Em detalhes: Volkswagen Jetta 1.4 TSI Comfortline


A linha 2016 do Volkswagen Jetta recebeu um salto no quesito motorização - no lugar do propulsor 2.0 8 válvulas aspirado de 116/120 cavalos, as versões Trendline e Comfortline passam a contar com o 1.4 TSI, que apesar da menor cilindrada, conta com diversas tecnologias que ampliam seu rendimento, desempenho e consumo. Pertencente à família EA211, o motor 1.4 TSI é movido a gasolina e entrega 150 cavalos a 5000 rpm e torque de 25,5 kgfm já a 1500 rpm - 25% a mais de potência e 38% a mais de torque em comparação ao 2.0 anterior.


O "milagre" está na injeção direta de combustível sob alta pressão diretamente na câmara de combustão (realizando maior aproveitamento da energia do combustível), além de coletor de escape integrado ao cabeçote (permitindo usar a energia dos gases de escape para aquecer o líquido de arrefecimento mais rapidamente durante a fase fria do motor, reduzindo o consumo nesta fase, e, em alto regime de utilização, garantir um controle preciso da temperatura dos gases de escape na entrada do catalisador), turbocompressor (formado por duas câmaras metálicas com aspecto de caracol (volutas): uma ligada ao sistema de escape e a outra ao sistema de admissão do motor), intercooler do tipo ar-água (integrado ao coletor de admissão, que elimina o chamado "turbo lag", com refrigeração feita por um radiador auxiliar, que também faz o resfriamento da turbina por meio de uma bomba elétrica e que pode funcionar independentemente do motor) e duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, com taxa de compressão de 10:1, possível graças à injeção direta. Aliado ao câmbio manual ou automático Tiptronic, ambos de 6 marchas, o Jetta acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 203 km/h, com ambas as transmissões. O consumo de combustível é de 10,9 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada, de acordo com os testes realizado pelo Inmetro.


Outra novidade bem-vinda do Jetta 2016 é a central multimídia App-Connect, com espelhamento do smartphone com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto. Opcionalmente há o Discover Media, com CD Player, duas entradas para Cartão SD, entrada auxiliar e USB (ambas posicionadas à frente do câmbio), Bluetooth com pareamento de dois celulares simultaneamente e operação de telefone e reprodução de áudio, locução de mensagens de texto (SMS) por meio dos alto-falantes, resposta por meio de comando de voz em formato SMS e GPS com MapCare, que permite a atualização periódica gratuita dos mapas.


A versão Comfortline traz câmbio automático de seis marchas Tiptronic, volante revestido em couro com shift paddles para trocas sequenciais de marcha e comandos do computador de bordo, som e chamadas telefônicas; acabamento interno em material sintético Native, controlador automático de velocidade de cruzeiro, apoio de braço central com tomada de 12V adicional, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, porta-luvas refrigerado, volante com ajustes de altura e distância e, como opcionais, teto solar e pacote Exclusive, que integra o Discover Media, recurso Coming & Leaving Home dos faróis (ficam momentos acesos ao destravar o carro e após desligar a ignição), sensor de chuva, rodas Queensland de 17 polegadas e pneus 225/45, sistema Kessy (abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor por botão) e ar-condicionado digital de duas zonas de resfriamento Climatronic, com regulagem de meio em meio grau, entre 18 e 26 graus Celsius.


Entre os recursos de segurança, estão 4 airbags (frontais e laterais dianteiros), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial (aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração), assistência de partida em aclives de inclinação acima de 5% (mantendo o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista soltar o pedal do freio), além de freios a disco com ABS, EBD e o HBA, assistente em caso de frenagens de pânico. O porta-malas tem a capacidade de 510 litros.


O Jetta Comfortline tem preço inicial de R$ 89.750, chegando a R$ 101.570 na configuração das imagens (pintura metálica Prata Sargas, teto solar elétrico e Pacote Exclusive). A garantia é de 3 anos.




Comentários