Volkswagen up! é reestilizado e ganha motor TSI na Europa


Costumeiramente, o mercado automotivo brasileiro recebe suas novidades tempos após a apresentação dos modelos no exterior. Com o Volkswagen up! foi um pouco diferente: ele estreia novo design para os europeus (que envolve para-choque dianteiro com entradas de ar maiores e molduras mais pronunciadas, além de lanternas reorganizadas internamente e para-choque de trás com novos recortes), mas uma das novidades mais significativas - o motor 1.0 TSI - nós recebemos primeiro, com sete meses de antecedência...


A Volkswagen também passa a oferecer novas opções de customização. Das 13 cores disponíveis para a carroceria, sete são novas: Teal Blue, Coral Red, Costa Azul, Honey Yellow, Edelweiss (branco nas imagens), Blueberry e Savanna Gold (dourado nas imagens). 

Os faróis passam a ter iluminação de posição em LED e pacote "Light & Sight", que inclui o acendimento automático e as funções Coming & Leaving Home, que acionam os faróis por alguns segundos antes de dar a partida ou após desligar o carro. Os faróis de neblina passam a contar com a função Cornering, que acende de acordo com o sentido do movimento do volante em baixas velocidades.


Outra novidade na linha é o up! beats, que traz sistema de som da renomada BeatsAuto, com potência total de 300 Watts, amplificador de 8 canais, sete alto-falantes de alta fidelidade, dois tweeters nas colunas dianteiras, dois woofers nas portas, além de um sufwoofer integrado na região do estepe.


Por dentro, o up! também muda para melhor. O quadro de instrumentos passa a ser o mesmo do Beetle (novo Fusca no Brasil), com conta-giros e marcador do nível de combustível maiores, e tela do computador de bordo maior, com iluminação branca. O volante de base achatada é basicamente o mesmo do Golf, com a opção de raios em cor personalizada, combinando com a tonalidade do aplique do painel (ao todo há 10 temas disponíveis). 


Agora o up! conta com ar-condicionado digital com sensor de poluição atmosférica e duas novas opções de som: Composition (com tela monocromática de 3,1 polegadas e CD Player) e Composition Phone, com tela colorida de 5 polegadas. Ambos os sistemas trazem entradas auxiliar e para cartão SD. O Composition Phone inclui Bluetooth e transmite imagens da câmera de ré, outro item inédito no compacto da Volkswagen. Como opcional, há o pacote Sound Plus (que integra 6 alto-falantes), receptor de rádios digitais DAB+ e entrada USB.


Também está disponível o Maps + More Dock, suporte para celulares no alto do painel que, com a conexão do smartphone via cabo USB ou Bluetooth e a instalação do aplicativo da Volkswagen, permite mostrar no celular mapas de GPS, dicas para gastar menos combustível, detalhes do veículo e de músicas, entre outros recursos.


Se o up! europeu dá um baile no modelo brasileiro em termos de equipamentos, nosso TSI é significativamente mais forte que o deles: lá, o motor 1.0 de 12 válvulas e 3 cilindros, movido unicamente a gasolina, rende "apenas" 90 cavalos e 16,3 kgfm de torque a partir de 1500 rpm, enquanto o modelo brasileiro rende 101/105 cavalos (com gasolina/etanol, respectivamente) e torque de 16,8 kgfm com ambos os combustíveis. 


Assim, o desempenho é um pouco inferior ao nacional, mas ainda surpreendente para um carro 1.0: aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos cravados e velocidade máxima de 185 km/h. Já o consumo de combustível de 22,7 km/l, com autonomia superior a 800 quilômetros, é de dar inveja...


Existem ainda outras quatro opções de motorização do up! na Europa: 1.0 três cilindros MPI (aspirado) de 60 cavalos, 1.0 MPI de 75 cv, e-up! (totalmente elétrico, rende o equivalente a 82 cv) e eco up!, movido a gás natural, que gera 68 cv.


A gama de versões é parecida com a do up! brasileiro: o take up! traz de série luzes de LED na iluminação da placa traseira e como iluminação diurna, travamento central por comando na chave e aplique preto-brilhante no painel. Nele, ar-condicionado e sistema de som são opcionais. No move up! estão disponíveis o som Composition, a tela maior do computador de bordo e o padrão de acabamento interno "Black Cube".


A versão high up! passa a ter focos de iluminação interna, "pad" do painel com três opções de temas "Pixels", bancos dianteiros aquecíveis, volante multifuncional, ar-condicionado, seis alto-falantes, faróis de neblina com luz estática de conversão e rodas aro 15'' "Radial" de liga leve. O cross up! traz luz ambiente na tonalidade laranja e aplique de painel com tema "cross-look". E o e-up! vem com sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e som com integração com smartphones.


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