Audi mostra o SUV e-tron quattro concept


Investindo cada vez mais nos modelos elétricos, a Audi revela no Salão de Frankfurt (Alemanha) o carro-conceito e-tron quattro, um utilitário (bem) esportivo de propulsão puramente elétrica - e que, assegura a montadora, estará à venda já no início de 2018, certamente com modificações em sua carroceria. Visualmente, destaca-se a cor azul, que é na verdade verde ("electric green"), a iluminação que combina lasers e LEDs orgânicos, além das fendas aerodinâmicas na carroceria (aerofólio traseiro, aberturas no capô e nos spoilers laterais, acima de 80 km/h, movimentam-se para diminuir a resistência da carroceria ao ar, chegando ao Cx de 0,25). O conceito possui 4,88 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,54 metro de altura.


O e-tron quattro concept conta com três motores elétricos, um deles movimentando o eixo dianteiro, e outros dois impulsionando o eixo de trás. Rendem juntos 320 kW, mas a força pode, com o boost, chegar momentaneamente a 370 kW (equivalentes a 503 cavalos) e mais de 81 kgfm de torque (!), e que leva o SUV de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, com a velocidade máxima limitada eletronicamente a 210 km/h. As baterias, de 95 kWh, proporcionam autonomia de mais de 500 quilômetros; plugando o modelo em um carregador de 150 kW, a bateria é recarregada em apenas 50 minutos. Há ainda um projeto para o futuro de recarregar as baterias sem fios, por indução em uma vaga específica e com a ajuda dos painéis solares em seu teto.


Assim como os mais recentes projetos da Audi, o e-tron quattro é dotado do zFAS, que, através de radares, câmeras, scanner de lasers e sensores ultrassônicos, registra informações em tempo real do tráfego e ajusta os sistemas de assistência ao volante. O Virtual Cockpit, já presente em TT e A4, está no conceito em sua versão com displays curvados e compostos por LEDs orgânicos, que substituem a profusão de botões (inclusive os que regulam os faróis e o ar-condicionado). Destaque para o porta-malas de 615 litros, capacidade surpreendente para um automóvel elétrico.


Comentários