Jaguar apresenta seu primeiro SUV, o F-Pace


O primeiro SUV da Jaguar se espelhou nos traços elegantes do carro-conceito C-X17 e compartilha soluções inovadoras com F-Type, XE e XF: é o F-Pace, modelo que se aproveita também da expertise da marca-irmã Land Rover na construção de utilitários esportivos. No Brasil, o modelo chega na metade do ano de 2016, com opções de motor diesel ou gasolina - e com preços que partem de R$ 300 mil.


As linhas do F-Pace não negam a linhagem Jaguar, com a frente semelhante ao XF, e formato dos vidros laterais, saída de ar nos para-lamas, lanternas e tampa traseira que lembram o esportivo F-Type Coupé. De frente, sobressaem-se as largas entradas de ar, os faróis com iluminação diurna de LED e os vincos no capô. Rodas que vão do aro 18'' ao 22'' completam o design. O modelo possui 4,73 metros de comprimento, sendo 2,87 m destinados à distância entre-eixos, e cerca de 80% da estrutura de sua carroceria contém alumínio.


O F-Pace será oferecido na edição limitada First Edition, que estará disponível apenas no primeiro ano de produção. Trazendo o motor 3.0 V6 Superchaged a gasolina, este modelo terá duas pinturas metálicas exclusivas (Caesium Blue e Halcyon Gold), tonalidades aplicadas ao conceito C-X17 nos Salões de Frankfurt (Alemanha) e Guangzhou (China), além das cores Rhodium Silver e Ultimate Black. Outros diferenciais são: rodas aro 22'' Double Helix, Adaptive Dynamics, faróis de LED, entradas de ar com detalhes em preto-brilhante, teto elétrico panorâmico e acabamento dos bancos, portas, painel e volante de couro Premium Windsor (cor Light Oyster) com costura dupla e padrão quadriculado texturizado.




A Jaguar assegura que o espaço traseiro para pernas é o maior do segmento, e o porta-malas abriga 650 litros. 



No Brasil, o F-Pace terá à disposição uma opção de motor a diesel (2.0, com 180 cavalos) e outros dois movidos a gasolina, ambos 3.0 V6, sendo uma opção com 340 cavalos e outra de 380 cv - este último leva o modelo de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. O câmbio para todas as versões é o ZF automático de 8 marchas.


De série, o F-Pace traz o sistema multimídia InControl Touch com tela de oito polegadas sensível ao toque com interface intuitiva e monitor com melhor resolução. Há também o InControl Touch Pro, que inclui sistema de navegação com cartão SD para informações de rotas e mapas em 2D ou 3D, além de processador quad-core, disco rígido de 60 GB, link de internet móvel, tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência.



A parte frontal foi desenvolvida para, num impacto com pedestre, deformar de maneira controlada, assegurando que a energia do impacto seja absorvida progressivamente. A grande folga entre a superfície do capô e o motor garante mais espaço para a absorção da energia do impacto e também evita o contato do corpo com partes mais rígidas do motor. A estrutura do capô é mais fina – o que também ajuda na economia de peso.



A suspensão frontal é do tipo double-wishbone, também aplicada no F-Type, e a traseira é do tipo Integral Link (que separa a rigidez longitudinal, com molas e amortecedores dispostos separadamente) e a direção é eletricamente assistida. O SUV também traz a Vetorização de Torque, que identifica situações de instabilidade nas curvas e distribui força de frenagem e torque às rodas conforme a situação. Há também o Adaptive Dynamics, que monitora o movimento do veículo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, proporcionando amortecimento contínuo em diversas condições, e o Configurable Dynamics, que permite ao motorista selecionar manualmente o modo dinâmico ou normal de direção.


Dotado de tração integral, o F-Pace em condições normais de direção conta com torque 100% distribuído para o eixo traseiro, podendo chegar à distribuição 50/50 dependendo das situações de terreno através do Intelligent Driveline Dynamics. Esse processo de transferência de torque leva menos de 165 milisegundos. Outra tecnologia é o All Surface Progress Control (ASPC), onde o motorista precisa se preocupar apenas em controlar o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, já que o sistema controla o acelerador e o freio, entre velocidades de 3,6 km/h e 30 km/h.


O F-Pace também traz Head-up Display, que projeta informações no para-brisa para que o motorista mantenha a atenção no seu percurso, além de controle de cruzeiro adaptativo, monitor de pontos cegos e assistente de estacionamento com monitoramento 360º do entorno do veículo.



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