Reauditado pelo Latin NCAP, Hyundai HB20 perde 3 de suas 4 estrelas de segurança


O Latin NCAP decidiu reavaliar a segurança do novo Hyundai HB20, que havia sido testado pela primeira vez há nove meses. Na época, o teste - realizado com unidades patrocinadas pela montadora - revelou que o hatch obteve 23,53 pontos de 34 possíveis de proteção para adultos (4 estrelas) e 29,64 de 49 pontos possíveis para a proteção infantil (3 estrelas). Mas o Latin NCAP decidiu fazer um teste de auditoria com uma unidade aleatória do HB20 comprada anonimamente e submetida apenas ao crash-test lateral, feito a 50 km/h. O resultado mostrou que o modelo ofereceu menor proteção no tórax do adulto do que no teste de setembro de 2019, ultrapassando por pouco os limites biomecânicos máximos permitidos para o corpo no teste de impacto lateral. A nota de proteção ao motorista foi reduzida para 21,97 pontos (reduzindo a nota de 4 para apenas uma estrela), enquanto a avaliação da proteção para crianças foi mantida. Compare abaixo o teste de 2019 com o revelado agora:

De acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste patrocinado a qualquer momento. Durante o novo impacto lateral, o tórax do dummy adulto ofereceu proteção ruim (cor vermelha), e uma área crítica do corpo com cor vermelha limita o resultado a, no máximo, uma estrela. Vale ressaltar que, apesar de estarmos em 2020, o teste atual do HB20 ainda é baseado no protocolo do Latin NCAP 2016-2019.

A partir de junho deste ano, a Hyundai passou a disponibilizar para todas as versões do HB20 2021 (como opcional para as versões mais básicas e de série para os modelos mais completos o Pack composto por controles de estabilidade e tração, assistente de partida em subidas, sinalização de frenagem de emergência e dois airbags laterais – além dos dois airbags frontais obrigatórios (veja mais detalhes aqui).

Perguntas e respostas com Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP


Quão surpreendente é esse resultado da Hyundai?
É surpreendente e decepcionante que um fabricante como a Hyundai, líder em segurança nos mercados globais, seja caracterizado por um fraco desempenho de segurança na América Latina. O HB20 é concorrente direto do Novo Chevrolet Onix, cujo modelo original é o mais vendido do Brasil. O Novo Onix oferece melhor desempenho, cinco estrelas para proteção do ocupante adulto e infantil, seis airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade e proteção para pedestres como equipamento de segurança padrão. É possível produzir veículos populares cinco estrelas no Brasil; portanto, os brasileiros deveriam questionar a Hyundai sobre por que eles estão sendo tratados como cidadãos de segunda classe, enquanto outros fabricantes como a Chevrolet oferecem aos latino-americanos a mesma segurança básica que a proporcionada aos clientes em outros mercados globais.

Quais as principais diferenças encontradas no desempenho do HB20 testado em 2019 e do auditado em 2020?
O Latin NCAP não encontrou diferença na construção dos dois veículos, mas no próprio desempenho. Na verdade, a deformação da estrutura parece a mesma, com deformação interna semelhante e pontos de impacto similares no dummy. Notamos uma desaceleração diferente sob as mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente diferente no painel interno das portas durante a colisão. Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro. Esta situação levanta sérias questões sobre a estratégia da Hyundai dos sistemas de retenção de impacto lateral do HB20.


Como foi a reação da Hyundai?
O Latin NCAP perguntou à Hyundai se eles poderiam explicar as diferenças de desempenho. O Latin NCAP também incentivou a Hyundai a melhorar o veículo auditado e a desenvolver uma abordagem de segurança mais robusta para o sistema já instalado no carro. Até o momento, a Hyundai não reagiu aos comentários do Latin NCAP.

De quem é a responsabilidade e há alguma maneira de evitá-lo?
O monitoramento para evitar esse tipo de oscilação na qualidade da produção é de responsabilidade do fabricante. Sob estruturas regulatórias mais robustas, que pressionam os fabricantes de automóveis a reforçar o controle de qualidade e o monitoramento, essas variações são facilmente aparentes. Os governos são responsáveis por estabelecer estruturas regulatórias robustas e apoiar os NCAPs locais, seguindo as recomendações da Década de Ação para a Segurança Viária das Nações Unidas em 2030.

O Latin NCAP anunciará os primeiros resultados de 2020 e os novos protocolos de avaliação no final deste mês.

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