Fiat revela teaser do Projeto 363, SUV que será revelado no BBB21

Este ano, o Big Brother Brasil 2021 será encerrado nesta terça-feira (04 de maio), e terá como finalistas a influenciadora digital Camilla de Lucas, o ator Fiuk e a advogada e maquiadora Juliette Freire. Mas para nós, que acompanhamos o mundo automotivo, a final do BBB21 será interessante para visualizar em primeira mão o novo SUV da Fiat, até agora conhecido somente como Progetto 363, um dos lançamentos mais importantes da marca para o ano de 2021. 

Antes da revelação, a Fiat revela os primeiros traços do 363 em um teaser. É possível ver que o modelo terá racks de teto espaçados da lataria (diferentemente do Argo Trekking, que possui as barras fixadas ao teto), além de retrovisores com formato mais horizontal, capô curto com vincos fortes, conjunto ótico desmembrado em dois níveis (na parte superior estão as luzes de condução diurna em LED) e grade superior com barras horizontais e o atual logo da Fiat acompanhado da "Fiat Flag" no canto inferior esquerdo.

O que já se sabe sobre o Fiat "Progetto 363":

  • O aventureiro será baseado na plataforma do Fiat Argo, e manterá alguns elementos estruturais do hatchback, inclusive o para-brisa, que possui uma leve curvatura na parte superior. Serão feitas modificações também nas laterais, que contam com para-lamas e vincos laterais mais volumosos. Na traseira, as lanternas atravessam a tampa do porta-malas, mas, diferentemente do que ocorre no Argo, a placa do veículo virá acomodada na tampa traseira, e não no para-choque de trás.
  • A versão completa do 363 terá rodas de liga leve de 5 raios e 4 parafusos, com face diamantada e detalhes na cor cinza. A versão básica terá calotas de seis raios vazados.
  • O volante conta com área central mais larga, lembrando um pouco o volante do Jeep Compass 2022. Mas os comandos de operação do computador de bordo e telefone serão semelhantes aos já existentes no Argo.
  • O quadro de instrumentos deverá ser exatamente o mesmo que estreou agora na Fiat Toro 2022, que traz dois marcadores em formato de barras nas pontas esquerda e direita (que exibem o nível de temperatura do motor e o nível de combustível, respectivamente), além de uma tela retangular de 7 polegadas ao centro, que exibe as informações de conta-giros, velocidade e de computador de bordo, podendo assumir variados layouts.
  • O Fiat 363 terá sistemas semi-autônomos para a detecção de obstáculos à frente, e o pacote deverá incluir o alerta de colisão frontal em conjunto com o recurso da frenagem automática de emergência.
  • Será o primeiro carro da Fiat no Brasil a ter o motor 1.0 GSE Turbo "T3", com injeção direta de combustível, bloco de alumínio e comando de válvulas variável (MultiAir III). Outra novidade aguardada é o câmbio automático continuamente variável (CVT). O rendimento do propulsor Turbo, no entanto, ainda é um mistério. Porém, o novo motor não estará em todas as versões do 363: haverá ao menos uma versão do modelo com o motor 1.3 Firefly de 101/109 cavalos que já equipa versões do Argo e da Strada.
  • O novo modelo terá a plataforma Fiat Connect Me, com internet Wi-Fi 4G a bordo do veículo, o que permite implementar uma série de funcionalidades de segurança e comodidade. É o caso das operações do veículo via aplicativo instalado no smartphone e até por smartwatch. Pelo celular, será possível acompanhar as informações de manutenção do veículo, travar/destravar as portas, acionar buzina e luzes, ligar o veículo à distância e receber alertas de condução, caso haja violação da velocidade máxima estabelecida ou do perímetro de rodagem com o carro. Também haverá o recurso de chamada de emergência, em caso de pane ou acidente, bem como recursos de segurança e proteção, úteis na recuperação veicular em caso de roubo ou furto. 
  • O novo sistema multimídia deverá ter uma tela maior que a do Argo (que é de 7 polegadas) e oferecer um novo layout com botões de atalho (para menu inicial, música, emergência, espelhamento de tela de celular, climatização e outras funções) na parte inferior da tela. 

Comentários