Renault apresenta Sandero GT Line 1.6 e R.S. 2.0



O Renault Sandero inicia o mês de setembro com duas novas versões esportivas, porém uma ousada apenas visualmente, enquanto a outra recebeu atenção especial da Renault Sport para otimizar performance, estabilidade e aerodinâmica. O modelo R.S. 2.0 é o mais ilustre, diferenciando-se externamente pelos para-choques esportivos, rodas aro 16'' ou 17'' (opcionais) pretas, altura em relação ao solo 2,6 cm menor, saídas duplas de escape, retrovisores pretos, lanternas do Stepway, spoilers laterais e emblemas na grade e na tampa do porta-malas.





O motor 2.0 16v aspirado (F4R, derivado do propulsor que equipa o Fluence) rende 145/150 cavalos a 5750 rpm e 20,2/20,9 kgfm de torque a 4000 rpm (com gasolina/etanol, nesta ordem). O câmbio manual possui 6 marchas de relações curtas, o motor entrega uma ótima performance, que é intensificada pelo peso de apenas,e a relação peso/potência é de 7,74 quilos por cavalo (o R.S. pesa 1161 kg).


Os números de desempenho são animadores: aceleração de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos, velocidade máxima de 202 km/h e aceleração de 0 a 1000 metros em 29,4 segundos. Com diâmetro das saídas de escape meio milímetro mais largas, além do novo silenciador, o ronco do motor 2.0 ficou mais encorpado.



O Sandero também conta com o R.S. Drive, que altera os modos de condução por meio de um botão abaixo dos comandos de ar-condicionado. No modo Standard, o controle de estabilidade (ESP) fica ligado e o indicador de trocas de marchas prioriza a redução no consumo de combustível. Alternando para o modo Sport, o acelerador fica com respostas mais rápidas, o ronco do motor se torna mais esportivo, a desaceleração fica mais lenta, a marcha-lenta é aumentada para 950 rpm e o alerta da troca de marcha passa a ser sonoro. Mas é apertando por mais alguns segundos que é habilitado o modo Sport+, que desativa os controles de estabilidade e tração.



No interior, os diferenciais são: bancos dianteiros com abas laterais mais pronunciadas e faixas brancas/vermelhas, volante (com diâmetro 1 centímetro menor) e apoios de cabeça com o logotipo R.S., pedaleiras e descansa-pé de alumínio, costuras vermelhas e saídas de ar, as maçanetas e os mostradores do painel têm moldura na cor Dark Metal, além de velocímetro com novas agulhas e grafismos.



As barras estabilizadoras frontais estão 17% mais rígidas e o eixo traseiro ganhou 65% de rigidez em comparação com o Sandero Dynamique. As novas molas são mais firmes (aumento de 92% na frente e 10% atrás) e vêm acompanhadas de amortecedores hidráulicos com batentes em poliuretano, que absorvem as irregularidades da pista de forma progressiva. O ângulo de inclinação da carroceria a 1º/g de aceleração centrífuga foi reduzido em um terço, atingindo 3.8°/g, comparado aos 5.6°/g do Sandero normal.



No R.S., o freio traz curso curto e pedal que oferece sensações progressivas. É o primeiro Sandero com freios a disco nas quatro rodas, medindo 280 mm na frente (22 mm adicionais em relação ao Sandero Dynamique) e 240 mm na traseira. Também é o primeiro a trazer assistente de partida em subidas (HSA, acionado em inclinações superiores a 3 graus, além dos controles eletrônicos de estabilidade (ESP), de tração (ASR) e da direção eletro-hidráulica, que atu de acordo com a velocidade.


De série, o Sandero R.S. conta com rodas aro 16'' Pit Lane, luzes diurnas de LEDs, ar-condicionado automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros, banco do motorista com regulagem de altura, controlador e limitador de velocidade e sistema Media NAV Evolution, que inclui GPS, Bluetooth, web rádio, conectividade com aplicativos (Aha, que acessa Facebook e Twitter; TripAdvisor, que informa sobre hotéis; SIRI para iPhone, Yelp, que dá dicas de opções de restaurante, e Custom Weather, com informações climáticas), Traffic Message Channel (transmite informações de trânsito em tempo real), som com 4 alto-falantes e tela touchscreen de 7 polegadas. Como opcional, as rodas aro 17'' saem por 1000 reais adicionais. Estão disponíveis quatro cores para a carroceria: Branco Niege, Prata Etoile, Preto Nacre e Vermelho Vivo.


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Já o Sandero GT Line é esportivo apenas no visual, como seus predecessores. Esta versão conta com rodas aro 16'' assemelhadas ao R.S., para-choques redesenhados, aerofólio, saias laterais e detalhes na cor "Dark Metal", como o "difusor" traseiro, as molduras dos faróis de neblina e os retrovisores.


O interior traz bancos com revestimento que lembra fibra de carbono e bordados com o logotipo da bandeira da Renault Sport nos apoios de cabeça, além de volante revestido de couro com detalhe preto- GT Line, e de detalhes na cor azul (nas costuras dos banco, volante e manopla do câmbio, além dos aros da saída de ar e do velocímetro).



O motor 1.6 8v Hi-Power é o mesmo dos outros Sandero, gerando 98/106 cavalos e 14,5/15,5 kgfm de torque, com 85% desta força disponível a partir de 1500 rpm. Assim, o GT Line acelera de 0 a 100 km/h em 11/11,2 segundos e chega à velocidade máxima de 177/179 km/h.



O Sandero GT Line será vendido por R$ 48 990, trazendo uma lista de itens semelhante ao Dynamique: ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos, travamento das portas a partir de 6 km/h, direção hidráulica, rodas de liga leve aro 16'' e Media NAV Evolution, com rádio, Bluetooth, GPS, temperatura externa, Eco-Coaching e Eco-Scoring. As cores disponíveis serão: Branco Glacier, Prata Etoile e Preto Nacré.


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