Ford finalmente revela o novo Mustang Shelby GT500



Após um hiato de cinco anos, o Ford Mustang Shelby GT500 retorna em grande estilo, agora baseado na sexta geração do pony-car. Sua potência será de "mais de 700 cavalos", embora a marca esteja guardando os números exatos de força e performance para mais próximo da chegada do modelo às concessionárias norte-americanas - e também jogar água no chope de rivais como Chevrolet Camaro ZL1 e Dodge Challenger Hellcat.



"Carroll Shelby estava sempre trabalhando no próximo carro mais rápido que levaria a sua assinatura. Acho que ele adoraria esse Mustang mais do que qualquer outro", comenta Jim Farley, presidente de mercados globais da Ford. 



O novo Shelby GT500 chega ao mercado norte-americano no segundo semestre, juntando-se ao Shelby GT350 para atuar em diferentes segmentos (o 350 possui câmbio manual de 6 marchas e potência de 533 cavalos). O GT500 estreia o câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.


O motor 5.2 Supercharged de liga de alumínio é montado à mão. Para manter o ar de admissão mais frio e obter um centro de gravidade mais baixo, a equipe inverteu um compressor de 2,65 litros com intercooler ar-líquido, instalado no vão do motor V8. Como no Shelby GT350, seu bloco de liga de alumínio tem camisas de cilindro de peso reduzido e cabeçote de alumínio de alto fluxo, além de bielas forjadas maiores, sistema de lubrificação e dutos de resfriamento aprimorados.



A transmissão de dupla embreagem TREMEC faz mudanças de marcha em menos de 100 milissegundos e é projetada para operar com vários modos de direção, incluindo normal, chuva, esporte, arrancada e pista, além de trazer recursos como o bloqueio das rodas dianteiras para aquecimento dos pneus traseiros (line-lock) e controle de arrancada por meio do sistema Track Apps. Outro detalhe interessante é a manopla giratória da posição do câmbio, como no Fusion.



O Shelby GT500 traz pneus Michelin, freios Brembo, geometria de suspensão revisada, direção com assistência eletrônica e molas helicoidais dianteiras e traseiras de baixo peso, além de suspensão ativa MagneRide - tudo para garantir uma maior capacidade de aceleração lateral.



São usados dois tipos de pneus Michelin, com compostos e bandas de rodagem diferenciados: Pilot Sport 4S, personalizados da Ford Performance, e Pilot Sport Cup 2. O cupê traz discos duplos de freio de 420 milímetros, com pinças Brembo maiores e mais rígidas, de seis pistões. Com área de varredura 20% maior que a do Shelby GT350, esses freios têm mais de 30% de massa térmica adicional nas rodas dianteiras.



O novo Shelby GT500 conta com dois pacotes de opcionais voltados à performance. O “Handling Package” inclui suportes ajustáveis de montagem dos amortecedores e spoiler com aba “Gurney”. Há também o “Carbon Fiber Track Package”, com rodas de fibra de carbono aparente de 20 polegadas, rodas traseiras meia polegada mais largas (11,5 polegadas), pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 personalizados, aerofólio ajustável GT4 e divisor de fibra de carbono aparente. O banco traseiro é eliminado para reduzir peso.


O desenho do para-choque permite um fluxo de ar de resfriamento 50% maior que o do Shelby GT350. A equipe da Ford Performance utilizou o centro técnico da marca na Carolina do Norte e o seu túnel de vento para otimizar a aerodinâmica do Shelby GT500. 



O cockpit do Shelby GT500 traz alguns diferenciais em relação ao modelo GT Premium vendido no Brasil, como os apliques de fibra de carbono no painel e inserções de camurça "Dark Slate Miko" com costuras aparentes. Os bancos tipo concha Recaro trazem apoio lateral mais firme e duas aberturas, prevendo a instalação de um cinto de 4 pontos, por exemplo. Opcionalmente estão disponíveis os bancos com ajuste elétrico e apliques de camurça Miko.



O novo Shelby GT500 tem quadro de instrumentos com tela colorida de 12 polegadas e sistema de som da B&O Play, opcional, com 12 alto-falantes. Já a central multimídia SYNC 3 traz tela touchscreen de 8 polegadas, rádio por satélite Sirius XM e serviço de conectividade FordPass Connect.



As novas cores do Shelby GT500 2020 incluem vermelho Hot, laranja Twister e prata Iconic, que também podem ser acompanhadas de listras que vão de para-choque a para-choque.

Comentários