
Fotos | https://www.mondial-paris.com
O apelo este ano foi menor, mas o Salão do Automóvel de
Paris manteve-se atraente ao público, mesmo com a ausência recorde de 16 marcas.
A indústria mundial enfrenta pesados investimentos em quatro níveis de alta
tecnologia – eletrificação, conectividade, direção autônoma e compartilhamento –
e sem descuidar dos atuais veículos. Por isso tem havido seletividade nos
dispêndios. Reservar forças para as novidades compatíveis às datas das grandes feiras
mundiais. A exposição francesa completou 120 anos em 2018 (assim como a
Renault) e encerra no próximo dia 14.
Marcas alemãs dominaram em termos de lançamentos. Uma das
grandes atrações foi a sétima geração do sedã BMW Série 3 que cresceu em dimensões
(até na clássica grade de duas entradas) e teve o novo interior muito elogiado.
Outra atração foi a quarta geração do X5 a ser produzida nos EUA e China. Os
dois novos produtos e o renovado roadster Z4 chegam ao Brasil ao longo de 2019.
Arquirrival Mercedes-Benz contra-atacou com o GLE, um SUV de
tamanho intermediário e rodas de nada menos que 22 pol. de diâmetro. Classe A,
na versão sedã, tem boa chance de ser produzido em Iracemápolis (SP). Também
apresentou o novo monovolume Classe B. Estes dois últimos estreiam a primeira
caixa automatizada de duas embreagens e oito marchas (antes, sete).
Renault manteve sua ofensiva elétrica com o subcompacto K-ZE,
ainda numa versão conceitual baseada no Kwid, a ser produzido na China para se
tornar mais acessível. Também apresentou o EZ-Ultimo, um carro-conceito futurista
autônomo, elétrico e otimizado para compartilhar. Peugeot deu o troco com o
conceitual e-Legend inspirado no estilo do icônico cupê 504, de 1969, mas com
motor elétrico de 462 cv. Citroën C5 Aircross estreou e pode ser importado já
no próximo ano tendo o mesmo porte do Peugeot 3008.


Entre os carros esporte, Ferrari voltou a roubar a cena
graças aos espetaculares Monza SP1 e SP2. Ambos são roadsters, mas o primeiro
deles tem o lugar do acompanhante coberto. Motor é um V-12, de 6,5 litros e 810
cv, o mais potente que já produziu para um automóvel de rua. Porsche também
chamou atenção pelo conversível conceitual 911 Speedster, mas com linhas
definitivas. Estará à venda no próximo ano (apenas 1.948 unidades em referência
ao ano de fundação da marca).


Curiosamente, a petrolífera inglesa BP anunciou no Salão que
pesquisa carregadores ultrarrápidos: em cinco minutos, 80% da carga. Nada
comentou sobre menor vida útil da bateria submetida a ciclos repetitivos desse
tipo.
ALTA RODA
ANFAVEA reviu
crescimento do mercado interno este ano para 13,7% (previsão da Coluna no
começo do ano, 14,1%). Número de financiamento aumentou, pois a taxa de
inadimplência atingiu 3,5%, percentual mais baixo da série histórica. Estoques
subiram para 40 dias, pouco acima do normal. Apenas a exportação enfrenta
dificuldades: deve cair 9% este ano.
EXPECTATIVAS para
o Salão do Automóvel de São Paulo (8 a 18 de novembro) continuam muito boas. VW
T-Cross, primeiro SUV da marca com produção local, terá apresentação prévia
pelo Facebook no próximo dia 25. Suas linhas serão reveladas na Alemanha,
Brasil e China. Interior poderá se manter “escondido” mesmo no Salão. No
mercado só no segundo trimestre de 2019.
GUIAR o híbrido
Lexus CT200h deixa transparecer solidez e silêncio. Acabamento interno é muito
bom, embora pudesse arrojar mais no painel e quadro de instrumentos. Como o
hatch manteve altura de rodagem original, raspa com certa facilidade nos famigerados
quebra-molas e valetas. Espaço interno e visibilidade são pontos altos.
Porta-malas tem razoáveis 375 litros.
ZF COMPLETA 60 anos de sua fábrica no
Brasil, primeira fora da Alemanha. Hoje tem sete unidades no País e uma na
Argentina. Empresa adquiriu a TRW há três anos e pretende produzir aqui
equipamentos de ponta como câmeras e radares de bordo. Produz freio de
estacionamento elétrico para eixo dianteiro, ainda não aplicado em modelos
nacionais.

Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).