Chevrolet lança Cruze 2016, com sistema OnStar


Enquanto a geração renovada do Chevrolet Cruze não chega, a montadora trata de aprimorar a linha 2016 dos modelos Sedan e Sport6, que passam a contar com o sistema OnStar em todas as versões. Este recurso está anexado ao retrovisor interno e possui diversas aplicações. Por meio de um botão, os ocupantes entram em contato com a central de atendimento que funciona 24 horas por dia e permite fazer consultas sobre diversos temas: previsão do tempo, placar do jogo de futebol, cotação do dólar... também é possível realizar reservas em restaurantes, salões de beleza e outros estabelecimentos, além de consultar pontos de interesse, conferir as condições de tráfego em tempo real, receber mensagem de alerta em dias de rodízio e solicitar o envio da rota de GPS para o endereço desejado.


Caso o Cruze se envolva em um acidente com acionamento dos airbags, uma mensagem automática com a localização do veículo é enviada ao Centro de Atendimento OnStar, que tentará contatar os ocupantes para entender a ocorrência e oferecer o suporte de terceiros mais adequado para aquela situação (ambulância, bombeiro, guincho, etc.). O resgate pode ser enviado mesmo que ninguém no veículo responda à chamada. Em situações de emergência, o atendimento na central de atendimento é priorizado; também é possível solicitar atendimento ao Chevrolet Road Service em caso de pane mecânica e elétrica, reboque ou auxílio para a troca de um pneu furado.


Sensores internos são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal à central que entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na operação de busca. É possível observar o deslocamento do carro roubado via satélite e enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor para facilitar a recuperação pela polícia. Caso o motorista queira ser monitorado durante viagens e passeios pela cidade ou na estrada, basta solicitar que um atendente faça o acompanhamento via satélite ao longo do trajeto. O Centro de Atendimento OnStar também pode indicar a uma pessoa cadastrada, por telefone, quando o automóvel chegar ao ponto de destino - recurso útil para pessoas que sentem-se mais tranquilas de saber que seus familiares chegaram com segurança ao destino.


O proprietário do Chevrolet equipado com OnStar pode usar seu smartphone com o aplicativo instalado para travar e destravar as portas, acender as luzes e buzinar 10 vezes (para encontrar o carro em um estacionamento), saber quando o veículo inicia uma nova movimentação, qual é a sua localização em tempo real e pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade determinado.


A Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação deve ser iniciado na concessionária; logo após, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação. Para funcionar, os serviços dependem de cobertura da rede celular e da disponibilidade de sinal de GPS.


Na linha 2016, o Cruze ganha as opções de cores Cinza Graphite (inaugurada na série homônima do Cobalt) e Bege Pepper Dust, ambas metálicas. O câmbio automático de seis marchas passa a ser item de série em todas as versões. Foram também incluídos novos acessórios, como suporte para tablet e dois tipos de cadeirinhas infantis compatíveis com o sistema ISOFIX.


A versão LTZ, completa, conta com comandos de abertura e fechamento dos vidros e partida à distância, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sistema multimídia MyLink com Bluetooth, GPS e comandos de voz em português; além de bancos, portas e painéis revestidos em material bicolor (Brownstone e Jet Black) com costura pespontada. Na versão LT, o Cruze vem equipado com controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), controlador da velocidade de cruzeiro, airbags frontais e laterais, volante com regulagem de altura e profundidade, freios ABS com assistência de frenagem de urgência, cinto de segurança de três pontos para os 5 ocupantes, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura, direção elétrica progressiva, computador de bordo e bancos com ajuste lombar.


Também estão disponíveis equipamentos como sensor de chuva e de luminosidade, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, airbags de cortina, retrovisor interno eletrocrômico, chave presencial para abertura das portas e ignição do motor por meio do botão Start/Stop no painel.


O motor permanece o 1.8 Ecotec Flex, que rende 144 cavalos com etanol e conta com cabeçote com duplo comando de válvulas continuamente variável, coletor de admissão variável e está aliada à transmissão automática adaptativa de seis velocidades, capaz de realizar reduções duplas e triplas quase que instantaneamente e ter as trocas feitas de forma manual. No Brasil, desde o lançamento do Cruze (em setembro de 2011) mais de 160 mil unidades foram emplacadas, somando Sedan e Sport6.


Comentários