Morre Charles Marzanasco Filho, jornalista que brilhou na Quatro Rodas e na Audi

Foto: Fernando Pires/Quatro Rodas


Fotos | Arquivo Pessoal/Charles Marzanasco

Faleceu na manhã desta quinta-feira (16 de junho) o jornalista e assessor de imprensa Charles Marzanasco Filho, aos 67 anos de idade. Nascido no dia 25 de julho de 1954 na cidade de São Paulo, Charles se formou em jornalismo na Faculdade Cásper Líbero no ano de 1978. Foi repórter da revista Autoesporte de junho de 1973 até junho de 1976. Em seguida, também trabalhou na Agência Folha e no jornal A Gazeta Esportiva, entre setembro de 1976 e julho de 1977. Mas sua consagração na imprensa automotiva veio na revista Quatro Rodas, onde começou a escrever em agosto de 1977.

Foto: Toni Pires/Folhapress

Charles foi repórter da revista automotiva da editora Abril por nove anos e dez meses, com pautas tão curiosas que lhe renderam diversas premiações de jornalismo. Ele deixou a revista em maio de 1986 e, posteriormente, se tornou o assessor de imprensa de ninguém menos do que o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna. A proximidade com o ídolo das pistas fez com que Charles também se tornasse supervisor de imprensa da Audi do Brasil a partir de março de 1994 (na época, os veículos da marca eram trazidos pela Senna Import). Mesmo depois que a matriz assumiu as operações da Audi no nosso País, Charles manteve-se firme e forte como supervisor e, posteriormente, especialista de imprensa, permanecendo na assessoria da marca alemã até fevereiro de 2018. 

Extremamente querido entre os jornalistas, Charles continuou a trabalhar como assessor freelancer, encaminhando releases sobre as principais competições automotivas realizadas do País, como a Stock Car e a TCR South America, além de assessorar o cavaleiro Doda Miranda. Charles havia retornado em janeiro de 2021 à revista Quatro Rodas como colunista, revelando os inimagináveis detalhes dos bastidores de suas principais matérias e apresentações ao longo de sua carreira. Tanta dedicação lhe rendeu este ano dois troféus no prêmio +Admirados da Indústria Automotiva 2022, nas categorias Colunista e Jornalista.

Charles Marzanasco Filho sofria de mieloma múltiplo (câncer na medula) e, desde o dia 29 de maio, o jornalista se encontrava internado em UTI com complicações de saúde decorrentes da Covid-19, e infelizmente não resistiu. Nossa solidariedade aos familiares e amigos deste grande jornalista, que é uma grande fonte de inspiração a todos nós que somos apaixonados por automóveis.

Conforme informações do Portal dos Jornalistas, o velório de Charlinho, como era carinhosamente chamado pelos colegas, acontece na sala 5 do Cemitério Morumby (Rua Deputado Laércio Corte, 468), a partir das 13:00 de hoje, e o enterro está marcado para as 17 horas.

Comentários