Toyota Etios deixa de ser vendido no Brasil em abril


A Toyota confirma que irá encerrar a comercialização do Etios no Brasil (tanto o hatch quanto o sedã) a partir de abril deste ano. Amais já foram, inclusive, removidos do portfólio de automóveis novos no site da marca. A produção do Etios permanecerá apenas para exportação, atendendo a países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.

Essa decisão foi tomada em função do lançamento do Corolla Cross, que será lançado em breve no mercado nacional, o que fará com que seja necessário um ajuste no volume de produção da fábrica de Sorocaba (SP). A Toyota espera que o público do Etios migre para o Yaris, também disponível nas carrocerias hatch e sedã.


A Toyota afirma que manterá normalmente os serviços para toda a gama Etios, como as revisões periódicas, em suas concessionárias em todo o Brasil. Desde 2012 até hoje, a Toyota produziu cerca de 620 mil unidades do Etios em Sorocaba, somando as carrocerias hatch e sedã. E desde 2013, quando o Etios começou a ser exportado, a Toyota comercializou mais de 180 mil unidades do compacto para os países da América Latina.


Com design controverso, o Etios chegou ao Brasil em setembro de 2012 nas versões X, XS e XLS. O hatch tinha opções de motor 1.3 ou 1.5, ambos de 16 válvulas, enquanto o sedã sempre foi fabricado com motor 1.5. Apesar das críticas ao visual e da simplicidade de seu acabamento, o bom espaço interno e a fama de inquebrável deram longa vida ao Etios em nosso mercado. Em 2013, foi lançado o Etios Cross e a marca promoveu as primeiras modificações de acabamento interno.

No ano de 2014, passou a ser a versão topo-de-linha Platinum. Já em 2016, foram feitas várias modificações: o criticado quadro de instrumentos passou a ser digital, o câmbio manual passou a ter 6 marchas, veio a opção do câmbio automático de 4 marchas e os motores 1.3 e 1.5 ganharam potência. As versões Platinum e Ready ganhavam nova frente, que foi incorporada a toda a linha Etios em 2017. As últimas mudanças vieram em 2018, quando foram eliminadas as versões topo-de-linha, os faróis e lanternas ganharam máscaras negras e toda a linha Etios passou a ter controles de tração e estabilidade, bem como o assistente de partida em ladeiras.

Comentários