Audi retoma produção no Brasil com Q3 SUV e Q3 Sportback 2.0 quattro


A Audi antecipou, em dezembro de 2021, que iria retomar suas atividades produtivas no Brasil ao fabricar o Q3 2.0 quattro em São José dos Pinhais (Paraná) a partir do segundo semestre de 2022. Na época, a marca também abriu o jogo e revelou que o Q3 seria vendido em nosso País em dois tipos de carroceria (SUV e Sportback) e viria inicialmente importado de Györ, na Hungria. De fato, a linha renovada do utilitário esportivo já está nas concessionárias Audi desde maio deste ano. Agora, a marca retoma sua produção nacional e anuncia que o Q3 acaba de ser liberado para produção ainda neste mês de junho, após passar nos testes de qualidade das equipes do Brasil e da Hungria. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (29) em cerimônia realizada na linha de montagem brasileira que reuniu os principais executivos da montadora no País, além de representantes do Governo Federal e autoridades locais, entre eles Carlos Massa Ratinho Junior, Governador do Estado do Paraná; Nina Singer, Prefeita de São José dos Pinhais; e Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil. 

O Audi será fabricado sobre o mesmo chão de fábrica do Volkswagen T-Cross. Os exemplares das carrocerias SUV e Sportback desembarcam de Györ através do porto de Paranaguá parcialmente desmontados (em conjuntos de peças e partes, num regime conhecido pelas fábricas como SKD, ou semi knocked-down). Segundo a Audi, foi realizado um investimento da ordem de R$ 100 milhões para viabilizar a montagem nacional do Q3 (na modernização da linha de montagem, que ganhou novos maquinários, ferramentais, equipamentos de controle de qualidade e sistemas de tecnologia da informação e infraestrutura logística), e a linha de produção tem capacidade para finalizar 4 mil exemplares do SUV por ano, em dois turnos diários. Por enquanto, este volume será destinado apenas ao mercado nacional. A produção do Audi Q3 e do Q3 Sportback ocorrerá na mesma linha de montagem que produziu a geração anterior do SUV entre 2016 e 2019. A marca também estuda montar outros automóveis da Audi no Brasil.


Nós do Auto REALIDADE já dirigimos o Q3 2.0 quattro na versão Performance Black com carroceria SUV (confira aqui) e também postamos informações sobre todas as versões do modelo (clique aqui para ver). No lugar do motor 1.4 TFSI de 150 cavalos, da tração dianteira e do câmbio S tronic (automatizado de dupla embreagem) com 6 marchas, entram em cena o propulsor 2.0 de 231 cavalos, a transmissão automática Tiptronic de 8 marchas e a tração integral quattro, de gerenciamento eletrônico. O Q3 nacional conserva exatamente as mesmas características de sua contraparte trazida da Hungria.


Estão disponíveis três versões para o Q3 em carroceria SUV (Prestige quattro, Performance quattro e Performance Black quattro) e duas opções para o Q3 Sportback (Performance quattro e Performance Black quattro). Ressalte-se que o Q3 deixou de ser comercializado no Brasil com motor 1.4 TFSI, tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem S tronic de 6 marchas.


O motor 2.0 EA-888 TFSI movido a gasolina de quatro cilindros, com injeção direta e turbocompressor, entrega 231 cavalos e 34,7 kgfm de torque. Já o câmbio é o automático Tiptronic de 8 marchas e a tração integral quattro tem a distribuição de força entre os eixos gerenciada eletronicamente. Segundo a Audi, os dois modelos aceleram de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos e chegam à velocidade máxima de 240 km/h. Para maior eficiência em termos de consumo de combustível, o Start-Stop está de volta.


A história de fabricação nacional da Audi no Brasil teve início em 1999, com a inauguração da unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, onde foi produzido o hatch A3 de primeira geração até 2006. Em 2012 o governo brasileiro instituiu o Inovar-Auto, Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, e com ele a Audi do Brasil decidiu produzir no país novamente. Para concretizar a decisão, a empresa investiu cerca de 150 milhões de euros, valor próximo de R$ 446 milhões à época, na unidade paranaense.


A produção teve início no final de 2015 com o A3 Sedan e, em 2016, passou a ser produzido também o Q3. A fabricação do SUV seguiu até 2019, com o fim do ciclo de vida da primeira geração, enquanto o A3 Sedan foi fabricado até 2020, também com o fim do ciclo de vida da geração. Após um hiato de pouco mais de um ano, entre o fim de 2020 e meados de 2022, a Audi volta a montar Q3 e Q3 Sportback no nosso País.

Comentários