Renault anuncia produção nacional de SUV sobre plataforma CMF-B com motor 1.0 Turbo


A Renault anunciou hoje que iniciará a produção de um novo SUV concebido sobre a plataforma CMF-B em sua fábrica localizada em São José dos Pinhais (Paraná). A marca também antecipou que o futuro  modelo terá motor 1.0 Turbo, inédito na atual gama de modelos ofertada no Brasil. A plataforma CMF-B é modular e facilita a produção de novos automóveis no futuro, inclusive modelos eletrificados. “A chegada da moderna plataforma CMF-B, juntamente com um novo motor 1.0 turbo dão continuidade à nossa estratégia de reforçar nossa presença em segmentos mais altos do mercado, coerente com o plano estratégico Renaulution”, comenta o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo. 

O carro que será produzido sobre a plataforma CMF-B ainda não foi revelado pela Renault. Globalmente, esta arquitetura modular se ramifica em dois grupos de modelos: LS ("low specifications", destinada a modelos mais baratos) e HS ("high specifications", para modelos de maior valor agregado). Levando-se em consideração a fala do presidente da Renault do Brasil e a revelação de que o futuro modelo a ser produzido nacionalmente será um SUV, é possível descartar os modelos Renault Taliant, as novas gerações de Sandero/Logan e o Dacia Jogger, uma minivan de 7 lugares. 

Já ao levar em consideração a plataforma CMF-B HS, hoje dois SUVs da Renault são fabricados sobre ela: a nova geração do Captur europeu (totalmente renovado em relação ao modelo vendido atualmente no Brasil, que conta com motor 1.0 Turbo de três cilindros como opção de propulsor de entrada) e o Arkana, um SUV-cupê que, assim como o Captur, possui duas variações: uma fabricada sobre a plataforma B0 do Duster e outra, mais moderna, que é feita na Coreia do Sul e utiliza a arquitetura CMF-B. Também existe a possibilidade do futuro SUV da Renault ser um produto totalmente inédito.

Em 2021, a Renault anunciou um ciclo de investimentos de R$ 1,1 bilhão em produtos, que incluiu o lançamento do Captur com motor 1.3 TCe Turbo Flex, o Kwid reestilizado, o utilitário Master 2023, o elétrico Zoe E-Tech e o Duster 1.3 TCe Turbo Flex. A marca também confirmou a comercialização do elétrico Kwid E-Tech ainda este ano no Brasil e, ainda no primeiro semestre deste ano, vai anunciar mais um lançamento. A aprovação do acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos da grande Curitiba (SMC) e os trabalhadores em 2020 trouxe previsibilidade e flexibilidade para a aprovação da nova plataforma, do futuro SUV e do motor 1.0 Turbo. O acordo tem duração de quatro anos (2020-2024).

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