Volkswagen Tiguan passa por remodelação total


Desde seu lançamento há exatamente oito anos, o Volkswagen Tiguan não passava por uma renovação tão abrangente. Foram mais de 2,6 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo; agora, a nova geração, construída sobre a arquitetura modular MQB, é apresentada em três vertentes: Off Road (a unidade vermelha nas imagens), R-Line (Branca) e GTE Concept (azul). O peso da carroceria diminuiu em 50 quilos, mas as dimensões foram ampliadas: o comprimento cresceu 6 centímetros, a distância entre-eixos aumentou 7,7 cm, e o porta-malas passou a 615 litros de capacidade, ampliável para 1655 litros com o rebatimento do banco de trás. E os mercados da China e Estados Unidos ainda contarão com uma versão "XL", de maior distância entre-eixos, no segundo trimestre de 2017.



A versão GTE, por enquanto conceitual, é plug-in híbrida: combina o motor 1.4 TSI de 156 cavalos - turbinado, com injeção direta de combustível, start/stop e regeneração de energia - com a bateria de íon-lítio de 13 kWh, além de um painel solar no teto, entregando ao todo 218 cv. Capaz de andar 50 quilômetros sem usar gasolina, o GTE possui câmbio DSG de dupla embreagem e um modo boost, que ativa as duas formas de propulsão, fazendo o modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e alcançando 200 km/h. 




O modelo de proposta esportiva, o R-Line, traz diferenciais estéticos como rodas aro 19'' "Sebring" ou 20'' "Suzuka", detalhes externos na cor da carroceria, para-choques com molduras na cor preto-brilhante, bancos de couro Vienna opcionais, costuras cinzas, pedais de alumínio e soleiras das portas opcionalmente iluminadas.


Internamente, o principal destaque está no quadro de instrumentos digital, à moda do Passat. As linhas do painel, mais angulosas, em nada lembram o Tiguan anterior; na versão topo-de-linha Highline, há o controlador de velocidade adaptativo de série, que nas versões com o câmbio DSG, ainda trazem a função de frear e voltar a andar, em trajetos urbanos. Há ainda o Pre-crash system (pré-tensiona os cintos dianteiros e fecha as janelas e teto solar caso detecte a iminência de um acidente), Emergency Assist (caso o motorista não reaja em uma colisão iminente à frente, os freios são automaticamente acionados), Area View (visão de 360 graus com o auxílio de quatro câmeras), Side Assist (monitor de pontos cegos) e o seletor 4Motion Active Control próximo à alavanca de câmbio, com os modos Onroad, Snow, Offroad (automático) e Offorad Individual (permite ajustar manualmente alguns parâmetros para o uso fora-de-estrada).



O Tiguan terá quatro opções de motorização TDI (movidas a diesel), com 115, 150, 190 ou 2.0 de 240 cavalos, e outras quatro TSI a gasolina, que oferecem 125, 150, 180 ou 220 cavalos (2.0). Apesar de algumas versões terem ganho potência, a VW assegura que, em média, o consumo de combustível está 10% inferior.



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