Ford lança Ranger FX4 no Brasil por R$ 288.990


A Ford Ranger estreia mais uma versão no Brasil. Em 2020, a picape ganhou a opção aventureira Storm, e, em 2021, passou a ter a versão Black. Agora, é apresentada para nosso mercado a versão FX4, com apetrechos aventureiros e com itens mais sofisticados em relação à Ranger Storm. Na linha 2023, a picape da Ford passa a ter sete modelos (XL, XLS, Black, Storm, FX4, XLT, e Limited), com motores movidos a diesel que atendem às exigências de emissões do Proconve L7.

O nome FX4 começou a ser usado pela Ford no começo dos anos 2000 para identificar o pacote off-road de suas picapes – em alusão ao F de Ford e à designação 4x4. Esta sigla também é utilizada para identificar o pacote fora-de-estrada da recém-lançada Maverick Lariat FX4.


Assim como as versões XLT, Storm e Limited, a Ranger FX4 traz o motor 3.2 Duratorq Turbodiesel com 200 cavalos e torque de 47,9 kgfm, além de câmbio automático de 6 marchas, direção elétrica, tração 4x4 com seletor giratório no console e diferencial traseiro blocante. O conjunto de suspensão da Ranger FX4 é igual ao da versão Storm, sendo independente no eixo dianteiro, com molas helicoidais e barra estabilizadora, e adotando eixo rígido na traseira com feixe de molas longitudinais.


Em termos de segurança, a versão FX4 possui sete airbags, controles de estabilidade e tração, controle anti-capotamento, controle adaptativo de carga, assistência em frenagens de emergência, controle de oscilação de reboque, assistente de partida em ladeiras, controlador automático de velocidade em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro, além do alarme volumétrico, indisponível na versão Storm. 


A picape traz, como itens de série, ar-condicionado automático digital de duas zonas (na Storm, o aparelho é manual), banco do motorista com ajustes elétricos em seis direções e regulagem lombar manual (na Storm, todas as regulagens são manuais e não há ajuste lombar), sensor de chuva (ausente na Storm), duas telas de LCD de 4,2 polegadas no quadro de instrumentos, configuráveis através de comandos no volante (na Storm, só há uma tela nos instrumentos), central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, espelhamento de celular através do Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB e iPod, assistente de chamada de emergência e comandos de voz em português (na Storm, o SYNC é o 2,5, que mantém a tela sensível ao toque e o espelhamento de conteúdo de celulares, mas não dispõe dos demais recursos mencionados), vidros elétricos com função um-toque e recurso anti-esmagamento para todos (na Storm, estas funções só estão na janela do motorista), volante com revestimento em couro (ausente na Storm), para-sóis com espelhos (ausentes na Storm), além de bancos parcialmente revestidos de couro com costuras vermelhas com o emblema FX4 em relevo nos encostos (as costuras também estão na coifa da alavanca de câmbio e no descansa-braço central, aplique escurecido brilhante no painel, no volante e nas molduras das maçanetas internas, além dos retrovisores externos com luzes de seta e rebatimento elétrico.


A FX4 conta ainda com o FordPass Connect, com comandos e informações do veículo que podem ser comandadas pelo celular. Com ele é possível dar partida remota do motor para ligar o ar-condicionado antes de entrar na cabine, conferir a autonomia, o hodômetro e a pressão dos pneus, além de travar e destravar portas, receber alertas de funcionamento do alarme, de motor ligado e localizar a picape, além de agendar serviços nas concessionárias da marca e acessar o manual do proprietário.

O estilo da Ranger FX4 possui detalhes em preto fosco ou brilhante. A grade dianteira traz aberturas diferenciadas e põe o logotipo oval da marca em posição de destaque ao centro. Assim como a parte central inferior do para-choque, a grade é pintada na cor preto-brilhante. Já os faróis da FX4 possuem projetores e luzes de LED.

O santantônio tubular, exclusivo para a versão FX4, dispõe de pontos de ancoragem para amarrar cargas. Na lateral, os alargadores de para-lama em preto fosco foram pensados para evitar maiores danos causados pelas batidas de pedras no uso fora-de-estrada. A faixa cinza na parte inferior das portas, logo acima dos estribos laterais, é complementada pela assinatura FX4 em vermelho.

A traseira exibe um logotipo vermelho em alto relevo identificando a versão e o nome Ranger totalmente em preto. As lanternas trazem máscaras escurecidas e o para-choque traseiro, assim como as capas dos retrovisores e as maçanetas externas, traz pintura em preto-brilhante.

As rodas de 18 polegadas são exclusivas para a versão FX4 e contam com pneus Pirelli Scorpion 265/60 All Terrain (50% on-road e 50% off-road). Também é possível optar pelas rodas de 17 polegadas com pneus 265/65 All Terrain Plus da versão Storm, por um custo adicional de R$ 2.000.

Há ainda acessórios disponíveis para a Ranger FX4 nas concessionárias, como o snorkel do lado direito, que amplia a capacidade de imersão da carroceria (originalmente de 80 centímetros) e as caixas organizadoras da caçamba com 42 litros e fechaduras.

A Ranger FX4 chega por R$ 288.990, mesmo preço da versão XLT, já considerando a redução da alíquota do IPI anunciada no final de fevereiro, e suas opções de cores para a carroceria são: Vermelho Toscana, Vermelho Bari, Prata Geada, Branco Ártico, Preto Gales e Cinza Moscou.

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