Fiat Scudo chega ao Brasil nas versões Cargo, Multi e elétrica


A parceria entre Citroën, Peugeot e Fiat na fabricação de vans já existia muito antes de se formar o conglomerado Stellantis (oriundo da fusão entre as marcas dos grupos PSA e FCA). No ano de 1994, surgiu a primeira geração do Citroën Jumpy (chamado em alguns mercados de Dispatch). Este modelo deu origem ao primeiro Peugeot Expert um ano depois. Em fevereiro de 1996, foi apresentado o primeiro Fiat Scudo. Os modelos eram praticamente idênticos entre si e se diferenciavam basicamente pelos logotipos na carroceria. As três vans receberam atualizações visuais no início de 2004. A segunda geração do trio foi apresentada em 2006, e, em 2016, os modelos chegaram à terceira geração, que permanece em produção.

Jumpy e Expert já são bem conhecidos do público brasileiro: ambos começaram a ser importados do Uruguai para o Brasil em outubro de 2017. Agora, é a vez da Fiat explorar o nicho de mercado dos furgões médios com o Scudo, que pode ser conduzido por pessoas habilitadas com a CNH de categoria B. São três versões disponíveis: Cargo, Multi e e-Scudo (de propulsão elétrica).


Montado pela Nordex no Uruguai (assim como Jumpy e Expert), o Fiat Scudo pretende oferecer uma dirigibilidade de automóvel para o público profissional, dispondo de itens como controlador de velocidade de cruzeiro, ajustes de altura do banco do motorista, do cinto de segurança e da coluna de direção, além de detector de fadiga do motorista (um aviso surge nos instrumentos caso o condutor esteja rodando há mais de duas horas com velocidade acima de 65 km/h e sem pausa), quadro de instrumentos com tela digital de 3,5 polegadas para o computador de bordo, travamento centralizado das portas e vários porta-objetos pela cabine, que somam quase 42 litros de capacidade.


O Scudo possui 1,94 metro de altura, comprimento de 5,3 m e volume de carga de 6,1 metros cúbicos, dispondo de uma capacidade de carga de 1,5 tonelada e podendo transportar itens de até 2,8 metros de comprimento. As duas portas traseiras abrem em ângulo de 180 graus e há uma abertura lateral deslizante, facilitando o transporte de cargas através de empilhadeiras. Colabora, também, a intrusão mínima das caixas de rodas no compartimento de carga.


As versões Cargo e Multi estão disponíveis em duas cores: Prata Aluminiun e Branco Banchisa. O Scudo Cargo possui o compartimento de carga sem vidros, enquanto a versão Multi dispõe de vidros laterais e traseiros, além de fiação elétrica na parte de trás da carroceria. Ele sai de fábrica homologado como veículo de carga, mas pode ser adaptado para o transporte de pessoas. É possível transformar o furgão de três lugares em uma van com 8 assentos que dispõe de bancos reclináveis, saídas de ar-condicionado para todos os ocupantes e 850 litros de volume para o porta-malas. A Fiat terá empresas homologadas para a realização de todas as transformações do Scudo a partir de outubro.


O Fiat Scudo é construído sobre a plataforma EMP2 e possui grade dianteira exclusiva, além das identificações da Fiat por toda a carroceria. Os escudos no volante e na chave ainda possuem o fundo vermelho, que começou a ser abandonado nos demais modelos da marca em 2020. Os faróis são os mesmos do Jumpy (no Expert, existem concavidades para dar uma cara mais "Peugeot" a este furgão). 


As versões Cargo e Multi possuem o motor 1.5 Turbo Diesel BlueHDI, com intercooler e quatro cilindros, que rende 120 cavalos a 3750 rpm e torque de 30,5 kgfm a 1750 rpm. O propulsor trabalha com o câmbio manual de seis marchas e a tração é dianteira. Com a capacidade do tanque é de 69 litros, o Scudo tem autonomia média de 800 quilômetros, segundo a Fiat, e dispõe de um tanque para AdBlue (mistura de água e ureia, equivalente ao Arla 32) para tratar os gases do escape e reduzir a emissão de poluentes.


O furgão também vem com a função Start/Stop, que contribui para a redução do consumo do combustível em paradas de trânsito, e possui suspensão independente nas quatro rodas.


O Fiat Scudo vem de fábrica com rodas de aço de 16 polegadas calçadas com pneus 215/65, freios ABS, três airbags, direção eletro-hidráulica, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em subidas, faróis de neblina dianteiros, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura, faróis halógenos com luzes de condução diurna, ar-condicionado, parede divisória separando a cabine do compartimento de carga, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos com função um-toque, ajustes de altura e profundidade do volante, ajuste de assento em altura, apoio lombar e de braço, controlador de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade e tomada de 12 Volts no compartimento de carga.


Segundo a Fiat, o Scudo possui o plano de revisões mais barato do segmento, com os três primeiros serviços somando um total de R$ 2.700. Ainda de acordo com a marca, considerando a cesta de peças utilizada como padrão pela Anfavea, o custo chega a ser até 14% menor do que em outros modelos da categoria. O consumo de combustível do furgão é de até 12,4 km/l.


Existem três opções de planos de revisões. No plano Conforto, as três primeiras revisões saem por R$ 99 a mais na parcela do financiamento do furgão ou R$ 2.700 no total. Já no plano Proteção, além das três primeiras revisões, o consumidor tem direito à substituição de alguns itens de desgaste como o kit de pastilhas de freio dianteiro, jogo de palhetas de para-brisa, além de alinhamento e balanceamento, e custa R$ 183 a mais na parcela ou R$ 4.850 no total. Outra opção é o pacote Segurança, que traz todos os itens do plano Proteção e ainda um ano de garantia adicional, por R$ 220 adicionais na parcela do financiamento ou R$ 5.840 no total. As duas versões dispõem de garantia de três anos ou 100 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.


O e-Scudo é o primeiro utilitário 100% elétrico da Fiat no Brasil. O modelo possui autonomia estimada de 330 quilômetros, entrega o equivalente a 136 cavalos de potência (100 kW) e possui 26,5 kgfm de torque. Este furgão dispõe de um conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11 kW trifásico. Em uma estação de carga rápida, é possível recarregar até 80% das baterias em 48 minutos. Também há outras funcionalidades que otimizam a autonomia, como a função de frenagem regenerativa que atua como um freio-motor, e que permite conservar ou recarregar parcialmente a bateria.


Importado da França e montado pela Sevel Nord, o e-Scudo traz o "e-seletor" de modo de condução, que oferece três opções: Normal (para um compromisso equilibrado entre autonomia e desempenho); Eco (para otimizar o consumo de energia) e Sport (para priorizar o desempenho com potência e torque máximos).


Além de ter todos os itens das versões com motor a diesel, o e-Scudo também conta com central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, espelhamento de tela de smartphones através do Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré com ângulo de 180 graus e quadro de instrumentos com tela digital que exibe informações sobre nível de bateria, consumo, modo de condução e marcha engatada. Também possui freio de estacionamento elétrico, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis. O e-Scudo será comercializado na versão Cargo na Rede Fiat Elétrica, que atualmente conta com mais de 20 concessionárias no Brasil.


Disponível na cor Cinza Artense ou Branco Banchisa, o Fiat e-Scudo possui cobertura de fábrica de 3 anos ou 160 mil quilômetros para o veículo e garantia da bateria de 8 anos.


A pré-venda do Fiat Scudo começa hoje (23 de junho) nas concessionárias da Fiat e o test-drive começa a estar disponível a partir da próxima semana. No dia 1° de agosto, as vendas regulares serão iniciadas nos mais de 200 pontos de venda da marca em todo o Brasil. Confira abaixo os preços de cada versão:

Fiat Scudo Cargo: R$ 187.490
Fiat Scudo Multi: R$ 192.490
Fiat e-Scudo Cargo: R$ 329.990



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