Toyota revela a (polêmica) quarta geração do Prius



Desenvolvido sobre a nova plataforma modular TNGA, o novo Toyota Prius ostenta visual ainda mais discutível, pensado mais no aumento da eficiência energética do que na harmonia das formas. O híbrido, que teve 3,5 milhões de unidades comercializadas desde o início de sua carreira em 1997, teve as dimensões de sua carroceria ampliadas em 6 centímetros no comprimento e 1,5 cm na largura; o novo modelo está 2 centímetros mais baixo que o Prius anterior, reduzindo ligeiramente o centro de gravidade. A rigidez torsional foi incrementada e a suspensão traseira passa a ser do tipo double-wishbone.



O ambiente interno também foi drasticamente redesenhado, embora mantenha o quadro digital de instrumentos ao centro do painel. Os comandos do câmbio e a parte central do painel foram reposicionados para melhorar a ergonomia. Entre os itens de segurança, destaque para o sistema pré-colisão que minimiza as consequências de um acidente, faróis altos adaptativos, controlador de velocidade automático e alerta em caso de mudança de faixa não-sinalizada.


Até 2018, o Prius também deverá ser montado no Brasil, tentando se valer dos benefícios para elétricos e híbridos, atuais (no Estado de São Paulo) e futuros. Os pormenores técnicos do novo Toyota serão revelados em breve, durante o Salão de Frankfurt.

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