Renault investe R$ 1,1 bilhão no Brasil e promete 5 novos carros até meados de 2022


A Renault anuncia investimentos de R$ 1,1 bilhão no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, voltados para a renovação de modelos da marca e para a fabricação de um novo motor com turbocompressor. A marca promete que serão cinco novidades até a metade de 2022. O anúncio foi feito em Curitiba, no Palácio do Governo, com a presença do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e do presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo. Também serão lançados dois veículos elétricos no mesmo período.

Para a Renault o ano de 2020 foi marcado pelos impactos da pandemia, mas trouxe também algumas boas notícias, como o novo Duster, lançado em março (pouco antes das restrições de circulação e fechamento geral do comércio no Brasil). Outro acontecimento importante para o futuro foi a aprovação do acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos da grande Curitiba (SMC) e os funcionários, o que trouxe previsibilidade e flexibilidade, que são fundamentais para a aprovação deste ciclo de investimentos. O acordo tem duração de quatro anos (2020-2024).

“O mercado brasileiro continua sendo estratégico para o Grupo Renault. A aprovação de um novo ciclo de investimentos para futuros projetos depende da melhoria da competitividade. Fatores como a complexidade e alta carga tributária, os altos custos logísticos e de fabricação comprometem a competitividade para fabricar no país”, afirma Luiz Fernando Pedrucci, SVP para a América Latina. A marca aplica por aqui o plano estratégico mundial Renaulution, que prevê uma mudança da estratégia: ao inés de prezar simplesmente por grandes volumes de venda, a marca busca ingressar em veículos de maior valor agregado.


Entre as novidades da Renault que já circulam em testes estão o Captur reestilizado (que estreia o motor turbo, terá mudanças leves de estilo e aprimoramentos na parte interna) e o elétrico Zoe renovado, com alterações de design e painel totalmente redesenhado - será a primeira mudança no modelo desde que passou a ser vendido no Brasil em 2018. Outra novidade que deverá ser apresentada ainda em 2021 é o Kwid reestilizado, que terá visual exclusivo para o mercado brasileiro. 


Comentários