Audi Q5 estreia versões híbridas plug-in (TFSIe) no Brasil: veja preços


A Audi inicia no Brasil a pré-venda dos modelos Q5 SUV e Sportback em suas versões híbridas plug-in, batizadas TFSIe. Seguindo as tendências mundiais de eletrificação de automóveis, eles são os primeiros carros da marca ofertados em nosso País a serem capazes de rodar com a força do motor a gasolina ou com eletricidade. Tanto o Q5 SUV (de formato "tradicional") quanto o Sportback (com traseira ao estilo Coupé) serão ofertados em duas versões no nosso País com o conjunto mecânico híbrido: Performance e Performance Black, em um lote de 300 unidades e com preços a partir de R$ 413.990 (na modalidade de venda direta).

Externamente, são poucas as diferenças das versões híbridas plug-in em relação à linha Q5 já existente, que passou por modificações em 2021. A tampa traseira agora possui a inscrição "TFSIe". Quem for mais detalhista vai reparar que o modelo passa a ter duas portinholas nos para-lamas traseiros, uma em cada lado. À esquerda fica o bocal para carregamento da bateria, enquanto o acesso ao tanque de combustível fica do lado direito).


Fabricados em San José Chiapa, no México, os modelos Q5 PHEV (Plug-In hybrid eletric vehicles) da Audi possuem o motor a gasolina 2.0 TFSI (EA888, que desenvolve 252 cavalos e 37,7 kgfm de torque) atuando em conjunto com um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), que entrega 105 kW (equivalentes a 143 cv) e até 35,7 kgfm de torque a partir de baixas rotações. A força combinada efetivamente disponibilizada pelo veículo é de 367 cavalos e 50,98 kgfm de torque.


O conjunto mecânico é acoplado ao câmbio automatizado S tronic de sete marchas. A dupla de SUVs acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge a velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 210 km/h. No modo puramente elétrico, é possível alcançar até 135 km/h. Os modelos contam com a tração integral quattro ultra gerenciada eletronicamente, que em situações normais envia força para as rodas dianteiras, encaminhando torque para o eixo traseiro conforme a necessidade.

A bateria de íon-lítio de alta tensão está localizada abaixo do piso do porta-malas, é composta por 104 células prismáticas e possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh, com uma tensão de 381 volts. Seu circuito de refrigeração é conectado tanto ao circuito de refrigeração do ar-condicionado quanto ao circuito de baixa temperatura que alimenta o motor elétrico. O sistema de ar condicionado, por sua vez, possui uma bomba de calor integrada que agrupa o calor residual dos componentes de alta tensão. De acordo com a Audi, o sistema permite gerar uma potência de aquecimento de até 3 kW com 1 kW de energia elétrica. 


Com garantia de oito anos ou até 160 mil quilômetros, a bateria proporciona uma autonomia no modo puramente elétrico entre 56 e 62 quilômetros, no ciclo europeu WLTP. Os modelos TFSIe trazem um carregador para garagem e podem ser recarregados em tomadas domésticas ou nas tomadas industriais.

A dupla de Audis híbridos dispõem de quatro modos de condução. O modo puramente elétrico é ativado automaticamente quando é ativada uma rota pelo GPS no sistema multimídia, e também pode ser selecionado manualmente por meio do botão do drive select. Nesse modo, a carga da bateria é distribuída de forma otimizada ao longo da rota para manter o consumo mínimo de energia, principalmente nas condições de congestionamentos e muito trânsito. 

O modo híbrido é acionado com base em informações do GPS como os limites de velocidade, os tipos de estradas, as subidas e descidas no trajeto, a distância total até o destino e o perfil da rota escolhida.  


Quando o motorista retira o pé do acelerador, o sistema de gerenciamento de direção poderá, dependendo da situação, desacelerar com o motor desligado ou fazer recuperação de energia cinética e convertê-la em energia elétrica. O propulsor elétrico realiza todas as desacelerações com força de até 0,1 g e pode gerar uma potência de até 25 kW. A recuperação do freio se estende até 0,2 g e pode recuperar até 80 kW de energia elétrica. Já os freios a disco hidráulicos atuam somente em desacelerações maiores que 0,2 g.

O Assistente de Eficiência Preditiva (PEA, na sigla em inglês) ajusta o comportamento de recuperação por inércia usando as informações das rotas anteriores que constarem no banco de dados do GPS e monitora a distância até o veículo à frente, utilizando dados da câmera e de radares. Quando o motorista utiliza o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, o PEA auxilia o motorista freando e acelerando automaticamente.


Quando o condutor não está utilizando o controle de cruzeiro adaptativo, o quadro de instrumentos digital configurável (Virtual Cockpit) exibe dicas sobre o momento certo de aliviar a pressão do acelerador. O Audi Virtual Cockpit também exibe informações sobre cruzamentos, curvas, rotatórias, saídas de rodovia e tráfego à frente.

O modo EV (veículo elétrico, na sigla em inglês) é acionado sempre que o veículo é ligado e permite a condução exclusivamente no modo elétrico, desde que o condutor não pise no acelerador até o seu fim de curso. No modo Hold, o veículo trabalha para que a carga da bateria seja mantida no estágio selecionado pelo motorista. Já no modo Charge, a quantidade de energia na bateria é ampliada com o auxílio do motor à combustão. Assim como na recuperação de energia, o motor elétrico funciona como gerador para o carregamento da bateria.  


A linha Q5 TFSIe traz conjunto óptico Full LED Matrix, grade frontal Singleframe octogonal, saídas de escape trapezoidais e lanternas em LEDs orgânicos (OLED) com efeito tridimensional. Por dentro, os modelos se destacam pela posição elevada dos bancos. Atrás, o assento traseiro é dividido, podendo ser deslocado longitudinalmente. Além disso, o encosto para as costas pode ter a inclinação ajustada.


Entre os equipamentos de série, estão ar-condicionado automático digital de três zonas (duas dianteiras e uma traseira), quadro de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit com tela de 12,3 polegadas e sistema multimídia MMI touch, com tela sensível ao toque e conectividade com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay.

As versões TFSIe podem ser equipadas nas concessionárias com acessórios, como capas de chave, rodas diamantadas de 20 polegadas (modelos "Falx" e "Vox", que podem receber válvulas de pneu personalizadas e parafusos antifurto), pedaleiras e apoio para o pé esquerdo em aço escovado e borracha antiderrapante, capas dos retrovisores em emulação de carbono, tapetes de borracha com base antiderrapante, luzes de cortesia "Audi Beam" (que projetam símbolos no solo quando se abre a porta, com três opções de imagens: logotipo quatro argolas da Audi, lagartixa Gecko e logotipo quattro), cabos de conexão para iPhone e Samsung do tipo USB-C e câmera veicular "Universal Traffic Recorder" (dianteira + traseira).

O Audi Q5 SUV continua a ser vendido no Brasil com o motor a gasolina 2.0 TFSI, que teve sua potência incrementada de 249 para 265 cavalos, mantendo o torque de 37,7 kgfm. A transmissão continua sendo a automatizada S tronic de dupla-embreagem e sete marchas. Segundo a marca, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h melhorou de 6,3 para 6,1 segundos.

Com preço a partir de R$ 344.990 na modalidade de venda direta, o Audi Q5 traz controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de saída da faixa de rodagem, faróis full LED Matrix, lanternas com três estilos de assinaturas luminosas, sistema multimídia MMI com tela sensível ao toque, conjunto elétrico de 12 Volts, suspensão independente nas quatro rodas e tração integral quattro ultra.

Preços da linha Q5 TFSIe (valores para vendas diretas)

Q5 TFSIe Performance - R$ 413.990
Q5 TFSIe Performance Black - R$ 439.990
Q5 Sportback TFSIe Performance - R$ 443.990
Q5 Sportback TFSIe Performance Black - R$ 469.990


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