Kia Niro: um utilitário... híbrido e ecológico?


Quando se fala em carro híbrido, naturalmente vêm à mente modelos esquisitões como o Toyota Prius e BMW i3. A Kia está disposta a desconstruir este pensamento ao apresentar o Niro no Salão de Chicago (EUA). O HUV (Hybrid Utility Vehicle) parece um irmão rebelde do novo Sportage - e se sai bem aerodinamicamente, com Cx de 0,29, enquanto o Qashqai tem Cx de 0,32 (quanto menor o valor, menor a resistência da carroceria ao ar).


Não fossem as plaquetas "Eco hybrid" na tampa traseira e nos para-lamas, o Niro passaria por um utilitário de concepção tradicional. Mas nele, o motor 1.6 GDI Kappa de quatro cilindros em linha e 103 horsepower, que opera no ciclo Atkinson, opera em conjunto com o motor elétrico, que entrega mais 43 HP. O torque total é de 26,9 kgfm. A Kia espera que o modelo chega ao consumo de 21,2 km/l.


O Kia Niro conta com diversos assistentes para o motorista: Coasting Guide (orienta ao condutor os momentos de tirar o pé do acelerador ou frear, para poupar mais combustível), Predictive Energy Control (utiliza as informações do GPS e do controlador automático de velocidade, além de levar em consideração as informações topográficas, para gerenciar o armazenamento ou utilização da energia), desembaçador automático, monitoramento de veículos em pontos cegos, assistente de mudança de faixa e frenagem automática de emergência. 


A central multimídia UVO3, compartilhada com o Sportage, traz tela de 7 polegadas sensível ao toque e traz espelhamento da tela de smartphones compatíveis com Android Auto e Apple Car Play, serviços remotos, aplicativos instalados na memória (Pandora e Soundhound), além de disco rígido de 60 GigaBytes.


Comentários