Uma volta com o Fiat Pulse Impetus Turbo Flex 2022

Comercializado no Brasil desde outubro de 2021, o Fiat Pulse precisou de pouco tempo para se estabelecer entre os SUVs mais vendidos do nosso País. Cercado de interesse e curiosidade do público desde antes de sua revelação (ocorrida no Big Brother Brasil 21), o Pulse é a aposta da marca em um segmento que vem ganhando cada vez mais relevância e prestígio no nosso mercado. Não por acaso, o modelo continua a ser promovido no Big Brother Brasil 22 e será o prêmio (junto com R$ 1,5 milhão) para quem vencer o reality-show.

O Pulse disputa mercado diretamente com Volkswagen Nivus e CAOA Chery Tiggo 3X, para citar apenas os modelos mais representativos deste nicho de mercado com motores turbinados. A Fiat disponibiliza seu modelo em cinco versões: Drive 1.3 manual, Drive 1.3 automática, Drive 1.0 Turbo Flex automática, Audace 1.0 Turbo Flex automática e Impetus 1.0 Turbo Flex automática, abarcando a faixa de valores entre R$ 87.990 e R$ 123.490 no momento em que esta matéria foi produzida. O Auto REALIDADE já avaliou a versão Drive 1.3 manual (confira aqui) e agora relata as impressões ao dirigir a versão Impetus.

Para gerar seu primeiro SUV compacto, a Fiat desenvolveu uma nova plataforma, chamada MLA, cuja aplicação de aços de alta resistência e de ultra-alta resistência é de 87%, segundo a montadora. O Pulse possui alguns componentes compartilhados com o Argo, como a parte externa das portas, janelas laterais e o para-brisa, mas todas as dimensões do utilitário foram ampliadas: o novato é 9,7 centímetros mais comprido, 2,5 cm mais largo e 1,1 cm mais alto do que o veterano Argo Trekking, que continua em produção. Além disso, a altura em relação do solo do Pulse é de 19,6 cm - 1,1 centímetro maior em relação ao aventureiro lançado em 2019.

A frente e a traseira do Pulse foram totalmente redesenhadas em relação ao Argo. A dianteira se destaca com os faróis com LEDs (presentes em todas as versões) nos fachos baixo, alto e luzes de posição, enquanto uma barra cromada percorre a parte superior das lentes dianteiras e a grade frontal. Esta, por sua vez, possui barras horizontais, é escura e deixa bem evidentes o logo da marca e a Fiat Flag, uma flâmula com as cores da bandeira da Itália. Apenas na versão completa, Impetus, estão presentes os faróis de neblina (também de LED e com a funcionalidade Cornering, que acendem ao esterçar o volante em baixa velocidade para auxiliar o motorista), envoltos em molduras cromadas. Além disso, este modelo top-de-linha dispõe de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

No Pulse Impetus, o esquema de dois tons para a carroceria vem de série. Teto, colunas, capas dos retrovisores e aerofólio traseiro sempre contam com uma cor contrastante em relação ao restante da lataria, podendo assumir as cores Preto Vulcano ou Cinza Strato a depender da tonalidade escolhida para a carroceria. Em todas as outras versões, exceto na básica Drive 1.3 manual, os consumidores podem incluir pacotes de equipamentos que incluem a pintura em dois tons, mas com a cor do teto sempre preta.

Visto de lateral, o Pulse se sobressai pelas molduras nas caixas de roda mais robustas em relação ao Argo Trekking. Todas as versões possuem capas dos retrovisores com luzes de seta em LED embutidas. As rodas de liga leve de 17 polegadas contam com raios diamantados na versão Impetus e são calçadas com pneus Pirelli Cinturato P7 205/50.

A traseira do Pulse conta com lanternas que, ao se infiltrarem pela tampa do porta-malas, ficam mais delgadas do que no Argo. Suas luzes de posição e seus piscas são de LED, assim como o brake-light. A tampa do porta-malas, aliás, foi toda redesenhada e acomoda a placa do veículo e a câmera de ré. O para-choque traseiro também possui novo estilo, incorporando inclusive duas molduras que emulam saídas de escapamento (embora o verdadeiro escape esteja posicionado mais para baixo e tenha saída única).

O ambiente interno do Pulse tem diferenças significativas em relação ao Argo. Painel, forros de porta, instrumentação, sistema multimídia, console e bancos dianteiros são novos, e o novato também dispõe de mais porta-objetos pela cabine: são 18 deles ao todo, que totalizam 25,1 litros de espaço para guardar trecos. Em termos de acabamento, o Pulse Impetus traz couro no volante, bancos, alavanca de câmbio e apoios de porta nos forros dianteiros, além de porta-objetos do console dianteiro com fundo emborrachado e forro de teto em preto (é, aliás, a única versão com este elemento de estilo bem-aceito nos tempos atuais).

O volante possui nova capa central e dispõe de comandos de som, telefone, computador de bordo e controlador/limitador de velocidade de cruzeiro em todas as versões. Quando equipado com câmbio automático, o Pulse recebe ainda o botão Sport, que interfere na assistência de direção, na atuação do controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e no tempo de resposta e de troca das marchas. Na versão Impetus, o volante ajusta em altura e profundidade (nas demais versões, a coluna de direção regula apenas em altura) e está presente o sensor de chuva.

Apenas a versão Impetus dispõe do quadro de instrumentos inteiramente digital, com tela de 7 polegadas, semelhante ao que estreou na Fiat Toro e que também está presente em versões do Jeep Renegade, mas com layouts gráficos diferenciados para o Pulse. É possível personalizar a visualização das informações: há o modo tradicional (nele, o conta-giros engloba a informação do velocímetro digital e da posição de câmbio), o econômetro (com aro que varia de tamanho e cor caso a condução do motorista seja mais ou menos econômica) e o modo de visualização somente do velocímetro e posição do câmbio. Existe também o modo Sport e o menu Performance, que exibe o conta-giros em uma barra horizontal e mostra os percentuais de potência e de uso do turbocompressor demandados, além de um mostrador de força G.

Outro diferencial da versão Impetus é a tela do sistema multimídia com 10,1 polegadas (nas demais versões, ela possui 8,4 polegadas de série e pode ser ampliada para 10,1 polegadas pagando um valor adicional). O SUV possui as mesmas funcionalidades da central multimídia com tela vertical da Fiat Toro 2022, como possibilidade de criar perfis de usuários e personalizar a exibição de informações na tela, além de acesso ao menu do ar-condicionado automático digital, GPS nativo, espelhamento de tela sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, imagem da câmera de ré (com linhas de guia) e todos os serviços conectados do Fiat Connect Me, que inclui Wi-Fi compartilhável, monitoramento da localização do veículo, chamada de emergência e funcionalidades do veículo acionadas pelo aplicativo de celular, smartwatch ou por assistentes de voz, entre outras funcionalidades. Contudo, o Pack Connect Me é opcional até mesmo nesta versão mais completa e representa um adicional de R$ 2.700.

Pensando na integração cada vez maior entre pessoas e celulares, o Pulse traz de série, a partir da versão Audace, o carregador de bateria de celular por indução (de 15 Watts) em um porta-objetos à frente da alavanca de câmbio. Além disso, o console possui três entradas USB: duas na parte frontal, sendo uma do tipo A e outra do tipo C, e ainda uma terceira entrada para carregamento, voltada para o banco traseiro e acompanhada de um pequeno porta-objeto. O console entre os bancos dianteiros traz dois porta-copos com porta-celular, nichos para objetos pequenos e um apoio de braço similar ao da Toro, que pode correr para a frente e contém um porta-objetos embutido. Porém, ao levantar este apoio, é comum que ele fique "emperrado" entre os bancos dianteiros.

Abaixo das saídas de ar centrais ficam concentrados diversos botões em preto-brilhante para ajustes de som e ar-condicionado, além dos comandos para travas das portas, acionamento do TC+ (uma evolução do Locker, que freia uma roda que esteja patinando e transfere torque para a roda com mais aderência), que incorpora o ABS Off-Road (quando ativado, ele faz com que as rodas travem intermitentemente durante a frenagem, o que, em situação de areia ou lama, faz com que os montes de terra formados com o travamento das rodas ajude a parar o veículo em um espaço mais curto).

As versões Audace e Impetus trazem de série três assistentes de condução ao motorista que também estão nas opções mais completas da nova Toro. O alerta de colisão frontal avisa ao motorista, de modo sonoro e por alerta no quadro de instrumentos, que o condutor deve frear a fim de evitar uma colisão com o veículo à frente. Caso o motorista não tome nenhuma atitude ou freie com pouca intensidade, entra em ação a frenagem autônoma de emergência, capaz de parar o veículo completamente em velocidades de até 50 km/h. Acima dessa velocidade, o sistema não evita a colisão, mas pode reduzir seus danos. Caso o motorista deseje, é possível desativar este sistema ou manter somente os avisos ativos.

Uma das assistências mais interessantes é o alerta de mudança involuntária de faixa com assistente de permanência na pista. Em velocidades acima de 60 km/h, este sistema monitora se o motorista está saindo de sua faixa sem acionar a seta (situação interpretada como uma mudança de faixa involuntária) e alerta o motorista, por um ícone que muda da cor verde para amarela, que o carro está saindo da faixa. Este sistema é capaz de aplicar esterço no volante para manter o Pulse dentro de sua pista e alerta o motorista caso ele passe muito tempo conduzindo o veículo sem segurar o volante. Pela tela do sistema multimídia é possível programar o nível de assistência que será exercido.

Outro auxílio é a comutação automática dos faróis altos. Ele é uma evolução do acendimento automático dos faróis (que acende as luzes baixas). Uma câmera na parte superior do para-brisa realiza o monitoramento frontal e só acende o facho alto dos faróis quando necessário, a fim de evitar que outras pessoas tenham a visão ofuscada no trânsito. Ainda em termos de segurança, todas as versões do Pulse são equipadas com 4 airbags (frontais e laterais com proteção para cabeça e tórax), assistente de partida em ladeiras e controles de tração e estabilidade.

A porta do motorista concentra os comandos dos vidros elétricos (com função um-toque, bloqueio das janelas traseiras e recurso anti-esmagamento em todas as versões) e dos retrovisores elétricos, que, na versão Impetus, podem ser rebatidos eletricamente e também possuem luzes de cortesia que acendem ao abrir as portas dianteiras. 

No teto, o console de luzes dianteiras é idêntico ao do Argo, com dois focos de luzes dianteiros. Há também iluminação central de teto (presente no Cronos, mas ausente no Argo). O Pulse possui nesta versão o retrovisor interno anti-ofuscante, com botão para inibir seu funcionamento. Em sua moldura também está o botão SOS (em exemplares com o Pack Connect Me), para efetuar chamadas em caso de emergência ou acidente. Os para-sois possuem espelhos, mas só na peça do motorista ele é coberto por uma tampa corrediça e vem acompanhado de uma tira porta-documento.

Além do botão na parte direita da coluna de direção para a ignição do motor, através da chave presencial e do lado de fora do carro é possível acionar a partida remota, uma funcionalidade útil para ligar o ar-condicionado antes de adentrar no veículo. Basta colocar a mão junto à maçaneta do motorista para o veículo ser destravado pela presença da chave, ou apertar o botão em uma das maçanetas dianteiras para trava-lo. A chave também possui botões para travamento e destravamento das portas associado ao fechamento e abertura dos vidros elétricos, além de botão para partida remota do motor, comando para destravamento da tampa do porta-malas e botão para acionamento das luzes, facilitando o trabalho de localizar o veículo.

A Fiat espalhou alguns easter-eggs na parte externa e interna da carroceria do Pulse: eles estão presentes no acabamento entre a parte esquerda do painel e o forro de porta do motorista ("Italian Offroad Trails"), na base do para-brisa e do vidro traseiro (desenhos da frente do Pulse) e no acabamento de plástico próximo aos limpadores dianteiros, onde há um mapa estilizado da América Latina ("Latin America Offroad Trails").

Os bancos dianteiros são novos em relação aos do Argo, trazendo formato mais envolvente e novas alavancas para ajustes da inclinação do encosto e regulagem da altura do banco do motorista. Quem senta na frente também pode ajustar a altura dos cintos de segurança. Atrás, o banco traseiro tem o mesmo formato do que está no Argo, mas com revestimentos diferenciados, e o túnel central do assoalho foi reduzido. Atrás do banco do carona há um porta-revistas.

Em relação ao Argo, o porta-malas teve sua capacidade ampliada de 300 para 370 litros e pode ter seu volume aumentado com o rebatimento parcial ou total do encosto do banco traseiro (o assento também é rebatível). Na tampa, que possui recuo para ajudar a fecha-la, as versões com chave presencial dispõem de dois botões: um maior, à esquerda, que destrava a tampa, enquanto o botão direito serve para travar o veículo, uma função interessante para sair do local mais rapidamente sem precisar procurar a chave para trancar o carro. 

O Pulse é o primeiro (e, até agora, o único) carro da Fiat a ter a opção do motor 1.0 Turbo Flex com injeção direta de combustível, que rende 125 cv com gasolina, 130 cavalos com etanol e torque de 20,4 kgfm, independente do combustível, entre 1750 rpm e 3500 rpm. O novo propulsor chega a superar o antigo 1.8 E.torQ na entrega de torque e se aproxima dos 135/139 cv de potência que eram disponibilizados pelo motor veterano, que deixou de estar presente nos modelos da Fiat e da Jeep ao final de 2021. 

Igualmente novo, no Pulse, é o câmbio automático CVT com simulação de sete marchas e trocas que podem ser feitas tanto por um trilho na alavanca de câmbio quanto pelas aletas junto ao volante. Depois de ter sido inaugurada pelo SUV, esta transmissão passou a equipar as versões Volcano e Ranch da Strada, e, em um futuro próximo, também estará presente em algumas opções do Argo e do Cronos.

Conforme dados da Fiat, o Pulse com motor 1.0 Turbo Flex supera o antigo Argo Trekking 1.8 em termos de aceleração de 0 a 100 km/h (9,4 segundos x 10,4 segundos, com etanol nos dois carros) e de velocidade máxima (o Pulse chega a 189 km/h, ante 180 km/h do Argo, ambos com etanol), e ainda consegue ser melhor em todas as médias de consumo de combustível, na cidade e na estrada. Exemplo: com gasolina e de acordo com o ciclo de rodagem do Inmetro, o Pulse chega a 12,0 km/l em percurso urbano, situação em que o Argo Trekking 1.8 faz 9,4 km/l.

O Pulse também teve mudanças em relação ao Argo nos conjuntos de direção, isolamento de ruídos/vibrações e suspensão. A direção elétrica passa a ter assistência mais progressiva e linear, e o diâmetro de giro do modelo foi reduzido de 10,8 metros para 10,5 m. Além disso, a fixação do motor e do câmbio se dá por meio de buchas que permitem significativas reduções de vibrações no volante e no trilho do banco do motorista. A suspensão independente McPherson no eixo dianteiro passa a ter travessa plana de maior rigidez, onde ficam conectadas as novas molas e amortecedores, e uma nova barra estabilizadora frontal. Atrás, o eixo de torção tem mais rigidez e também houve recalibração nos amortecedores e molas.

O Pulse Impetus possui as seguintes combinações de pintura da carroceria em duas cores: Preto Vulcano sólido com teto Cinza Strato (sem custo adicional), Branco Banchisa sólido com teto Preto Vulcano (+ R$ 1.000), Vermelho Montecarlo sólido com teto Preto Vulcano (+ R$ 1.000), Cinza Silverstone metálico com teto Preto Vulcano (+ R$ 2.000), Azul Amalfi metálico com teto Preto Vulcano (+ R$ 2.000), Azul Amalfi metálico com teto Cinza Strato (+ R$ 2.000), Prata Bari metálico com teto Preto Vulcano (+ R$ 2.000), Branco Alaska perolizado com teto Preto Vulcano (+ R$ 2.350) e Cinza Strato com teto Preto Vulcano (+ R$ 1.500; é a combinação do carro da matéria).

Impressões ao dirigir

Não é nenhum exagero dizer que, com o motor 1.0 Turbo Flex, o Pulse parece outro carro, em comparação com as versões com o já conhecido 1.3 Firefly, nas quais a dirigibilidade lembra mais o Argo. A vivacidade do novo propulsor é significativamente maior nas acelerações e retomadas, mesmo sem pisar fundo no pedal do acelerador. Com as aletas junto ao volante, fica mais fácil fazer o controle sequencial das marchas, que são executadas com rapidez. O conjunto de suspensão transmite um nível bem agradável de conforto, enquanto a direção elétrica é leve em baixas velocidades e se torna progressiva o suficiente para pegar estradas com segurança. Aqui, é importante destacar a boa ergonomia do volante e seu couro com perfurações, em uma textura convidativa para as mãos.

Também merecem elogios o sistema de ar-condicionado, que resfria a cabine em pouco tempo, e a visibilidade - em especial pelos retrovisores externos, que são mais compridos, e ajudada pela posição alta de dirigir como padrão, mesmo com o banco do motorista na posição mais baixa possível. A câmera de ré traz dois modos de visualização: um deles convencional, com linhas de guia que acompanham o esterço do volante, e outro "de cima para baixo", sem guias e que tem maior utilidade quando o carro já está muito próximo de algum obstáculo traseiro.

A assistência de permanência na faixa de rodagem cumpre bem o seu papel, mas, se o sistema estiver em um nível mais alto de correção do volante, ele pode se tornar intrusivo demais na direção. Para evitar sustos, o recomendado é deixar a assistência no nível baixo, o que pode ser feito através do menu de configurações do sistema multimídia. Já o alerta de colisão frontal, que dispara um alarme de volume não-ajustável, ajuda a manter a atenção do motorista antes da necessidade de se tomar uma atitude mais drástica pelo próprio veículo - o acionamento automático dos freios. É muito interessante ver a popularização destas novas tecnologias, antes presentes apenas em modelos mais caros, e que agora podem ser encontradas nas versões mais completas de Toro e Pulse.

Vem conferir a Galeria de Fotos do Fiat Pulse Impetus Turbo Flex! 





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