Nissan GT-R50 marca 5 décadas do esportivo e do estúdio de design


Em seu primeiro trabalho em conjunto, Nissan e Italdesign criaram um protótipo do superesportivo GT-R, batizado de GT-R50 e baseado numa unidade do modelo na versão Nismo. Ele celebra o aniversário de 50 anos do GT-R e da Italdesign, e fará sua estreia na Europa no próximo mês. A Italdesign desenvolveu, projetou e construiu o carro. Os estilos exterior e interior únicos foram criados pelas equipes do estúdio de design da Nissan na Europa, baseado em Londres, e no Nissan Design America, em San Diego.



"Esta é uma rara janela no tempo em que dois grandes momentos se cruzam: os 50 anos da Italdesign e da Nissan gerando empolgação com o icônico GT-R. Por isso, para celebrar esta convergência, a Nissan e a Italdesign criaram este GT-R personalizado para marcar os 50 anos de liderança em engenharia", comenta Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design global da Nissan. "Embora não seja a próxima geração do GT-R, é uma celebração empolgante de dois aniversários de forma provocativa e criativa - envolvendo uma das melhores plataformas de engenharia da Nissan e o design japonês com a construção italiana de carrocerias", disse Albaisa.


Na frente, o Nissan GT-R50 Italdesign apresenta um elemento dourado que emoldura as entradas de ar. O capô recebeu um ressalto por conta da maior potência extraída do motor e os faróis de LED se estendem do arco da roda até acima das entradas de resfriamento.



A linha de teto foi rebaixada em 5,4 centímetros e possui uma seção central mais baixa enquanto, as partes externas levemente elevadas conferem ao perfil do teto uma aparência musculosa. As saídas de ar dos para-lamas ganharam mais destaque com uma incrustação dourada, e se estendem da parte inferior das portas até a linha de cintura.



A parte traseira se destaca pela grande área dourada, além do aerofólio retrátil maior e ajustável. As lanternas duplas, já tradicionais no GT-R, trazem anéis leves finos e centros ocos, montados de forma a se unirem à parte central da estrutura do porta-malas. As rodas são de 21 x 10 polegadas na frente e de 21 x 10,5 polegadas atrás.


No interior, o Nissan GT-R50 Italdesign traz dois acabamentos de fibra de carbono, usados em todo o console central, painel de instrumentos e revestimentos de portas, juntamente com couro italiano preto nos bancos. O cubo central e os raios do volante são feitos sob medida de fibra de carbono enquanto o aro é revestido de Alcântara.


O motor 3.8 V6 VR38DETT, montado manualmente, foi reajustado para produzir 720 cavalos e 79,5 kgfm de torque (dados estimados). As mudanças no powertrain incluem turbocompressores de grande diâmetro utilizados na GT3, com alto fluxo e intercoolers maiores; virabrequim, pistões, bielas e rolamentos com perfis revistos; jatos de óleo de pistão de alto fluxo; bicos injetores com maior fluxo e sistemas de ignição, admissão e escape otimizados.


Especificações

Veículo base: Nissan GT-R NISMO
Comprimento total: 4.784 mm (padrão: 4.690 mm)
Largura total: 1.992 mm (padrão: 1.895 mm)
Altura total: 1.316 mm (padrão: 1.370 mm)
Entreeixos: 2.780 mm (padrão: igual)
Motor: VR38DETT 3.8 litros, configurado pela NISMO
Potência; 720 cavalos (estimado) @ 7100 rpm
Torque: 79,5 kgfm (estimado) @ 3600-5600 rpm
Câmbio: de dupla embreagem reforçada, com seis marchas sequenciais e transeixo traseiro
Suspensão: BILSTEIN DampTronic® com sistema continuamente ajustável
Freios: Brembo, com discos perfurados flutuantes de duas peças; pinça monobloco de 6 pistões na frente (390 x 32,6 mm) e pinça monobloco de 4 pistões na traseira (380 x 30 mm)
Pneus: Michelin Pilot Super Sport, 255/35 R21 (frente) e 285/30 R21 (traseira)

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