Nissan Altima-te AWD: um sedã com... esteiras para neve??


A Nissan já equipou diversos de seus utilitários com esteiras para neve - mas um sedã é a primeira vez. A cobaia para este experimento é o novo Altima, agora batizado de "Altima-te AWD" (um trocadilho com a palavra ultimate). O modelo será apresentado no Salão de Montreal e, posteriormente, no Salão de Toronto; a linha 2019 do sedã já traz o sistema de tração AWD como item de série para o mercado do Canadá.


"Praticamente ausente do mercado de sedãs, queríamos dar destaque à configuração com tração nas quatro rodas deste modelo, pois normalmente as pessoas não têm ideia que um sedã pode oferecer o sistema AWD", comentou Joni Paiva, presidente da Nissan Canadá.


Assim como o Rogue Warrior, que estreou na edição de 2016 do Salão de Montreal, o Altima-te AWD foi modificado pela empresa Motorsports in Action na cidade de Quebec, utilizando o conjunto de lagartas Dominator do fabricante American Track Truck.


As lagartas possuem 1,22 metro de comprimento, 75 cm de altura e 38 cm de largura. O Altima-te AWD teve os para-lamas dianteiros e traseiros alargados, com para-barros de 18 cm de cada lado para acomodar as lagartas.


Para modificar os para-lamas, a equipe aplicou um processo complexo que envolveu a produção de um kit de carroceria mais largo feito sob medida, além da produção dos para-lamas com uso de espuma de alta densidade e resina epóxi. Só este processo totalizou 150 horas de trabalho. Já o projeto total levou 250 horas para ser concluído. Os para-barros reduzem a projeção da neve nas janelas.


Para que o Altima-te AWD fosse totalmente funcional, a altura em relação ao solo cresceu em 8 centímetros, o que por sua vez exigiu uma redução em 3 cm na altura das longarinas do chassi; já os componentes da suspensão foram elevados em 5 cm. A geometria da suspensão foi corrigida para compensar o desvio causado pela mudança na altura de condução.

Comentários