Renault Duster 2023 estreia versão Iconic com motor 1.3 Turbo Flex


Dois anos após a estreia de sua atual geração no Brasil, o Renault Duster chega à linha 2023 com novidades. O principal destaque é a versão topo-de-linha Iconic, que agora passa a ter a opção do motor 1.3 Turbo Flex TCe (Turbo Control Efficiency) com 170 cv e 27,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático CVT XTronic de oito marchas - mesmo propulsor e transmissão do Captur. Segundo a Renault, o Duster 1.3 TCe agora acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 190 km/h. Já as retomadas estão até 36% mais rápidas.

As versões Intense e Iconic 2023 passam a trazer moldura de proteção do para-choque dianteiro, além de capas dos retrovisores e barras de teto na cor preta. O Duster Iconic, que pode ser adquirido com motor 1.6 SCe aspirado ou 1.3 TCe Turbo, também passa a vir de série com os alargadores dos para-lamas e os bancos com revestimento de material sintético. Externamente, apenas a sigla "TCe" colada na tampa do porta-malas diferencia a versão mais potente. O Duster passa a ter cinco versões na linha 2023: Zen 1.6 manual, Zen 1.6 CVT, Intense 1.6 CVT, Iconic 1.6 CVT e a nova Iconic 1.3 TCe CVT.


O novo motor 1.3 Turbo Flex TCe, que também equipa todas as versões do Captur e é esperado para a Oroch reestilizada (confirmada para ser lançada este ano no Brasil), foi desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler. Entre as inovações deste motor estão: injeção direta de combustível com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica, cabeçote em formato delta, sonda lambda proporcional, bronzinas polímero-metálicas, tratamento de componentes móveis do motor em Diamond-Light Carbon, cilindros com Bore Spray Coating e duplo eixo do comando de válvulas no cabeçote com temporização variável das válvulas de admissão e escape. Produzido na Espanha, esse propulsor passou a ser capaz de queimar gasolina e/ou etanol com os trabalhos da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), em São José dos Pinhais (PR).


O câmbio automático continuamente variável CVT XTronic conta com um software de gerenciamento que simula a troca de 8 marchas no modo automático, sempre que o pedal do acelerador estiver sendo mais demandado, e também é possível fazer as trocas das marchas por um trilho na alavanca de câmbio, melhorando o desempenho nas acelerações e retomadas, além de otimizar a atuação do freio-motor a depender da marcha engatada.


O Duster 2023 mantém o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em paradas de trânsito; este sistema, segundo a Renault, proporciona uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano. O SUV também conta com as funções Eco Scoring e Eco Monitoring na central multimídia, que fornecem dicas para reduzir o consumo de combustível e avaliam o estilo de condução do motorista.


No ciclo de rodagem do Inmetro, o Duster 1.3 TCe alcança consumo de combustível de 9,9 km/l com etanol na cidade e de 13,9 km/l de gasolina na cidade. Já no percurso rodoviário, os números são de 11,7 km/l com etanol e até 16,1 km/l com gasolina.

O motor 1.6 SCe das demais versões do Duster não foi esquecido e recebeu aprimoramentos para atender à nova fase das normas de emissões (Proconve L7). Os números de força permaneceram os mesmos (com etanol, o rendimento é de 120 cavalos de potência e torque de 16,2 kgfm), mas, de acordo com a marca, o consumo de combustível foi reduzido em até 3,9%. O propulsor SCe traz duplo comando de válvulas variável na admissão, além de injetores posicionados no cabeçote.

Confira agora o conteúdo das versões do Duster 2023:


Zen 1.6 SCe (R$ 99.990) 
Possui barras de teto na cor preta​, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com luzes de assinatura em LED​, airbags frontais​, freios ABS com AFU (auxiliar de frenagem de pânico), controle de estabilidade, assistente de partida em ladeiras​, cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros​, duas ancoragens ISOFIX no banco traseiro, vidros elétricos nas quatro portas​, sistema Start&Stop​ de desligamento e religamento do motor em paradas, travas elétricas com travamento das portas em movimento (a partir de 7 km/h)​, banco do motorista com regulagem manual de altura​, luz de cortesia traseira no forro de teto​, banco traseiro rebatível e bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12 Volts voltada para a traseira​, rodas de aço de 16 polegadas​, rádio Double-DIN​ com quatro alto-falantes nas portas​ e chave-canivete.

Como opcionais, dispõe dos seguintes itens: sistema multimídia Easy Link​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve de 16 polegadas.


Zen 1.6 SCe CVT (R$ 108.090) 
Vem com todos os itens da versão Zen manual, além de câmbio automático CVT e ponteira do escapamento cromada. O Zen com câmbio automático possui os mesmos opcionais do Zen manual: sistema multimídia Easy Link​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve de 16 polegadas.


Intense 1.6 SCe CVT (R$ 115.190) 
Seus diferenciais são: grade dianteira com detalhes cromados​, maçanetas externas na cor da carroceria​, faróis de neblina​, capas dos retrovisores em preto brilhante, rodas de liga leve de 16 polegadas​, vidros elétricos com função um-toque​, indicador de temperatura externa, luz no porta-luvas e no porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, volante revestido em couro​, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera de ré, ar-condicionado digital automático​ e controlador/limitador de velocidade. Esta versão não possui opcionais.


Iconic 1.6 SCe CVT (R$ 122.090)
Além dos itens da versão Intense, também possui sistema Multiview com quatro câmeras em torno do veículo, alerta de veículos em pontos cegos, acendimento automático dos faróis, comando de partida do motor à distância, chave-cartão presencial, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, alargadores dos para-lamas, bancos com revestimento em material sintético e apoio de braço para o motorista. O Iconic 1.6, assim como o Intense, não traz opcionais de fábrica.


Iconic 1.3 Turbo Flex TCe CVT (R$ 135.590) 
Difere-se da versão Iconic 1.6 CVT apenas por trazer o motor 1.3 Turbo Flex e o câmbio automático CVT de oito marchas. A versão topo-de-linha não traz opcionais de fábrica.

O Duster 2023 possui sete opções de cores para a carroceria, sendo: branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé e preto Nacré. Todas as versões possuem garantia de 3 anos ou 100.000 km e preços fixos de revisão.


É possível encomendar o Duster com dois pacotes de acessórios exclusivos, com instalação realizada diretamente na linha de montagem da Renault. O Pacote Tech, para as versões Zen, inclui sistema multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas, dois tweeters no painel, rodas de liga leve de 16 polegdas e faróis de neblina. Já o Pacote Outsider, exclusivo da versão Iconic, adiciona protetor frontal do para-choque com faróis de longo alcance embutidos, alargadores dos para-lamas, moldura plástica na parte inferior das portas, barras de teto pretas e capas dos retrovisores externos em preto.

Existem ainda os kits que podem ser instalados nas concessionárias Renault. São eles:
Kit Conforto: adiciona função tilt down no retrovisor ao engatar a ré, apoio de braço dianteiro e tapetes de carpete.
Kit Família: agrega sistema multimídia Easy Link, câmera de ré e frisos exclusivos na cor do veículo.
Kit Viagem: inclui barras de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora.
Kit Aventura: vem com protetor frontal do para-choque com faróis de longo alcance embutidos, alargadores dos para-lamas, moldura plástica na parte inferior das portas.

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