Fiat Argo, Cronos e Toro perdem opção do motor 1.8 16v E.torQ

A Fiat deixa de disponibilizar o motor 1.8 16 válvulas E.torQ em seus automóveis no Brasil. Este propulsor ainda estava presente nas versões Trekking e HGT do Argo 2021, nas opções Precision e HGT do Cronos 2021, além da versão de entrada Endurance da Toro 2022. Assim, todas as versões mencionadas foram removidas do catálogo dos modelos. O 1.8 E.torQ também movia o Fiat Doblò, que teve sua produção encerrada, e versões do Jeep Renegade, que em breve passa a ter somente o motor 1.3 Turbo Flex T270.

O motor 1.8 E.torQ, produzido em Campo Largo (PR) pela FPT (Fiat Powertrain), substituiu o propulsor de mesma litragem que era fornecido pela General Motors desde 2002. O E.torQ estreou no Punto em junho de 2010, e rendia, com gasolina, 130 cavalos e 18,4 kgfm de torque, enquanto com etanol os números eram de 132 cv e 18,9 kgfm. Depois do hatch, outros modelos da Fiat passaram a ter o 1.8 E.torQ, como Linea, Bravo, Palio Weekend, Strada e Doblò. 

Em 2016, o propulsor passou por modificações e foi rebatizado E.torQ EVO. O utilitário Jeep Renegade e a picape Fiat Toro foram os primeiros modelos que passaram a contar com o VIS (Variable Intake System), coletor de admissão variável com uma válvula que pode se fechar ou abrir. Ao permanecer fechada, o ar era forçado a percorrer um caminho mais longo, em favor do torque; já nas rotações mais altas, esta válvula se abria, encurtando o caminho do ar até o motor, o que favorecia a potência. De quebra, o 1.8 passou a render 135 cavalos com gasolina e 139 cv com etanol, e o torque subiu para 18,8 kgfm com gasolina e 19,3 kgfm com etanol. Apesar das evoluções, o 1.8 16v E.torQ ficava devendo na entrega de desempenho (principalmente no Renegade e na Toro), e era um motor muito gastão para os padrões atuais, principalmente em percursos urbanos.

Com o fim do motor 1.8, o Argo 2022 passa a ter quatro versões: 1.0 manual, 1.0 Drive manual, 1.3 S-Design manual e 1.3 Trekking manual. O Cronos foi restrito a apenas duas versões, 1.3 manual e Drive 1.3 manual. Assim, o hatch e o sedã da Fiat deixam de ter opções com câmbio automático no mercado brasileiro. Já a Toro permanece com as versões Endurance Turbo Flex, Endurance Turbodiesel, Freedom Turbo Flex, Freedom Turbodiesel, Volcano Turbo Flex, Volcano Turbodiesel, Ranch Turbodiesel e Ultra Turbodiesel.

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