Enfim, Hyundai HB20 2023 estreia no Brasil: veja versões e preços


Fotos | Divulgação/Hyundai (HB20 Platinum Plus) e Zaisov Consultoria Automotiva (HB20 Comfort)

Lançada no Brasil em setembro de 2019, a segunda geração do Hyundai HB20 chocou o mercado com seu estilo que incorporava a então nova linguagem visual da marca, com formas mais curvas e mais liberdade para ousar nas linhas. Não demorou para a frente do modelo ser comparada ao rosto de um peixe-bagre, enquanto as lanternas irregulares do hatch se tornaram meme na Internet por lembrar o formato das garras do personagem "Sr. Sirigueijo", do desenho Bob Esponja. A linha HB20 acabou dividindo muitas opiniões, embora a impressão geral era de que a geração anterior era mais bonita. Ainda assim, as evoluções introduzidas em toda a linha há três anos fizeram com que o modelo da Hyundai continuasse a ser um dos mais vendidos de nosso País.

Como parte das estratégias da marca sul-coreana de fazer atualizações de estilo de forma mais frequente em sua linha, a linha HB20 chega reestilizada à linha 2023. Para contextualizar um pouco melhor, a linha HB20 foi reestilizada antes do Chevrolet Onix (que chegou em novembro de 2019), do Volkswagen Polo (apresentado em setembro de 2017) e do Fiat Argo (de maio de 2017). Novidades para estes dois últimos modelos, no entanto, já estão a caminho nestes próximos meses. O modelo hatchback da Hyundai é o primeiro a estrear as novidades.

O novo estilo do HB20 2023 busca minimizar as críticas feitas ao modelo anterior, embora ainda contenha pontos polêmicos. A atual filosofia de estilo da marca é chamada "Sensuous Sportiness". Na dianteira, o capô traz novos vincos longitudinais e os faróis, de formato mais horizontal, ficam mais alinhados com a grade superior com o símbolo da Hyundai. No para-choque dianteiro, a abertura de ar central fica mais larga e incorpora formas retas. Os piscas foram desmembrados do conjunto óptico principal e agora estão alojados acima das molduras laterais do para-choque, que incorporam design mais ousado e abrigam os faróis de neblina nas versões mais completas.

A lateral do HB20 praticamente não mudou. Permanecem a moldura na coluna C que une visualmente as janelas traseiras, o formato das portas e os vincos fortes nas portas e para-lamas. Algumas versões, como a Sense e a Comfort (baseada na antiga Vision), chegaram a manter o estilo já existente das calotas e rodas.

A traseira do HB20 hatch teve muitas mudanças, assim como a dianteira. As lanternas agora estão fundidas de ponta a ponta por um prolongamento que atravessa a tampa do porta-malas, em um formato que lembra muito os SUVs JAC T60 e E-JS4. Apenas as posições dos logotipos lembram o Hyundai anterior. O para-choque traseiro do hatch passa a ter molduras laterais que lembram saídas de ar, além de uma maior área em preto, que inclui o local reservado para a placa. Já as luzes do para-choque (que incorporam piscas, luzes de ré e refletores) ficaram mais delgadas. As mudanças fizeram com que a carroceria ficasse 7,5 centímetros mais comprida, sendo que a carroceria cresceu 5 cm no balanço dianteiro e 2,5 cm no balanço traseiro.

Internamente, o HB20 também passa por mudanças. Nas versões mais caras, o quadro de instrumentos passa a ser digital (antes, ele trazia um conta-giros analógico coligado com uma tela digital de informações). Batizado "Supervision Cluster", ele traz as informações de velocímetro e conta-giros de forma numérica, circundadas por listras azuis. Mais abaixo são exibidos o nível do combustível e a indicação da temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Ao centro fica uma tela de 4,2 polegadas que exibe as informações do computador de bordo. No volante, as novidades se resumem aos botões de acionamento dos novos recursos de assistência à condução, que serão detalhados posteriormente.

Depois de muitas reclamações da imprensa especializada, o aparelho de ar-condicionado volta a ter indicação numérica da temperatura e a ter modo automático de funcionamento (apertando o botão "Auto", a temperatura e a ventilação são ajustadas conforme as condições detectadas na cabine, em três níveis de intensidade). As versões mais caras do HB20 anterior traziam uma interface digital do ar-condicionado, mas sem as funções acima descritas.

O sistema multimídia segue com a tela sensível ao toque de 8 polegadas parcialmente desmembrada do painel, mas agora passa a ter o espelhamento de conteúdo de celulares sem fio, através do Android Auto e Apple CarPlay. Foi adicionado, também, um providencial carregador de bateria por indução na versão Platinum Plus, que ajuda a manter a conexão ativa com o smartphone. A Hyundai também passa a oferecer os serviços do Bluelink por três anos para proprietários do HB20 2023. Esse período de gratuidade, válido a partir da data de compra do veículo, se aplica também de forma retroativa a todos os clientes que compraram veículos equipados com Bluelink no passado, tanto da linha HB20 quanto Creta.

No mais, a cabine também passa a ter novas tonalidades e revestimentos. A estranha combinação entre marrom e os filetes azuis do modelo anterior dá lugar a tons de preto e cinza mais sóbrios.

O HB20 2023 passa a ter novos recursos de segurança e assistência à condução. O controlador de velocidade de cruzeiro agora está presente em todas as versões, até mesmo nas dotadas de motor 1.0 aspirado e câmbio manual. Outra boa nova é a presença de 6 airbags em todas as versões, sendo dois frontais, dois laterais embutidos nos bancos dianteiros e dois de cortina (antes, os modelos de entrada traziam 4 bolsas infláveis).

Outra boa-nova é a adoção do assistente de manutenção e centralização na faixa de rodagem na versão Platinum Plus, similar ao sistema presente no Creta. Ele monitora a posição do veículo em relação à sinalização horizontal de trânsito e ao veículo que vai à frente, atuando de forma autônoma no volante para manter o Hyundai centralizado na faixa de rodagem. Antes, o HB20 trazia apenas um alerta de saída de faixa, que emitia apenas um alerta visual e sonoro, sem corrigir a trajetória do veículo. 

O HB20 Platinum Plus também vem com o assistente de tráfego cruzado traseiro, complementar ao monitoramento de veículos em pontos cegos, que ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga em ré, usando radares que detectam quando um veículo se aproxima, emitindo um aviso sonoro e até mesmo freando o carro, se necessário. Outro alerta inédito é o de Saída Segura, que impede acidentes que podem ser causados por portas abertas quando outros veículos se aproximam. O sistema emite avisos se um carro, ao se aproximar por trás, for detectado no momento em que um ocupante abre a porta para sair. O assistente de pontos cegos acende uma luz diretamente nos espelhos retrovisores externos caso um veículo seja detectado na região lateral-traseira e, se necessário, pode automaticamente controlar o veículo para reduzir o risco de uma colisão ao mudar de faixa.

O espaço interno permanece o mesmo. O porta-malas de 300 litros, ampliável para até 930 L com o rebatimento do encosto do banco traseiro, também não mudou. O compartimento de bagagem acomoda, sob o forro, um estepe temporário com roda de aço de 15 polegadas e pneu 125/80 em todas as versões, recomendado para rodar a até 80 km/h.

Os motores 1.0 aspirado e 1.0 TGDI (turbinado e com injeção direta de combustível) foram mantidos. O 1.0 aspirado, com 3 cilindros em linha e 12 válvulas, manteve os 75 cavalos com gasolina e 80 cv com etanol (atingidos a 6000 rpm com ambos os combustíveis) e o torque de 9,4 kgfm com gasolina e 10,2 kgfm com etanol (a 4500 rpm nos dois casos). Conforme dados da Hyundai, as versões do HB20 com este motor, com peso em ordem de marcha de 993 quilos, aceleram de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos com etanol ou 15,4 s com gasolina. A velocidade máxima informada pela fábrica é de 158 km/h com gasolina e 161 km/h com etanol.

Já o propulsor TGDI, que também se diferencia por trazer duplo comando de válvula continuamente variável na admissão e no escape, mantém o rendimento de 120 cavalos a 6000 rpm e o torque de 17,5 kgfm entre 1500 e 3500 rpm, seja com o combustível derivado do petróleo ou da cana-de-açúcar. A Hyundai afirma que a versão Comfort TGDI com câmbio manual (que possui 1063 kg em ordem de marcha) vai de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 192 km/h com etanol ou com gasolina. Já as demais versões TGDI, com câmbio automático e um pouco mais pesadas (com até 1110 quilos), arrancam de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atingem a velocidade final de 190 km/h com ambos os combustíveis. Todas as versões possuem tanque de combustível com capacidade para 50 litros.

Confira agora os preços e versões do HB20 2023:

Sense 1.0 12v Flex (câmbio manual de 5 marchas) 2022/2023 - R$ 76.690

O HB20 de entrada traz, de fábrica, itens como direção elétrica, ar-condicionado analógico, piloto automático (controle de velocidade de cruzeiro), grade dianteira em preto-fosco, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, cintos de três pontos para todos os ocupantes, apoios de cabeça com regulagem de altura, fixações ISOFIX para cadeirinhas infantis, limpador e desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e destravamento automático das portas em caso de acidente.

Comfort 1.0 12v Flex (câmbio manual de 5 marchas) 2022/2023 - R$ 79.990

A nomenclatura Vision, usada desde 2019, foi abandonada pela Hyundai na linha HB20, mas a nova versão Comfort é muito similar ao modelo extinto em termos de equipamentos. Curiosamente, o nome já havia sido adotado para a versão básica do HB20 de primeira geração. 

Seus diferenciais em relação ao HB20 Sense são: capas dos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria, rodas de aço de 15 polegadas com calotas e pneus 185/60, molduras das janelas laterais em preto-fosco, alarme perimétrico, vidros elétricos nas quatro portas (com funções um-toque na subida/descida e anti-esmagamento somente para a janela do motorista), chave principal do tipo canivete com botões para destravamento e travamento das portas e porta-malas, retrovisores externos com ajustes elétricos e luzes de seta incorporadas, faróis com temporizadores (trazem as funções welcome, em que os faróis acendem após destravar o veículo, e escort, permanecendo acesos segundos após o desligamento do motor), porta-revista atrás do banco do passageiro dianteiro, além da central multimídia blueMedia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, que traz espelhamento de tela de smartphone sem fio através do Android Auto e Apple CarPlay, além de comandos de som e Bluetooth no volante, MP3 Player, Bluetooth com streaming de áudio e acesso à agenda e chamadas telefônicas, além de entrada USB do tipo C para carregamento e som com 4 alto-falantes (dois dianteiros e dois traseiros).

Limited 1.0 12v Flex (câmbio manual de 5 marchas) 2022/2023 - R$ 85.490

A versão mais completa do HB20 com o motor 1.0 aspirado abandona o nome Evolution e passa a se chamar Limited, batismo também utilizado para uma das versões do atual Creta. Traz a mais, em relação ao HB20 Comfort, os seguintes itens: acendimento automático dos faróis, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve diamantadas de 15 polegadas com pneus 185/60, maçanetas internas cromadas, gatilho da alavanca de freio de mão cromado, forros de porta com insertos em couro, câmera de ré com monitoramento da traseira (permite ver a imagem mesmo com o carro andando para a frente), funções um-toque e antiesmagamento para todos os vidros elétricos, abertura e fechamento das janelas através dos comandos na chave, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, além do Bluelink, com serviços de prevenção a roubo, assistência técnica 24 horas e com diagnósticos e funcionalidades acessíveis à distância, através de um aplicativo de celular.

Comfort 1.0 TGDI 12v Flex (câmbio manual de 6 marchas) 2022/2023 - R$ 93.790

Além do motor com turbocompressor + injeção direta de combustível e da transmissão com uma marcha a mais, o HB20 Comfort TGDI se diferencia da versão Comfort aspirada por ter grade frontal na cor preto-brilhante, rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas com pneus 195/55 e antena de teto do tipo barbatana de tubarão.

Comfort 1.0 TGDI 12v Flex (câmbio automático de 6 marchas) 2022/2023 - R$ 99.390

Eis a versão "menos cara" do HB20 com câmbio automático. Tirando a transmissão com conversor de torque e trocas sequenciais, o conteúdo é exatamente o mesmo da versão Comfort TGDI manual. 

Platinum 1.0 TGDI 12v Flex (câmbio automático de 6 marchas) 2022/2023 - R$ 105.390

Esta versão "quase-topo-de-linha" possui os itens da versão Limited acrescidos dos diferenciais dos modelos Comfort TGDI e, de quebra, se diferencia ao trazer faróis de neblina com projetores, lanternas com LEDs, maçanetas externas cromadas, quadro de instrumentos digital "Supervision Cluster", volante e apoio de braço deslizante revestidos de couro, alerta de presença de itens no banco traseiro (ROA), além da chave presencial com comandos para travamento/destravamento, partida do motor por botão no painel e comando para partida remota.

Platinum Plus 1.0 TGDI 12v Flex (câmbio automático de 6 marchas) 2022/2023 - R$ 114.390

Enfim, a versão mais cara, que ilustra as imagens desta matéria. É o único HB20 a trazer projetores nos faróis principais, luzes de condução diurna em LED, bancos com revestimento em mescla de couro e tecido preto, manopla da alavanca de câmbio revestida de couro, alarme volumétrico (com sensor de inclinação), monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado automático digital, aletas junto ao volante pára trocas sequenciais de marcha, iluminação nos para-sóis, no porta-luvas e no porta-malas (!), Stop&Go para desligamento do motor em paradas, carregador de celular por indução (sem fio), som com 4 alto-falantes + 2 tweeters e o conjunto de recursos de segurança que compõem o SmartSense (alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de automóveis, pedestres e ciclistas; alerta de veículos em pontos cegos, assistente de permanência e de centralização na faixa de rodagem, alerta de tráfego cruzado traseiro, detector de fadiga do motorista, comutação automática do facho dos faróis e alerta de saída segura da cabine).

Todas as versões podem ser adquiridas nas seguintes opções de cores para a carroceria: Branco Atlas e Preto Ebony (sólidas), Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk (metálicas) ou ainda o tom perolizado Sapphire Blue, que era exclusivo do HB20S e agora passa a estar disponível também no hatch.

De acordo com a Fenabrave, de janeiro a junho deste ano, o hatchback da Hyundai comercializou 42.834 unidades. Em 2021, foram 86.455 unidades.


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