Fiat apresenta Cronos 2023 na Argentina: sedã reestilizado chega ao Brasil em breve

Lançado no Brasil em fevereiro de 2018 e fabricado em Córdoba (Argentina), acumulando uma produção de mais de 100 mil unidades, o Fiat Cronos estreia sua linha 2023 no país dos hermanos com novidades. É a segunda vez que o sedã recebe retoques: a primeira vez foi em novembro de 2020, quando o modelo abandonou os emblemas redondos de fundo vermelho da Fiat para adotar o atual Logo Script e a Fiat Flag. Agora, o Cronos possui novos detalhes visuais e finalmente passa a ter o câmbio automático CVT aliado ao motor 1.3 Firefly. Na Argentina, serão cinco versões: Attractive manual (destinada para vendas diretas), Drive manual, Drive manual com Pack S-Design, Drive CVT e Precision CVT, todas equipadas com o motor 1.3 Firefly.

Por fora, o principal destaque é o novo estilo da grade dianteira, que passa a ter duas barras horizontais acima e abaixo do logo da Fiat. Estes frisos são cromados, exceto na versão S-Design, que se destaca pelos detalhes escurecidos e na cor bronze. Além disso, toda a linha passa a ter novos estilos de rodas e calotas. A versão Attractive 1.3 manual de entrada vem com rodas de aço de 15 polegadas com calotas. As versões Drive e S-Design compartilham o estilo das rodas de liga leve escurecidas de 10 raios e 15 polegadas. Já a versão Precision, topo-de-linha, traz estilo mais refinado para as rodas de 16 polegadas, com bordas cromadas e detalhes escuros. Esta versão traz pneus 195/55.

Assim como Pulse, Toro (Volcano/Ultra/Ranch) e Mobi Trekking, o Cronos passa a ter a opção da cor "sólida especial" Cinza Strato para a carroceria. Esta coloração se soma aos tons Branco Banchisa, Branco Alaska, Prata Bari, Cinza Silverstone, Preto Vulcano e Vermelho Montecarlo.

Na traseira, as versões equipadas com câmbio automático passam a ter novo logotipo na tampa do porta-malas.

Internamente, a principal novidade do Cronos 2023 é a adoção do volante do Fiat Pulse, com nova capa central da buzina e do airbag. A depender da versão, o aro do volante pode ser revestido de plástico espumado ou couro. 

Exclusivamente na versão Precision está presente o apoio de braço retrátil para o motorista, assim como os bancos revestidos de material sintético com coloração marrom. No nosso país vizinho, a linha 2023 do Cronos terá as duas primeiras revisões gratuitas. Lá, a garantia é de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados. Veja agora a gama de versões e os preços do Cronos 2023 na Argentina:

Attractive 1.3 Manual (2.928.900 pesos)

A versão de entrada do Cronos 2023 possui luzes diurnas de LED, capas dos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, desembaçador traseiro, lanternas com LEDs, volante com comandos do computador de bordo (com tela de 3,5 polegadas), ar-condicionado manual, tomada de 12 Volts, aparelho de rádio com entradas USB/auxiliar e Bluetooth, travamento centralizado das portas com travas elétricas com o veículo em movimento, retrovisores com ajustes elétricos, vidros elétricos nas quatro portas com função um-toque para cima e para baixo, ajuste manual do banco do motorista e da coluna de direção em altura, além de temporizador do acionamento dos faróis (Follow Me Home).

Em termos de segurança, esta versão vem com dois airbags frontais, alarme perimétrico, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistência de partida em ladeiras, sensor de pressão dos pneus, fixações Isofix para cadeirinhas infantis, freios ABS com EBD, brake-light, cintos de três pontos e apoios de cabeça ajustáveis para os cinco ocupantes, regulagem de altura dos cintos dianteiros e sensores de estacionamento traseiros.

Drive 1.3 Manual (3.202.000 pesos)

Adicionalmente, esta versão possui faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas e espelhamento de tela de celular através do Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré e ar-condicionado automático digital.

S-Design 1.3 Manual (3.323.400 pesos)

A versão S-Design se diferencia por trazer detalhes de estilo como spoiler na tampa do porta-malas, emblemas na cor cobre, rodas de liga leve escurecidas, revestimentos internos diferenciados e forro de teto escurecido. No mais, possui os mesmos itens da versão Drive 1.3 manual.

Drive 1.3 CVT (3.492.800 pesos)

Além do câmbio automático, esta versão possui controlador de velocidade de cruzeiro e modo Sport de funcionamento da transmissão.

Precision 1.3 CVT (3.714.600 pesos)

O Cronos topo-de-linha possui rodas de liga leve de 16 polegadas, maçanetas externas cromadas, volante e bancos revestidos de couro, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, chave presencial com partida do motor por botão, espelho interno anti-ofuscante e retrovisores externos com rebatimento elétrico e luzes de cortesia ao abrir a porta.

Na Argentina, o motor 1.3 Firefly de 8 válvulas é movido unicamente a gasolina, e tem rendimento de 99 cavalos a 6000 rpm e torque de 13,0 kgfm a 4000 rpm. A depender da versão, o câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático CVT com emulação de 7 velocidades, que traz o modo Sport.

Comentários