Fiat Mobi estreia controles eletrônicos e outras novidades na linha 2023


A Fiat apresenta a linha 2023 do Mobi, que passa a ter pacote opcional de segurança que inclui controle de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em ladeiras em suas duas versões (Like e Trekking). Com cinco opções de cores, o subcompacto passa a ter a tonalidade Cinza Strato, exclusiva para a versão Trekking, e que estreou no Pulse. O Mobi 2023 também traz novos grafismos nos adesivos do capô, da parte inferior das laterais e da tampa traseira na versão Trekking, que também possui barras longitudinais de teto, teto e capas dos retrovisores em preto, calotas escurecidas, maçanetas na cor da carroceria e tecidos dos bancos com costuras em laranja. 

Os controles de estabilidade e tração coletam informações de sensores para identificar situações que podem ocasionar a perda do controle do automóvel. Quando isso acontece, os dois controles atuam no freio de uma ou mais rodas para que o condutor mantenha a trajetória do Mobi em situações adversas. O subcompacto da Fiat já vinha de fábrica com freios ABS, airbag duplo e fixações Isofix para cadeirinhas infantis no banco traseiro, que são itens obrigatórios para todos os automóveis zero-quilômetro comercializados no Brasil.


Já o assistente de partida em ladeiras (Hill Holder), vinculado ao controle de estabilidade, facilita a saída em semáforos nas subidas íngremes. Ao se detectar que o Mobi está em uma via inclinada, os freios são mantidos acionados por alguns segundos mesmo quando o pedal é solto. Isso permite que o condutor pise na embreagem, engate a marcha e acelere o carro com mais facilidade. O assistente atua da mesma maneira em manobras de ré, em descidas.


As versões Like e Trekking vêm de série com ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros e sensor de pressão dos pneus. É possível incluir opcionalmente itens como retrovisores externos elétricos, alarme, ajuste de altura para o banco do motorista, volante com regulagem de altura e comandos de som e telefone, rodas de liga leve de 14 polegadas (na versão Trekking) e o sistema multimídia Uconnect, de série na versão Trekking e opcional na versão Like.


Com tela de 7 polegadas, o sistema oferece espelhamento de tela de smartphone através do Android Auto e do Apple Carplay sem fio, além de trazer entrada USB no console central que pode ser usada para carregar celulares.


Conforme medições da Fiat, o Mobi possui mais espaço para os ocupantes do que o seu principal oponente, o Renault Kwid: enquanto o Mobi possui até 96,5 centímetros de espaço para o motorista entre o banco e o forro de teto, o Kwid oferece 89,6 cm (e não possui regulagem de altura para o banco do condutor). No Mobi, a largura de 1,340 metro para os ombros dos passageiros dianteiros também é maior que a do subcompacto da Renault (1,281 m). O Fiat traz barra estabilizadora na suspensão dianteira e amortecedores de curso mais longo e molas de carga maior em relação ao rival. O comparativo da Fiat também estabelece que o Mobi entrega maior força de tração nas rodas em primeira, segunda, terceira e quarta marchas, assim como em ré. 


O veterano motor 1.0 Fire Flex Evo de quatro cilindros é capaz de percorrer até 15 km/l de gasolina na estrada, o que garante ao modelo percorrer 705 quilômetros com um tanque de combustível (de 47 litros). Seu rendimento é de 71 cavalos com gasolina e 74 cv com etanol a 6250 rpm. O torque é de 9,3 kgfm com gasolina e 9,7 kgfm com etanol a 3250 rpm.


A linha 2023 do Mobi começa a ser vendida em todas as 520 concessionárias da Fiat de todo o Brasil a partir de R$ 61.990 na versão Like.


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