Ford no Salão de SP: Edge ST, Territory, EcoSport sem estepe, Ka Sedan aventureiro...


A Ford antecipou as novidades que irá mostrar no Salão do Automóvel de São Paulo 2018, aberto ao público de 8 a 18 de novembro, em um evento para a imprensa hoje em São Paulo. Confirmado para ser comercializado no Brasil, o utilitário Edge ST será o primeiro a ostentar, em nosso mercado, a grife “Sport Technologies” de carros de alto desempenho da Ford, e chega ao mercado logo após o Salão. Versão mais potente do SUV, conta com motor 2.7 EcoBoost Twin-Turbo V6 de 335 horsepower, frente diferenciada e itens de segurança como frenagem automática pós-colisão, assistente de direção evasiva (se um carro está lento ou parado, auxilia no correto esterço do volante) e controlador de velocidade adaptativo com função "anda-e-para" e que mantém o carro centralizado na faixa de rodagem em que trafega.


O EcoSport estreia a versão Titanium 1.5 em substituição ao 2.0, sem o estepe pendurado na traseira. O desenho da tampa traseira foi alterado para acomodar a placa, antes alojada no para-choque traseiro, que também foi redesenhado (porém, até hoje, não existe continuidade visual entre o vinco da peça de plástico e a tampa de trás). Mas onde foi parar o estepe? Não tem. Visto que o porta-malas de já limitados 362 litros perderia ainda mais capacidade com uma roda sobressalente, a solução da Ford é equipar esta versão com pneus Run-flat.


Já o Territory, SUV médio que foi apresentado este ano na China, será exibido no evento para testar a receptividade diante de potenciais consumidores. Com linhas sóbrias e carroceria baseada no utilitário chinês Yusheng S330, a atual geração do Territory possui porte parelho ao Jeep Compass: o Ford possui 4,58 metros de comprimento (sendo 2,72 m de distância entre-eixos), 1,94 m de largura e 1,67 metro de altura. O Territory conta com motor 1.5 Turbo e câmbio automático de 6 marchas.


Outro carro feito para analisar a reação dos visitantes do evento é o Ka Urban Warrior. A carroceria é do Ka Sedan, mas o show-car possui todos os trejeitos aventureiros da versão hatch FreeStyle (exceto o painel pintado de marrom). Considerando que seu rival direto Renault Logan estreou uma versão aventureira na Rússia e dado o atual bom momento vivido pelos carros de apelo off-road, não seria de se estranhar caso o Urban Warrior entrasse em produção em breve. Detalhe: o protótipo que será exibido possui câmbio manual, de 5 marchas.


Já a Ranger será apresentada em duas versões criadas para o Salão, ambas com motorização 3.2 Diesel e cabine dupla. A Ranger Storm exibe pintura em duas cores, snorkel, pneus para uso fora-de-estrada e molduras pela carroceria que lembram a versão para off-road extremo Raptor. Já a Ranger Black segue o tema todo preto por dentro e por fora, como já fizeram outras picapes no Brasil (Fiat Toro Blackjack e Chevrolet S10 Midnight). O logotipo na grade frontal remete aos primórdios da Ford, resultando num visual de gosto bastante duvidoso.


O estande da marca adota o conceito visual de galeria de arte, e terá o Ka 2019, nas versões Titanium, SEL e FreeStyle do hatch, além do sedã Titanium. O Mustang de nova geração, com motor V8 de 466 cavalos, também tem lugar de honra reservado no estande. O EcoSport estará presente nas versões FreeStyle e Storm, e o sedan médio grande Fusion, nas versões Hybrid e Titanium AWD. O New Fiesta Hatch aparece na versão Titanium, bem como os Focus Hatch e Fastback. Aliás, será a última vez que a dupla de médios se apresenta no Salão de São Paulo, uma vez que foi anunciado o fim da produção de ambos na Argentina, devido às baixas vendas e necessidade de grandes investimentos para produzir a quarta geração.


A Ford apresenta também o Tapete de Acessibilidade, protótipo desenvolvido para levar mais mobilidade e independência aos cadeirantes. Ele transforma o tapete do porta-malas do EcoSport em uma rampa portátil que ajuda a cadeira de rodas a superar obstáculos no seu deslocamento.

Comentários