Volkswagen Amarok estreia motor V6 com 258 cavalos


Nem parece, mas a Volkswagen Amarok completa 10 anos de mercado brasileiro em 2020. A picape, que passou seus dois primeiros anos de carreira somente com versões de câmbio manual (quando a preferência, no segmento de picapes médias - principalmente nas versões topo-de-linha - já era pelo câmbio automático), foi recebendo evoluções ao longo do tempo, como a reestilização no fim de 2016 e a adição do motor 3.0 Turbodiesel de 225 cavalos em 2018. Agora, a versão V6 da Amarok 2021 fica ainda mais potente, com 258 cavalos, substituindo a V6 anterior de 225 cv.

Lançada em março de 2020 na Argentina (onde é fabricada) e sendo apresentada agora ao Brasil, a Amarok V6 com 258 cavalos chega em duas versões: Highline (R$ 243.290) e Extreme (R$ 256.390), ambas com 3 anos de garantia. A V6 Highline possui como opcionais as rodas de 19 polegadas (R$ 3.460) e o conjunto de capota marítima e estribos laterais (R$ 2.975). Já a V6 Extreme conta como opcionais a capota marítima (R$ 1.170) e o pacote Black Style, disponível apenas em conjunto com a cor perolizada Preto Mystic. Pelo valor de R$ 1.880, este pacote conta com rodas de 20 polegadas "Talca" pintadas de preto e sem as calotinhas "estrela" da versão Extreme, forro de teto preto, couro preto, para-choque traseiro em preto fosco, grade dianteira com frisos pretos e cromados, capas dos retrovisores externos em preto Ninja, estribos tubulares em aço em preto fosco, spoiler dianteiro em preto brilhante e frisos dos faróis de neblina em preto brilhante.

São ao todo cinco opções de cores para a carroceria: Branco Cristal (sólida), Prata Sirius (metálica), Cinza Indium (metálica), Atlantic Blue (metálica, exclusiva da versão Extreme) e Preto Mystic (perolizada; não é possível comprar uma Amarok Extreme preta sem adicionar o pacote Black Style).


Basicamente com a recalibração da central eletrônica (ECU), o motor 3.0 V6 TDI passa a ter 33 cavalos a mais (15% mais potência, entregues entre 3250 rpm e 4000 rpm) e torque de 59,1 kgfm (5% a mais, de 1400 rpm a 3000 rpm). Segundo a Volkswagen, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos (5 décimos de segundo mais ágil que a anterior) e atinge a velocidade máxima de 190 km/h, limitada eletronicamente - números surpreendentes considerando seu peso de 2134 quilos.

A Amarok V6 de 258 cavalos mantém a função Overboost, acionado de 50 km/h até 120 km/h ao se pisar totalmente no acelerador. Por até 10 segundos, a picape passa a render 14 cavalos adicionais, chegando ao pico de 272 cv. Depois de utilizada, a função Overboost volta a estar disponível após apenas 5 segundos de intervalo.

A picape mantém o câmbio automático de 8 marchas com modo sequencial (tanto pela alavanca quanto por paddle-shifts junto ao volante), recalibrado para a força extra, e a tração integral 4MOTION com opção do bloqueio do diferencial. Outros recursos eletrônicos de série na picape Volkswagen são o controles de tração e estabilidade, controlador automático de velocidade de descida, assistente para partida em subida, auxiliar de frenagem de pânico (BAS), EDS (bloqueio eletrônico do diferencial), freios ABS com função off-road (realizam pequenos travamentos intermitentes, para os montes de terra formados ajudarem a frear), RBS (sistema de frenagem na chuva), freios com discos ventilados quatro rodas, 4 airbags (frontais e laterais) e frenagem automática pós-colisão.


A versão topo de linha Extreme vem com ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, câmera de ré, chaves (principal e reserva) tipo canivete com alarme no comando remoto, função Coming & Leaving Home (faróis acendem após destravar o veículo e permanecem acesos segundos após desligar o motor), controlador de velocidade de cruzeiro, computador de bordo com tela colorida, faróis de xenônio nos fachos baixo e alto com luz de condução diurna em LED e regulagem de altura, faróis de neblina com luzes de conversão estática, indicação de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos, aquecíveis e rebatíveis eletricamente, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, travas e vidros elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade, e revestimento em couro nos bancos, volante e alavancas de câmbio e de freio de mão. 

As versões Highline e Extreme trazem de série a hoje já antiga central multimídia Discover Media, com tela de 6,3 polegadas, espelhamento de tela de celulares tradicional (via cabo, compatível com Android Auto e Apple CarPlay), CD Player, MP3, Bluetooth, entradas USB, duas entradas para cartão SD e entrada auxiliar, além do GPS nativo.


Na linha 2021, a Amarok abandona as versões de trabalho S e SE, extinguindo portanto a carroceria de cabine simples da picape. Agora, ela só será vendida em 3 versões: Comfortline (com o motor 2.0 Biturbodiesel de 180 cavalos) e as novas Highline e Extreme com o propulsor 3.0 V6 TDI de 258 cv. Todas de cabine dupla. 

A picape tem 5,25 metros de comprimento, 3,10 m de distância entre-eixos, 1,83 m de altura e 1,94 metro de largura (sem retrovisores). O tanque de combustível tem capacidade para 80 litros. Já a caçamba tem uma capacidade volumétrica de 1280 litros. Suas dimensões são: 1,555 metro de comprimento, 58 centímetros de altura, 1,62 m de largura e 1,22 metro entre as caixas de roda. A carga útil máxima, por sua vez, é de 1.156 quilos.

A marca acredita que a Amarok V6 se destina ao público dos "agromillenials", da "elite moderna empreendedora" e da "elite tradicional". A pré-reserva inicia na tarde de hoje, e as primeiras unidades para test-drive começam a ser distribuídas a partir da próxima semana. As primeiras entregas para quem reservar a Amarok V6 devem ocorrer entre o final de novembro e o início de dezembro. 

É possível parcelar o valor da picape junto ao Volkswagen Financial Services na modalidade de "balões" a cada 6 meses, o que faz com que as parcelas intermediárias sejam menores. São 30% de entrada, 36 parcelas de R$ 2.223,00, taxa 0,79% ao mês e 6 balões de R$ 24.000,00. Outra modalidade de financiamento disponível é o de 60% de entrada, saldo em 18 meses e taxa 0%.

A Amarok V6 conta ainda com uma cobertura essencial de seguro com preço fixo, no valor de R$ 9.699,00, que pode ser incluído no financiamento da picape. No pacote está incluída a cobertura em caso de perda, serviço de leva-e-traz, além do voucher para uso de transporte por aplicativo.

Também é possível comprar o pacote das três primeiras revisões por R$ 3.949,00, de 3 formas: diluindo o valor no financiamento junto ao Banco Volks, à vista (no boleto) ou por cartão de crédito (em até 12 vezes sem juros). E é possível estender a garantia dos 3 anos tradicionais para 4 ou 5 anos, com opção de cobertura essencial (motor e câmbio) ou cobertura total, com valores a partir de R$ 2.907,88.

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