Auto REALIDADE completa 11 anos!


Quando o Auto REALIDADE surgiu, em 23 de outubro de 2009, o editor que vos fala tinha apenas 15 anos de idade, mas uma vontade enorme de ter seu espaço para falar sobre automóveis. Esse gosto por acompanhar as novidades do mundo dos carros surgiu bem antes, quando estava com 5 anos. Ver programas de TV sobre carros, ganhar carrinhos de presente e receber uma nova edição da revista Quatro Rodas todos os meses fez com que acabasse tomando gosto por escrever minhas próprias revistinhas desde os 8 anos de idade. Seja sozinho ou com a ajuda de colegas da escola, elaboramos várias publicações (Júlio Car, 100% Speed, Velocidade Máxima, Turbo, IDB Car...). O feedback sempre foi positivo, e aí vieram as sugestões de criar um blog com este tipo de conteúdo. Um pouco antes da criação do Auto REALIDADE, em 2009, houve uma página do Facebook com o nome Autovox, mas esta rede social ainda não era tão popular entre os brasileiros na época (a maioria das pessoas tinha perfis no Orkut), e houve apenas um comparativo publicado lá, antes de iniciar o Auto REALIDADE para valer.

De início, ainda não havia internet em casa, e as atualizações do Auto REALIDADE eram feitas em lan houses ou computadores de escola. A princípio as postagens eram muito non-sense, com piadas internas, montagens toscas feitas no Paint e conteúdos automotivos aleatórios. Mas logo fomos direcionando as publicações dando prioridade aos lançamentos, e começamos a fazer visitas a concessionárias para trazer imagens dos veículos. Apostamos ainda nas avaliações, que foram ficando mais detalhadas ao longo dos tempos, e também nos mobilizamos para fazer flagras dos carros que rodam em testes no Piauí - imagens que nos ajudaram a sermos conhecidos nacionalmente.


A partir de 2015, estreitamos nossas relações com montadoras de automóveis e concessionárias de carros, possibilitando que possamos trazer conteúdos mais detalhados e relatando as impressões ao dirigir cada modelo. Hoje, nas Avaliações do Auto REALIDADE, realizamos os testes de acelerações e retomadas, bem como calculamos a média de consumo de combustível no uso cotidiano.


Em 2019, demos início à parceria com o perfil Show Cars Elite (@showcarsthe), também de Teresina (Piauí), já notabilizado pelos grandes eventos automotivos realizados na região. Aliás, o Show Cars faz aniversário no mesmo dia que o Auto REALIDADE! Com esta valiosa colaboração, hoje é mais fácil conseguir carros para as Matérias Especiais, elaboradas com modelos antigos ou recentes, modificados ou originais. 

Hoje, 10 milhões de visitas e 8 mil postagens no site depois, o Auto REALIDADE segue crescendo com a ajuda de todas as pessoas que nos acompanham - seja acessando o site ou nos acompanhando pelo Instagram, YouTube, Facebook e Twitter. No Instagram, onde estamos na atividade desde 29 de setembro de 2013 e já fizemos mais de 1800 publicações, temos mais de 5,6 mil pessoas nos acompanhando diariamente.

Para ser bem franco, nossa atividade de informar sobre carros tem muito mais dias de lutas do que dias de glória. Até hoje, o acesso a automóveis de frota de imprensa no Piauí é muito mais difícil do que em outras regiões do Brasil, fator que nos faz recorrer aos test-drives nas redondezas das concessionárias, mais curtos. Mas seguimos na luta para conseguir oferecer conteúdos mais detalhados! Ficam registrados nossos agradecimentos sinceros a todos e todas que estiveram e estão conosco nesta estrada, acompanhando nosso trabalho, comentando, curtindo e dando feedback positivo sobre nossas postagens. E que possamos comemorar muitos outros aniversários, juntos!

Comentários