Mitsubishi Eclipse Cross chega reestilizado à linha 2023 no Brasil

Lançado no Brasil nos idos de 2018, o Mitsubishi Eclipse Cross já chegou ao mercado causando polêmica por aproveitar o nome que batizou o famoso cupê feito entre 1989 e 2011. Como se não bastasse, o SUV trazia estilo polêmico, especialmente quando visto de traseira. Agora, a marca dos três diamantes apresenta para nosso País o Eclipse Cross 2023, reestilizado pela primeira vez e disponível em quatro versões: GLS, HPE, HPE-S e HPE-S S-AWC (nesta postagem, todas as imagens fornecidas pela marca são da versão mais completa possível). A personalidade ousada do modelo foi mantida, mas suas linhas da carroceria foram refinadas, incorporando a identidade "Dynamic Shield Evolution" da montadora.

As mudanças na dianteira incluem luzes superiores mais afiladas (que incluem as luzes de posição e de seta). Mais abaixo estão os faróis altos/baixos e de neblina, totalmente de LED. Com novas aberturas, a grade dianteira passa a ser escurecida e traz três barras superiores. O para-choque dianteiro também foi redesenhado e possui "skid plate" na parte inferior com três molduras pintadas na cor da carroceria na versão HPE-S.

Lateralmente, a parte inferior das soleiras externas passa a vir na cor da carroceria, as molduras em torno dos para-lamas passam a ter novo estilo e as rodas de liga leve de 18 polegadas possuem detalhes pretos e diamantados.

A traseira dissipa as reclamações em relação ao visual do modelo anterior ao adotar vidro único na tampa do porta-malas, aerofólio redesenhado, lanternas bipartidas em LED que deixam de ser unidas por um aplique e para-choque com novo design e "skid plate" com três molduras na cor da carroceria na versão top. 

As mudanças na carroceria fizeram com que o Eclipse Cross crescesse 14,0 centímetros no comprimento (sendo 3,5 cm no balanço dianteiro e 10,5 cm no balanço traseiro).

Internamente, o Eclipse Cross passa a ter revestimento de couro em cinza-claro Arctic Gray (opcional para a versão topo-de-linha HPE-S e disponível para qualquer cor de carroceria), luzes avermelhadas embutidas nos puxadores de porta dianteiros e nas maçanetas internas, bancos do motorista e do passageiro dianteiro com ajustes elétricos e aquecimento no assento e no encosto (a partir da versão HPE), novos apoios de cabeça traseiros com amplitude de ajuste de altura 5 cm maior e sistema multimídia JBL com espelhamento de tela de smartphone e câmera de ré com linhas dinâmicas de série em todas as versões (a partir da versão HPE-S, um recurso diferencial é o GPS nativo).

Nas versões mais completas, o SUV mantém itens como head-up display colorido com informações relevantes (velocidade instantânea e alertas) projetadas em uma placa transparente, teto solar panorâmico com abertura do vidro na parte frontal e comandos independentes das cortinas dianteiras e traseiras. No quesito de segurança, o modelo dispõe de 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), ACC (controle de velocidade e distância do veículo à frente), alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de veículos em pontos cegos (com alerta sonoro em caso de proximidade de um automóvel ao acionar a seta), Ultrassonic Misacceleration System (corta potência do motor para evitar colisão quando é detectado um obstáculo muito próximo do veículo, atuando por 5 segundos), assistente de partida em ladeiras, monitoramento de pressão dos pneus, faróis altos automáticos e assistente de manutenção na faixa de rodagem.

Segundo a Mitsubishi, o porta-malas teve sua área ampliada em 14% e ficou 11,3 cm mais comprido, mas a marca não revela a capacidade volumétrica do compartimento de bagagem. O estepe possui uma roda de 17 polegadas com pneu 155/80.

Em todas as suas versões, o SUV mantém o motor 1.5 Turbo MIVEC com injeção direta e indireta de combustível movido a gasolina com rendimento de 165 cavalos e 25,5 kgfm de torque, adequado para as atuais normativas de emissões estabelecidas pelo Proconve L7. Já o câmbio automático CVT com simulação de 8 marchas conta com paddle-shifts junto ao volante para trocas sequenciais. 

Na versão HPE-S AWD foi mantida a tração integral S-AWC (Super All Wheel Control, com modos Auto, Gravel e Snow/Mud), gerenciada eletronicamente. As demais versões contam com tração nas rodas dianteiras. Segundo a Mitsubishi, as versões 4x2 aceleram de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos, enquanto o HPE-S AWD cumpre a prova em 11,4 s. Todos chegam à velocidade máxima de 195 km/h, conforme a marca.

A linha 2023 do Eclipse Cross é produzida em Catalão (Goiás) e chega às concessionárias da Mitsubishi em todo o Brasil até o final do mês de março. Confira os preços e equipamentos das quatro versões do modelo:

GLS - R$ 186.990

A versão de entrada do SUV dispõe de direção elétrica, ar-condicionado digital automático com saídas traseiras, bancos e painéis de porta em tecido, volante e alavanca de câmbio em couro, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, comandos de voz, som, telefone e piloto automático no volante, vidros elétricos com função um-toque apenas para a janela do motorista, para-sol com espelho, porta-revista atrás do banco dianteiro, duas tomadas de 12 Volts no console central, local para armazenamento de celular iluminado, luzes de leitura dianteiras, iluminação do porta-malas, limpador do para-brisa com função intermitente, quadro de instrumentos com tela colorida para o computador de bordo, coming home light (temporizador do acendimento dos faróis logo após o destravamento do veículo e depois de desligar o motor), bancos traseiros reclináveis (em ângulo de 16 a 32 graus) e o sistema multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas com espelhamento de tela de celular através do Apple CarPlay e Android Auto, acesso a redes Wi-Fi, comandos de voz (com Android Auto), visualizador de imagens e vídeos, Bluetooth com áudio streaming, entrada USB, entrada HDMI e som com 4 alto-falantes. Os bancos revestidos de couro são opcionais.

Externamente, a versão GLS é a única a ter faróis halógenos, moldura inferior das janelas em preto (é cromada nas outras versões) e grade dianteira em preto sem aplique brilhante. Como os demais modelos, ele traz retrovisores elétricos com luzes de seta embutidas, luzes de condução diurna em LED, rack de teto na cor preta, lanternas com LEDs, antena de teto ao estilo "barbatana de tubarão" e aerofólio redesenhado na cor da carroceria. 

No quesito segurança, esta versão possui 7 airbags, controles de tração e estabilidade, freios ABS com assistência em frenagens de pânico e monitoramento de emergência dos pedais em caso de acionamento simultâneo do freio e do acelerador (Brake Override System), câmera de ré com linhas de guia dinâmicas, cintos de 3 pontos e apoios de cabeça para os cinco ocupantes, assistente de partida em ladeiras, fixações ISOFIX para cadeirinhas infantis, regulagem interna de altura dos faróis, monitoramento de pressão dos pneus e travamento central elétrico automático.

HPE - R$ 201.990

Seus diferenciais em relação ao GLS são: faróis principais e de neblina em LED, grade dianteira em black-piano, molduras cromadas nas janelas laterais, para-choques com detalhes em prata e molduras dos "skid plates" em preto, couro nos bancos e nos forros de porta, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento no assento e no encosto, ar-condicionado digital de 2 zonas, chave presencial com partida do motor por botão, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos, head-up display colorido, maçanetas internas cromadas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, iluminação para o espelho no para-sol, shift-paddles junto ao volante para trocas de marcha sequenciais, sistema multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas com espelhamento de tela de celular através do Apple CarPlay e Android Auto, acesso a redes Wi-Fi, comandos de voz (com Android Auto), visualizador de imagens e vídeos, Bluetooth com áudio streaming, entrada USB, entrada HDMI e som com 2 tweeters adicionais.

HPE-S - R$ 221.990

Possui, adicionalmente, lavadores de faróis, molduras inferiores laterais na cor da carroceria, para-choques com detalhes em black piano e "skid plates" na cor do veículo, retrovisores externos com rebatimento elétrico, teto solar panorâmico, espelho interno eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, limitador de velocidade, GPS integrado, entrada auxiliar/iPod e dois slots para cartão SD, além de itens de segurança como controle de velocidade e distância do veículo à frente, faróis altos automáticos, monitoramento de veículos em pontos cegos, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída da faixa de rodagem, aviso de tráfego cruzado traseiro e o Ultrassonic Misacceleration System, que previne acelerações involuntárias. Opcionalmente, pode receber couro em cinza claro.

HPE-S S-AWD - R$ 232.990

O Eclipse Cross S-AWD é idêntico ao HPE-S com tração dianteira em praticamente tudo, exceto pelo sistema de tração integral com modos Auto, Gravel e Snow/Mud. Nesta versão, o couro cinza para o interior também é opcional.

A Mitsubishi espera que a versão HPE-S responda por 50% das vendas do Eclipse Cross (sendo um mix de 25% da versão 4x4 e 25% da versão 4x2), e espera 36% de emplacamentos da versão HPE e 14% da GLS. A marca diz que "acredita na eletrificação" e possui planos para oferecer um modelo impulsionado por força elétrica, mas não revelou maiores detalhes sobre sua estratégia. Vale dizer que o próprio Eclipse Cross já dispõe, no exterior, de uma versão híbrida plug-in (PHEV). O Auto REALIDADE buscou a assessoria de imprensa da Mitsubishi para saber sobre os volumes de venda projetados pela marca para o Eclipse Cross 2023 no Brasil, mas não teve resposta até a publicação desta matéria.

São sete cores disponíveis para a carroceria: Cinza Londrino, Prata Lítio, Prata Cool, Azul Baikal, Vermelho Lucid, Branco Fuji (perolizado) e Preto Onix Pearl.


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