Audi A7: requintes do cupê de quatro portas


Representante da Audi no segmento dos cupês alemães de quatro portas, o A7 Sportback recentemente passou por uma reestilização para manter sua atratividade visual. Por fora, os faróis de LED trazem desenho interno futurista, enquanto a grade "Singleframe" e as molduras dos para-choques recebem frisos horizontais. As rodas aro 19'' com pneus 255/40 preenchem os para-lamas musculosos. O destaque está na traseira de estilo fastback, com piscas das lanternas que acendem dinamicamente, aerofólio traseiro eletricamente acionado e dupla saída de escape traseira.


Internamente, o ambiente do A7 oferece comodidades que surpreendem. Ao assumir o volante, pode-se ajustá-lo eletricamente. Para abrir a porta e dar a partida, basta dar um toque na maçaneta e apertar o botão de ignição, já que a chave é presencial. Motorista e passageiro da frente podem ajustar individualmente a temperatura do ar-condicionado entre 16 e 28 graus Celsius - os ocupantes de trás também contam com saídas de ar traseiras. Os bancos, painéis de porta e apoios de braço são revestidos em couro Valcona.


No quadro de instrumentos, de alta nitidez e com molduras individuais para conta-giros e velocímetro, o computador de bordo com tela colorida apresenta estações de rádio, mapas coloridos do GPS, alertas, monitoramento da pressão dos pneus e conexões com celulares.


O sistema multimídia MMI conta com diversos recursos: som Bose, receptor de TV digital, tela eletricamente escamoteável, touchpad no console central, Audi drive select (que permite escolher entre os modos de condução), câmera de ré, Bluetooth, DVD e CD Changer no porta-luvas para até 6 discos, GPS com conexão via Google Street View e Google Earth para busca de pontos de interesse (restaurantes, postos de gasolina, bares, etc), além de preparação para monitores traseiros e entradas USB e auxiliares abaixo do apoio de braço dianteiro e atrás dos bancos dianteiros.


Outro recurso tecnológico é o Head-Up Display, que projeta no para-brisa informações como velocidade e mapas da via percorrida.


Tanto o motorista quanto o passageiro da frente contam com ajustes dos bancos em inclinação do encosto, distância do assento e ajustes lombares em 4 direções. Há ainda duas memórias de posição para cada ocupante. Focos de luzes internas tornam o ambiente mais aconchegante.


Motorista e passageiro dianteiro também desfrutam da visão através do teto solar, com acionamento elétrico do vidro e da cortina. Para estacionar, há o recurso Auto Park com display de 360 graus, que executa manobras do volante automaticamente.

Atrás do retrovisor interno está o sensor do Audi pre sense front, câmera que capta 25 imagens por segundo e conta com informações do controle de estabilidade para oferecer maiora segurança em caso de iminência de colisão frontal.


O A7 também conta com direção de assistência variável, espelhos retrovisores externos elétricos, rebatíveis, antiofuscantes e com memória, faróis com ajuste automático de altura e limpadores dos faróis, soleiras das portas em alumínio, acendedor de cigarros e cinzeiro, tapetes dianteiros e traseiros, protetor de cárter e volante revestido em couro, com comandos de som, computador de bordo e shift paddles.


No quesito segurança, o A7 oferece airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina, cintos de segurança com sensor de afivelamento, assistente de partida em aclives, alarme antifurto, controlador da velocidade de cruzeiro adaptativo, controle eletrônico de estabilidade (ESC), freios a disco, limitador de velocidade, retrovisor interno com função antiofuscante automática e pontos de fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis.


Sua motorização 3.0 de seis cilindros Turbo FSI (sigla para fuel stratified injection, injeção direta de combustível) rende a potência de 310 cavalos e o torque de 44,9 kgfm a partir de 2900 rotações por minuto, prolongando-se até 4500 rpm. Assim, o A7 acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, chegando à velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Para poupar combustível, há o Start-Stop, que desliga o motor em paradas, religando-o assim que o pedal do freio é liberado.



A tração quattro (integral) garante estabilidade superior, enquanto o câmbio S tronic de 7 marchas possui trocas automáticas ou sequenciais através das aletas atrás do volante.



O corpanzil do A7 Sportback possui 4,97 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,42 metro de altura, 2,91 m de distância entre-eixos e peso de 1770 quilos. O tanque de gasolina leva 75 litros.


O porta-malas é uma boa surpresa: com abertura e fechamento realizadas eletricamente, tem a capacidade de 535 litros, contando com redes e ganchos de fixação para as cargas.



O A7 Sportback Ambition está disponível nas opções de cores Branco Ibis, Preto Brilhante, Prata Florete, Branco Geleira, Prata Cuvée, Preto Havana, Cinza Oloong, Preto Mito, Cinza Dakota, Cinza Tornado, Bege Carat, Vermelho Garnet e Azul Luar. Internamente, pode-se optar entre as tonalidades preto, marrom, bege ou cinza.





Comentários