Kia Optima Sportswagon aposta no design atraente


Primeira investida da Kia no segmento de station wagons de porte médio-grande, o Optima Sportswagon será apresentado no Salão de Genebra (Suíça), baseado estilisticamente no carro-conceito SportSpace mostrado há exatamente um ano. Ela conquista pelo visual agressivo e ao mesmo tempo elegante - as linhas laterais e traseiras são tão harmoniosas que se dissipa a sensação de ser um produto adaptado em relação ao novo Optima.


Curiosamente, a perua possui o mesmo comprimento (4,85 m) e largura (1,86 metro) em relação ao Optima Sedan - já o teto ficou meio centímetro mais alto (1,47 m), resultando em um pequeno ganho de espaço interno. Na Europa estão disponíveis 9 cores para a carroceria e rodas de 16 a 18 polegadas.


O interior segue a cartilha de estilo e ergonomia já presente no novo Sorento. Entre os destaques do Optima Sportswagon estão itens como: central multimídia AVN com tela de 7 ou 8 polegadas sensível ao toque, espelhamento da tela de smartphones Android (sistema operacional 5.0 Lollipop ou superior) e iOS (iPhone 5 ou superiores) com comandos de voz e streaming de áudio, além de GPS TomTom com informações sobre o trânsito em tempo real, alerta de localização de radares, busca por localidades e previsão do tempo; sistema de som Harman Kardon com 8 alto-falantes, amplificador, subwoofer e potência de 590 Watts, além de carregador sem fio para dispositivos eletrônicos.


Outros recursos da nova perua da Kia são: Around View Monitor (câmeras espalhadas ao redor do carro mostram o que se passa em ângulo de 360 graus), assistente de estacionamento, faróis direcionáveis de acordo com a rotação do volante, detector de pontos cegos, informação sobre a velocidade máxima da via, frenagem automática de emergência (com duas opções: City, que freia completamente ou minimiza os efeitos de colisões a até 50 km/h, e Urban, que monitora obstáculos à frente entre 30 e 80 km/h), controlador automático de velocidade adaptativo, alerta sobre veículos em aproximação durante manobras de ré, assistente de manutenção do carro na faixa (caso não seja acionada a seta), entre outros.


O porta-malas tem capacidade de 553 litros, com abertura e fechamento automáticos da tampa quando a chave presencial estiver por perto, e segunda fileira de bancos tripartida.


Serão disponibilizadas as opções de motorização 1.7 CRDi a diesel de 141 cavalos (com câmbio manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem e 7 marchas), 2.0 CVVL aspirado a gasolina de 163 cavalos (com opções de câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas) e o 2.0 T-GDI, turbinado e com injeção direta de gasolina na versão GT, aliado à transmissão automática de 6 marchas.


Produzida em Hwasung (Coreia do Sul), as vendas do Kia Optima Sportswagon iniciam no último trimestre de 2016 em continente europeu, sendo oferecida garantia de fábrica de 7 anos ou 160 mil quilômetros rodados.


Comentários