![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKTSk0iR4tEOYQHWMa5fmAbdmtSumqIPUaH42rOXOsywfBDbYwQfPTjdd7rMglCkzBMSIkO0XQW3iX1YC1cfEFSPlAt-kjiU9Vif1Ezisq7dmtrpJHIeo3tdvXWSvlSjUAZU8-Ei7eIpM/s640/ShelbyGT500+%252814%2529.jpg)
Após um hiato de cinco anos, o Ford Mustang Shelby GT500 retorna em grande estilo, agora baseado na sexta geração do pony-car. Sua potência será de "mais de 700 cavalos", embora a marca esteja guardando os números exatos de força e performance para mais próximo da chegada do modelo às concessionárias norte-americanas - e também jogar água no chope de rivais como Chevrolet Camaro ZL1 e Dodge Challenger Hellcat.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinWoUdJrewmbaDY8oz_ygB2qohksE9XPaFMhtYHXMoJp-T_Vr0okJpcTI2lkfyJw3RoMH9ISyHZA5Iy0SpkfjiW-8J_400YjKccwUoZpSKvRwMbN23YbeN4HQ4lWwJ_wTtOhY5gmibE0I/s640/ShelbyGT500+%252813%2529.jpg)
"Carroll Shelby estava sempre trabalhando no próximo carro mais rápido que levaria a sua assinatura. Acho que ele adoraria esse Mustang mais do que qualquer outro", comenta Jim Farley, presidente de mercados globais da Ford.
O novo Shelby GT500 chega ao mercado norte-americano no segundo semestre, juntando-se ao Shelby GT350 para atuar em diferentes segmentos (o 350 possui câmbio manual de 6 marchas e potência de 533 cavalos). O GT500 estreia o câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.
O motor 5.2 Supercharged de liga de alumínio é montado à mão. Para manter o ar de admissão mais frio e obter um centro de gravidade mais baixo, a equipe inverteu um compressor de 2,65 litros com intercooler ar-líquido, instalado no vão do motor V8. Como no Shelby GT350, seu bloco de liga de alumínio tem camisas de cilindro de peso reduzido e cabeçote de alumínio de alto fluxo, além de bielas forjadas maiores, sistema de lubrificação e dutos de resfriamento aprimorados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGngA0ByhUkZXqp0v6BUOX85_Fj2APzC_Ynkq4JxTuNm1DgqfDspHQg5QHWp6BeddelVsh3Xp8c8QdxbjjP9Ws96M2jF8KQQym0sabA7tOV7snb22EujAekK4H-CzGbhHT_b1s81yVtRs/s640/ShelbyGT500+%25281%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGngA0ByhUkZXqp0v6BUOX85_Fj2APzC_Ynkq4JxTuNm1DgqfDspHQg5QHWp6BeddelVsh3Xp8c8QdxbjjP9Ws96M2jF8KQQym0sabA7tOV7snb22EujAekK4H-CzGbhHT_b1s81yVtRs/s640/ShelbyGT500+%25281%2529.jpg)
A transmissão de dupla embreagem TREMEC faz mudanças de marcha em menos de 100 milissegundos e é projetada para operar com vários modos de direção, incluindo normal, chuva, esporte, arrancada e pista, além de trazer recursos como o bloqueio das rodas dianteiras para aquecimento dos pneus traseiros (line-lock) e controle de arrancada por meio do sistema Track Apps. Outro detalhe interessante é a manopla giratória da posição do câmbio, como no Fusion.
O Shelby GT500 traz pneus Michelin, freios Brembo, geometria de suspensão revisada, direção com assistência eletrônica e molas helicoidais dianteiras e traseiras de baixo peso, além de suspensão ativa MagneRide - tudo para garantir uma maior capacidade de aceleração lateral.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3g8Pkd2y4Gd0N1qUb0lAB5QFW0ydI10bxNqU741EuKhgBVjbH96uP0mFNzWp0Ga2W0Ua_B5oPXVKAp1fl-Mxg5iXQN8SqU3R2CAfjO4O3qFUAFNc6QzNFwvWXVifsI-QCyBzTH3JuHeM/s640/ShelbyGT500+%25288%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3g8Pkd2y4Gd0N1qUb0lAB5QFW0ydI10bxNqU741EuKhgBVjbH96uP0mFNzWp0Ga2W0Ua_B5oPXVKAp1fl-Mxg5iXQN8SqU3R2CAfjO4O3qFUAFNc6QzNFwvWXVifsI-QCyBzTH3JuHeM/s640/ShelbyGT500+%25288%2529.jpg)
São usados dois tipos de pneus Michelin, com compostos e bandas de rodagem diferenciados: Pilot Sport 4S, personalizados da Ford Performance, e Pilot Sport Cup 2. O cupê traz discos duplos de freio de 420 milímetros, com pinças Brembo maiores e mais rígidas, de seis pistões. Com área de varredura 20% maior que a do Shelby GT350, esses freios têm mais de 30% de massa térmica adicional nas rodas dianteiras.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLVUZS05XkHcTqzCAQKA9jehNYOUQJbBMwB_p7kF2BH1c04HrnbuwfBBTRkf9PmCI8U_r7nIILpOXx5UWsH3UCyjgwIANqAbDPVG8U8ON5hioEt7Q93cnFC-B14L9hbaznOLvc94c4INs/s640/ShelbyGT500+%25289%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLVUZS05XkHcTqzCAQKA9jehNYOUQJbBMwB_p7kF2BH1c04HrnbuwfBBTRkf9PmCI8U_r7nIILpOXx5UWsH3UCyjgwIANqAbDPVG8U8ON5hioEt7Q93cnFC-B14L9hbaznOLvc94c4INs/s640/ShelbyGT500+%25289%2529.jpg)
O novo Shelby GT500 conta com dois pacotes de opcionais voltados à performance. O “Handling Package” inclui suportes ajustáveis de montagem dos amortecedores e spoiler com aba “Gurney”. Há também o “Carbon Fiber Track Package”, com rodas de fibra de carbono aparente de 20 polegadas, rodas traseiras meia polegada mais largas (11,5 polegadas), pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 personalizados, aerofólio ajustável GT4 e divisor de fibra de carbono aparente. O banco traseiro é eliminado para reduzir peso.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFCpi01jIvBhJm-g0P2-rKmMnGdbSTIX0v5ruw1yh4R3FG44Y8dH45rH9_pIqD94xPM7jLzDIRNMgak7h1-bc3sJRPSS0UTVqJVMsPxAyZLwyGpRhMKm9Fz-UPXsSSDpE98oeYoOTNT1s/s640/ShelbyGT500+%252811%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFCpi01jIvBhJm-g0P2-rKmMnGdbSTIX0v5ruw1yh4R3FG44Y8dH45rH9_pIqD94xPM7jLzDIRNMgak7h1-bc3sJRPSS0UTVqJVMsPxAyZLwyGpRhMKm9Fz-UPXsSSDpE98oeYoOTNT1s/s640/ShelbyGT500+%252811%2529.jpg)
O desenho do para-choque permite um fluxo de ar de resfriamento 50% maior que o do Shelby GT350. A equipe da Ford Performance utilizou o centro técnico da marca na Carolina do Norte e o seu túnel de vento para otimizar a aerodinâmica do Shelby GT500.
O cockpit do Shelby GT500 traz alguns diferenciais em relação ao modelo GT Premium vendido no Brasil, como os apliques de fibra de carbono no painel e inserções de camurça "Dark Slate Miko" com costuras aparentes. Os bancos tipo concha Recaro trazem apoio lateral mais firme e duas aberturas, prevendo a instalação de um cinto de 4 pontos, por exemplo. Opcionalmente estão disponíveis os bancos com ajuste elétrico e apliques de camurça Miko.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinZ9lAYqTKawEw_8-szT6xkq75AsM3PBMuJJVx8_Qgqn9Z3jGR6_UQJmq_UTAAp58EztZf4vpQx1czCH79DNZ1Hm01I6qCMV_3NS12ewDDhidfOVd4sPHT-Eb5Do4pEtxmmjyXfFyo3tA/s640/ShelbyGT500+%25282%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinZ9lAYqTKawEw_8-szT6xkq75AsM3PBMuJJVx8_Qgqn9Z3jGR6_UQJmq_UTAAp58EztZf4vpQx1czCH79DNZ1Hm01I6qCMV_3NS12ewDDhidfOVd4sPHT-Eb5Do4pEtxmmjyXfFyo3tA/s640/ShelbyGT500+%25282%2529.jpg)
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).