Fiat Pulse Abarth é apresentado no BBB 22 e marca retorno da esportividade


A Stellantis, que havia confirmado o retorno da Abarth para o Brasil na semana passada, revelou o Pulse Abarth neste último domingo (13), durante o Big Brother Brasil 22. O lançamento do esportivo está previsto para o último trimestre de 2022. A preparadora que leva o sobrenome de Carlo Abarth foi criada em 1949 e, desde 1971, está incorporada à Fiat.

Desenvolvido no Brasil e com produção em Betim (MG), o Pulse é o primeiro SUV com a grife Abarth em 73 anos de história. A partir desta segunda-feira (14), está disponível o site abarth.fiat.com.br, que permite que consumidores se cadastrem para receber mais informações do modelo. A rede de concessionárias Fiat terá lojas especializadas na venda da linha Abarth, com identidade visual exclusiva e vendedores especialmente treinados para os modelos esportivos. A expectativa é de que em 2023 sejam lançados novos modelos da Abarth no Brasil.


No Pulse Abarth, os faróis trazem estilo interno exclusivo e a grade dianteira foi ampliada em relação às demais versões e traz moldura mais larga e aberturas na parte inferior, enquanto o para-choque dianteiro passa a contar com fendas verticais para admissão de ar e abertura dianteira redesenhada, que acomoda os faróis auxiliares. Revelado na cor Cinza Strato com teto preto, o modelo Abarth traz também detalhes contrastantes em vermelho nas capas dos retrovisores e nas faixas do para-choque dianteiro e nos adesivos laterais. O friso que une visualmente os faróis e a grade superior ganhou estampagem ao estilo de fibra de carbono, enquanto as molduras plásticas dos para-lamas dianteiros passam a ter ranhuras aerodinâmicas.


Os logotipos da Fiat pela carroceria foram substituídos pelo emblema da Abarth, com o clássico escorpião ao centro. O esportivo conta ainda com rodas exclusivas, pneus Dunlop SP Sport Maxx 050+, saída dupla de escape e para-choque traseiro com formato mais aerodinâmico. Para arrematar, no emblema Pulse fixado à tampa do porta-malas, a letra "E" passa a ser vermelha. O Pulse Abarth deverá ter o motor 1.3 Turbo Flex atualmente adotado no Jeep Renegade e em versões do Compass e do Commander.


A Abarth já teve dois modelos vendidos no Brasil. Em 2002, o Stilo Abarth era a versão mais potente do hatch, equipada com um motor 2.4 cinco cilindros de 167 cv de potência e 22,8 kgfm de torque. Sua velocidade máxima era de 212 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 8,4 segundos.


Já em 2014 foi a vez do 500 Abarth ser lançado no nosso País: o pocket-rocket fazia de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e trazia o propulsor 1.4 Multiair 16v Turbo com 167 cv e 23 kgfm. O design também trazia referência à esportividade da marca, tanto na parte externa quanto no interior do modelo. Nós do Auto REALIDADE avaliamos o 500 Abarth em 2016: clique aqui para conferir a matéria!


Comentários