Chevrolet oficializa chegada do Camaro 2020, partindo de R$ 377.900


Logo após nós do Auto REALIDADE anteciparmos a chegada do Camaro SS 2020 às concessionárias, a Chevrolet anunciou à imprensa as novidades do modelo. O Coupé será comercializado por R$ 377.900 (R$ 11.010 a mais que o modelo anterior), enquanto o Conversível tem preço de tabela de R$ 422.900 (aumento de preço de R$ 14.610).

As principais mudanças visuais se concentram na frente, com a gravata Black Bow Tie agora reposicionada para a grade superior e a barra central do para-choque pintada na cor do veículo. A câmera que gera imagens para o retrovisor interno foi reposicionada (ficava no aerofólio traseiro, na tampa do porta-malas, e agora está embutida na antena de teto). E o sistema multimídia MyLink passa a trazer Wi-Fi nativo 4G com conectividade para até 7 dispositivos eletrônicos e espelhamento de conteúdo de celulares sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, itens que se somam ao carregamento de smartphone por indução magnética, serviços de monitoramento e assistência OnStar. Várias funções do veículo podem ser gerenciadas à distância pelo aplicativo de celular myChevrolet app - entre elas, fazer a partida do motor remotamente para acionar o ar-condicionado ou consultar informações como nível do combustível, pressão dos pneus, consumo médio, indicador da vida útil do óleo, etc. 


A lista de equipamentos de série do Camaro SS inclui faróis com LEDs e ajuste de altura automático, até 8 airbags (frontais, laterais dianteiros, de cortina [indisponíveis no modelo conversível] e para os joelhos de motorista e passageiro), alerta de veículo em ponto cego com sensor de aproximação repentina, projetor de informações no para-brisa (Head-up Display), bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e refrigeração; sistema de som Bose, alerta de tráfego cruzado traseiro, rodas de 20 polegadas, teto solar (somente no modelo Coupé) e capota rebatível com acionamento elétrico de abertura e fechamento também pela chave (só no Conversível).

O motor é o 6.2 V8 aspirado com injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, de 461 cavalos e 62,9 kgfm de torque. Já o câmbio automático de 10 marchas possui relação entre as trocas curtas, permitindo que o motor trabalhe em giro otimizado. Em velocidades de cruzeiro, o motor é capaz de desligar quatro de seus oito cilindros para economizar combustível. Outro destaque é a função de controle de largada, que pode ser customizado através da alteração da faixa de rotação do motor e da porcentagem de escorregamento das rodas. Com a função selecionada no painel, é preciso usar os dois pés para iniciar o controle de largada. Enquanto o pé esquerdo no freio segura o carro, o pé direito no acelerador eleva o giro do motor. No momento em que um gráfico no quadro de instrumentos aponta o momento exato, basta liberar o freio para o carro acelerar de forma mais ágil. Existe ainda a função de aquecimento de pneus, que permite que as rodas traseiras tracionem com o veículo parado. Por segurança, uma sequência de comandos precisa ser acionada, incluindo o volante estar centralizado. 

Outros destaques técnicos são a distribuição praticamente igual de peso entre os eixos, os freios com quatro pistões Brembo e a vetorização do torque, que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para variar a distribuição de torque entre as rodas. Os pneus são mais largos atrás, onde estão as rodas que tracionam o veículo. As medidas são 245/40 na frente e 275/35 atrás. Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados. 

O Camaro acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o cupê e 250 km/h para o conversível. 


Importado dos Estados Unidos, o novo lote do Camaro chega em cinco opções de cores: Vermelho Tinto, Azul Egípcio, Laranja Imperial, Branco Summit e Preto Global. Segundo a General Motors, mais de 6 mil unidades do modelo já foram emplacadas no Brasil desde seu lançamento, em 2010. 

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