Kia Sedona/Carnival é totalmente remodelada


No mercado brasileiro desde 1999, a Kia Carnaval - vendida como Sedona nos Estados Unidos - chega à terceira geração, agora seguindo a filosofia de design estabelecida pelo designer Peter Schreyer, que dá a impressão de dimensões maiores - embora ela tenha crescido apenas 1,6 centímetro na distância entre-eixos e ter altura e comprimento praticamente inalterados. Outra novidade é a versão SXL, com mordomias à altura da Chrysler Town & Country, referência entre as vans neste quesito.


Com capacidade para até oito passageiros (dois na frente, três na fileira intermediária e mais três atrás, estes últimos com assentos menores), a Sedona oferece aquecimento dos bancos até a segunda fileira, bancos de couro Nappa (empregados também no Kia Quoris), descansa-braços e prolongamentos para as pernas dos ocupantes da segunda fileira, duplo porta-luvas com resfriamento, Surround View Monitor8 (imagens em tempo real de câmeras ao redor do carro), Smart Welcome (luzes atrás das maçanetas se acendem e os retrovisores se "desdobram" quando a chave é detectada), teto solar com defletor (prolonga-se também até a segunda fileira de bancos) e sistema UVO de entretenimento com aplicativos Pandora, iHeart Radio, Yelp, Siri "Eyes Free", pesquisa local do Google para encontro de localidades, endereços e pontos de interesse, e Sirius XM Travel Link, para obter informações do tráfego, clima, preço de combustíveis, entre outras informações.




O motor 3.3 V6 GDi substitui o 3.5. É o mesmo motor utilizado nos Kia Cadenza e Sorento, com 276 hp @ 6000 rpm e 34,2 kgfm @ 5200 rpm. Seu câmbio, automático, possui seis velocidades. A Sedona incorpora sistemas de segurança como controle de estabilidade (Electronic Stability Control, ESC), controle de tração (Traction Control System, TCS), ABS com assistente em frenagens de emergência (Brake Assist System, BAS), Hill-start Assist Control (HAC, auxilia em partidas nas ladeiras), Roll Over Mitigation (ROM, atenuação do risco de capotamento) e Cornering Brake Control (CBC, controle de frenagem em curvas).




Comentários