botão no console central, ao lado da alavanca de câmbio.


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