Riversimple Rasa: uma nova proposta de carro ecológico



No Reino Unido, o velho sonho de conceber um automóvel que utilize o hidrogênio como combustível fez com que se uma equipe se mobilizasse para construir o Riversimple Rasa (o nome do automóvel faz referência a uma folha de papel em branco - Tabula Rasa em latim). Sua estrutura envolve um monocoque de fibra de carbono, que pesa apenas 40 quilos. O peso total é de reduzidos 580 kg.


Há quatro pequenos motores elétricos - cada um impulsiona uma roda - que recuperam mais de 50% da energia cinética das frenagens. Somados a uma pequena célula de hidrogênio de 8,5 kW (bastam 3 minutos para reabastecê-la), o Riva atinge a autonomia de 480 quilômetros, com aceleração de 0 a 90 km/h em 9 segundos e velocidade máxima de 100 km/h.


O design "exótico" do Rasa, que lembra o Volkswagen 1-Litre apresentado em 2002, foi traçado pelo projetista Chris Reitz, responsável pelo estilo de modelos como o Audi A2 e a segunda geração do Nissan March/Micra, e que assinou as formas do esportivo espanhol Tauro V8, baseado na plataforma do Pontiac Solstice, porém com o motor V8 do Corvette. 

Voltando ao modelo da Riversimple, as formas são as mais aerodinâmicas possíveis, do estilo do teto até as rodas traseiras carenadas. Isso faz com que seu Cx, de 0,22, seja melhor que o do Toyota Prius (0,25). As portas abrem-se para cima, facilitando o acesso dos dois ocupantes.


A montadora do País de Gales está arrecadando fundos para, ainda em 2016, finalizar 20 protótipos de teste, que serão testados por 12 meses. A previsão é que o Rasa esteja disponível para uso em 2018, porém não para compra tradicional, e sim uma espécie de aluguel mensal, com custos embutidos de abastecimento, impostos, seguro e manutenção.

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