Hyundai encerra comercialização do HB20X no Brasil

A Hyundai Motor Brasil decidiu encerrar a comercialização do aventureiro HB20X no nosso País. O seu fim foi determinado pela decisão da marca de reduzir a fabricação do motor 1.6 16 válvulas "Gamma" para o nosso mercado, a fim de aumentar a capacidade de produção do propulsor 1.0 Turbo. As versões 1.6 do HB20 hatch e do HB20S saíram de linha no ano passado. Agora, apenas um modelo da Hyundai permanece em produção no Brasil com o motor 1.6: é o Creta Action, única versão da geração anterior do utilitário, que está convivendo pacificamente com a nova geração do modelo. A Hyundai, por meio de nota, afirma que o Creta Action 1.6 está atendendo às novas normativas de emissões estabelecidas pelo Proconve L7, em vigor a partir de 01º de janeiro de 2022, e, de acordo com a montadora, segue sendo vendido normalmente.

Apresentado ao Brasil pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012, o HB20X era considerado um modelo independente pela Hyundai, apesar de ser baseado no hatch HB20 convencional. O aventureiro começou a ser efetivamente vendido no Brasil em janeiro de 2013, com o motor 1.6 16 válvulas em todas as suas versões. Na época, era incomum que um aventureiro derivado de um hatch compacto fosse oferecido em mais de uma versão, e o HB20X possuía as versões Style (com câmbio manual ou automático) e Premium (sempre automático). A partir de outubro do mesmo ano, o modelo passou a dispor do sistema multimídia como opcional na versão Premium.

Na reestilização promovida em outubro de 2015, o X foi o único modelo da família HB20 que passou a ter assistência elétrica para a direção. Assim como as outras versões com motor 1.6, o câmbio ganhou seis marchas, seja na transmissão manual ou na automática. Em 2019, o HB20X mudou pela primeira vez de geração, assim como os demais modelos, mas justamente ele era o único que só trazia versões com o motor 1.6 16v. 

Comentários