Nissan Kicks 2022, reestilizado e mais equipado, é revelado ao Brasil


Atual carro-chefe da Nissan do Brasil, o Kicks foi apresentado em primeira mão para nosso País antes de ganhar o mundo. A estratégia foi bastante ousada: o modelo foi apresentado como carro-conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014 e, em 2016, ele foi escolhido como o carro das Olimpíadas do Rio. De início, o SUV chegou a ser produzido no México somente para exportação para o Brasil. Depois, o Kicks ganhou a América Latina, a América do Norte, a Ásia...

Agora, chegou a hora de nós, brasileiros, conhecermos como é o Kicks modelo 2022, que chega às concessionárias no começo da segunda quinzena de março. O lançamento foi feito de forma online e mereceu até a criação de uma música para o carro, de autoria de Bruno Martini. A Nissan fez um investimento na ordem de R$ 100 milhões na fábrica de Resende (RJ) para viabilizar a produção do SUV reestilizado.

As evoluções do Kicks são bem perceptíveis em seu visual. O modelo passa a ter faróis de formato mais delgado, que possuem luzes diurnas de LED em todas as versões com câmbio automático e são de full LED na versão topo-de-linha, inclusive nas luzes de neblina. São quatro versões, que passam a seguir as nomenclaturas do novo Versa: Sense manual, Sense automática, Advance automática e Exclusive automática. Voltando ao estilo do Kicks 2022, na frente se destaca a grade ampliada "Double V-Motion", acompanhada do para-choque redesenhado. 

Lateralmente, a novidade está no estilo das rodas de 17 polegadas que equipam as versões Advance e Exclusive. Atrás, as luzes de posição e de freio são de LED em todas as versões, e possuem prolongamentos que as unem visualmente. Já o para-choque passa a ter maior área pintada, para dar a impressão de que ele possui maior volume. Outro detalhe interessante é que todas as versões passam a ter antena de teto ao estilo "barbatana de tubarão".

Internamente, uma das principais novidades é o sistema multimídia com tela maior, de 8 polegadas, nas versões Advance e Exclusive, compatível com Android Auto e Apple CarPlay com assistência de voz para ler mensagens, além de aplicativos de streaming de áudio. Também é possível conectar simultaneamente dois aparelhos via Bluetooth. Há ainda duas entradas USB, sendo uma delas do tipo C. 

Além disso, a versão topo de linha possui de série o interessante sistema de som Bose, que inclui dois alto-falantes UltraNearfield™ de 2,5 polegadas embutidos no apoio de cabeça do motorista. São seis alto-falantes, dois tweeters e um amplificador digital. O direcionamento do som pode ser controlado na tela do sistema multimídia. 

A segurança do Kicks foi aprimorada: na versão mais completa, ele passa a vir com alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa involuntária (sem uso da seta), monitoramento de veículos em pontos cegos e comutação automática dos faróis altos, itens que somam às câmeras de visão em 360 graus e ao controle dinâmico de chassi, que incorpora o estabilizador de carroceria, o controle em curvas e o controle de freio-motor. Além disso, 6 airbags e alerta do não-uso do cinto de segurança pelos passageiros dianteiros e traseiros passam a ser itens de série em todas as versões.

Todas as versões possuem seis as cores externas disponíveis para o Kicks 2022: Branco Diamond, Vermelho Malbec, Azul Elétrico, Prata Classic, Cinza Grafite e Preto Premium. Para a versão Exclusive, é possível optar pelas combinações de dois tons: Branco com teto preto, Vermelho com teto preto e Azul com teto preto.

Além disso, todas as versões permanecem com o motor 1.6 HR16DE de 16 válvulas e 4 cilindros, com controle de abertura de válvulas continuamente variável, mantém o rendimento de 114 cavalos e 15,5 kgfm de torque a 4000 rpm, que possui calibração diferente da do Versa. Foram mantidas, também, as opções de câmbio manual de 5 marchas (para a versão Sense) ou o automático continuamente variável XTronic CVT com D-Step (simulação de 6 marchas) e modo Sport. 

Foram introduzidas, ainda, melhorias como o para-brisa com tratamento acústico (que reduz em até 35% os ruídos), novos pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção, aumentando a firmeza dos conjuntos de suspensão e proporcionando respostas mais diretas do volante, bem como novos pneus Bridgestone com maior coeficiente de atrito, visando melhorar a aderência e reduzir o espaço de frenagem do veículo.

Saiba agora o conteúdo de cada versão do Kicks 2022:

1.6 Sense Manual - R$ 90.390

Sim, o Kicks continua a ter disponível a opção da transmissão manual, de 5 marchas. Este modelo mantém as rodas de aço de 16 polegadas com calotas, herança da versão S manual. 

A lista de equipamentos para esta versão inclui: acendimento automático dos faróis, 6 airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), alerta no caso de cintos não-afivelados (dianteiros e traseiros), lanternas com LEDs, bancos dianteiros Zero Gravity, comandos de som e telefone no volante, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em ladeiras, volante com ajuste de altura e profundidade, espelhos nos para-sóis, iluminação no porta-malas, vidros elétricos nas quatro portas (com função um-toque para baixo, somente na janela do motorista), maçanetas internas cromadas, limpadores com função intermitente variável, faróis com função Follow me Home (permanecem acesos segundos após o desligamento do veículo), retrovisores externos elétricos, direção elétrica, ar-condicionado, alarme perimétrico, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas (com rádio, Bluetooth, 4 alto-falantes e espelhamento de tela de celulares através do Android Auto e Apple CarPlay), fixações ISOFIX para cadeirinhas infantis e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência em frenagem de pânico (Brake Assist).

1.6 Sense Automática - R$ 98.390

Esta versão substitui a opção S automática e herda suas rodas de liga leve de 16 polegadas junto com os pneus 205/60. Além do câmbio CVT com modo Sport e função D-Step, esta versão também possui luzes diurnas de LED, controlador de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.


1.6 Advance Automática - R$ 106.390

Esta versão substitui a SV CVT e vem com quadro de instrumentos com tela colorida e multifuncional de 7 polegadas com operação do computador de bordo no volante, chave presencial I-Key com partida do motor por botão e fechamento dos vidros associado ao travamento das portas, luzes de seta embutidas nos retrovisores, espelho interno anti-ofuscante, vidros elétricos com função um-toque e recurso anti-esmagamento, volante revestido em couro, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 205/55 e sistema multimídia com tela de 8 polegadas com duas entradas USB (uma tipo A, outra tipo C). Opcionalmente, é possível incluir o Pack Plus, que adiciona o revestimento dos bancos em couro sintético.


1.6 Exclusive Automática - R$ 116.390

A versão topo-de-linha traz: sistema de som Bose com dois alto-falantes UltraNearfield de 2,5 polegadas com amplitude regulável embutidos no encosto de cabeça do banco do motorista (são 8 alto-falantes ao todo), câmeras de visão em 360 graus, revestimentos em couro sintético, apoio de braço dianteiro, retrovisores externos com rebatimento elétrico, faróis (principais e de neblina) em Full LED, ar-condicionado automático digital, controle de chassi, detector de objetos em movimento e maçanetas externas cromadas.

Nesta versão é possível adicionar como opcional o Pacote Tech, que inclui faróis altos automáticos, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa não-sinalizada, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitoramento de veículos em pontos cegos.

Além disso, na versão Exclusive o interior pode ser totalmente preto, Macchiato (marrom; só pode ser escolhida quando a carroceria é preta, branca ou branca com teto preto) e cinza com preto (somente em exemplares com cor externa azul, ou azul com teto preto).

Será possível personalizar o Kicks 2022 com mais de 30 acessórios, sendo seis novos: carregador de celular por indução, sensor de estacionamento dianteiro, soleira de portas, friso cromado da régua do porta-malas, espelhos com função tilt down (apontam para baixo quando a ré é engatada) e tapetes bandeja (para o assoalho, revestindo inclusive a elevação do túnel central traseiro).

A Nissan confirmou que a estratégia de disponibilização do Kicks 2022 para o público de pessoas com deficiência (PCD) não será mais de uma versão específica, como era o caso do modelo Active. Agora, será disponibilizado somente o desconto de IPI e um desconto (chamado "incentivo") da montadora. Como o valor do modelo ficará acima do teto dos R$ 70 mil, não haverá possibilidade de isenção de ICMS.

A marca disponibilizou a partir de hoje em sua loja virtual (loja.nissan.com.br) um lote limitado a 300 unidades, em todas as versões, com pacote de benefícios para os primeiros compradores, que terão direito ao Nissan Protect Plus, (pacote em que estão inclusas as 3 primeiras revisões e 1 ano adicional da assistência 24 horas Nissan Way Assistance), ao pacote "Todo Lugar" sem custos por 12 meses do sistema Sem Parar, a um ano grátis do serviço de streaming de músicas Deezer no pacote "Família", que permite a inclusão de até 6 usuários, e a 120 dias de carência para pagar a primeira parcela do financiamento pelo Itaú. Quem for cliente deste banco poderá contratar o seguro com até 20% de desconto pelas seguradoras Porto Seguro ou Azul.

A Nissan respondeu a diversas perguntas dos jornalistas especializados. Diferentemente de outras assessorias de imprensa, que evitam assuntos, a marca respondeu muito bem diversos questionamentos. Foi respondida, por exemplo, a dúvida sobre a expectativa de vendas para o Kicks 2022. A marca pretende comercializar 50 mil unidades nos próximos 12 meses, com mix de vendas similar ao anterior: a versão Sense deve responder por cerca de 20% das vendas, enquanto a Advance ficará com cerca de 40% dos emplacamentos, e a Exclusive, com os outros 40%.

Dado como certo para o Brasil anteriormente, o conjunto motriz e-Power (composto por um motor a combustão que gera energia para alimentar o conjunto elétrico do veículo) ainda vai exigir estudos mais aprofundados para saber qual será a aderência do público no mercado brasileiro a este novo jeito de propulsão. O motor turbinado não foi visto como uma prioridade para a marca, que considera o motor 1.6 como uma opção durável, com baixo custo de manutenção e que atende bem aos anseios dos clientes.

O Auto REALIDADE perguntou se a Nissan tem planos de ampliar seu portfólio de SUVs, e a marca respondeu que estão estudando outros segmentos: a própria categoria de utilitários compactos cresceu significativamente desde o lançamento do Kicks até hoje. Sabemos que o Magnite é um dos carros que poderia ser comercializado aqui, mas a marca também sonda a faixa de mercado acima do Kicks, onde o líder de mercado atualmente é o Jeep Compass. 

Comentários