Peugeot revela o pequeno e elétrico conceito Fractal


Ele pode assumir a condição de um conversível para passeios a céu aberto ou de um compacto para uso urbano: o Peugeot Fractal tem dimensões enxutas (3,81 metros de comprimento por 1,77 m de largura), mas o estilo futurista, com impressão de movimento, dá vivacidade ao conceito; as rodas aro 19'' "Tall&Narrow" foram posicionadas nas extremidades da carroceria, a apenas 52 centímetros do fim dos para-choques; já o esquema bicolor e contrastante de cores entre as partes da carroceria já era ousadia conhecida de outros conceitos da montadora francesa. A altura em relação ao solo é de mínimos 7 centímetros, mas o vão-livre pode ser ajustado para 11 cm, facilitando a transposição de obstáculos.


Sua bateria de íon-lítio (40 kWh) central que movimenta os eixos frontal e traseiro rendem 75 kW cada (equivalentes a 204 horsepower) e garantem autonomia de 450 quilômetros. Para sua carroceria pequena e leve (apenas 1000 quilos), rende bom desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e 0 a 1000 metros em 28,8 s.


Sem o advento da impressão em três dimensões, não seria possível conceber o interior do Fractal. Em parceria com o DJ brasileiro Amon Tobin (lembra da música Mighty Micro People, do Need For Speed Undercover?), incluindo a unidade de pesquisa da PSA StelLab e a empresa especializada em eletroacústica Focal, desenvolveu-se o inovador sistema de som 9.1.2, com 13 alto-falantes (incluindo graves táteis [!] atrás de cada um dos bancos). Para tornar o ambiente interno tão agradável quanto o sistema de áudio, foi adotada uma tela de 12,3 polegadas assumindo a função do i-Cockpit que conhecemos dos Peugeot 208 e 2008, monitor AMOLED de 7,7 polegadas ao alcance do motorista, detalhes em cobre que remetem aos condutores de som e revestimentos em couro branco que dão sensação de amplitude interna.

Comentários