Chevrolet OnStar registra primeira recuperação de roubo e atendimento em acidente


Lançado em outubro à bordo da linha 2016 dos Chevrolet Cruze Sedan e Sport6, e estendido às versões LTZ 1.8 automática e Elite do Cobalt, o sistema OnStar mostrou a que veio durante o mês de janeiro. A primeira notificação de roubo de um automóvel equipado com OnStar aconteceu na cidade de Osasco, na região da Grande São Paulo.


Logo após ter seu Chevrolet Cruze Sedan levado por um bandido, o proprietário comunicou o fato à Polícia e ao Centro de Atendimento do OnStar, que, imediatamente, passou a monitorar o deslocamento do automóvel por GPS e, em um momento oportuno, enviou o comando remoto para o bloqueio da aceleração do motor do carro. Abandonado pelo ladrão, o automóvel foi recuperado pelas autoridades e devolvido para o dono menos de três horas após o roubo.


Já a primeira notificação automática de acidente ocorreu com um Chevrolet Cobalt de Teresina (PI). O carro se envolveu em um acidente com acionamento dos airbags, felizmente sem feridos. Como o automóvel com OnStar possui sistema próprio de telecomunicação, um sinal de alerta foi enviado para o Centro de Atendimento.


Assim que recebeu o aviso, a atendente contatou a motorista por meio do OnStar do sedã a fim de saber se ela estava bem e se precisava de ajuda. Foi solicitado então ao OnStar que auxiliasse no contato com a seguradora, com o guincho e com a autoridade de trânsito, até porque o smartphone da condutora ficou com a bateria descarregada.

“E caso o veículo se envolva em uma colisão mais grave, mesmo que nenhum ocupante consiga responder ao contato da atendente, o OnStar é capaz de enviar uma equipe de resgate apropriada. Isto porque sensores no veículo informam à Central de Atendimento dados da ocorrência, como localização, velocidade e dinâmica do impacto”, explica Carlos Meinert, diretor de Customer Experience da GM América do Sul.


O OnStar pode representar descontos na franquia de seguradoras que reduzem o valor da apólice para carros equipados com sistemas que permitem rastreamento e bloqueio em caso de furto ou roubo. É possível fazer consultas na internet por meio do Concierge, e no caso de São Paulo há o alerta de circulação em área de rodízio.

A Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.

Comentários